28 de fev. de 2014

Papos de sexta: Carnaval para mim é assim, e o seu?


Quase todo dia pego táxi por causa do trabalho. Os caminhos que faço são cada vez mais engarrafados, e, é claro, já peguei todo tipo de motorista. Mas o de hoje rendeu a conversa abaixo. Entro no táxi com uma pasta e falando no celular, aviso a meu namorado que já está tudo ok com nossas reservas, que já confirmei tudo e desligo dizendo que quero que chegue logo sexta-feira. Ao desligar, em um trânsito caótico no Rio de Janeiro, o taxista abaixa o som e puxa conversa:
- Animada para o Carnaval?
Paro de mexer no celular e respondo um sim desanimado. Ele continua:
- Sei como é, na sua idade eu pulava e bebia muito, era solteiro e amava Carnaval, às vezes nem voltava para o trabalho na quarta de cinzas.
Sem ter muito o que dizer, sorrio. Ele continua:
- Você vai viajar, né? Vai para onde?
Respondo educadamente:
- Curitiba!
Ele vira para trás:
- Tá maluca, moça, vai para Curitiba fazer o que? Lá não tem blocos, a Apoteose é aqui, todo mundo querendo vir para cá e você saindo? Se ainda fosse na Bahia... mas Curitiba?
Respiro fundo:
- Pois é, eu amo ficar longe do Carnaval, não gosto de blocos, não bebo, também não sou fã de praia e acho que esse lugar é perfeito para o que eu preciso.
Ele vira de novo:
- Moça, com todo o respeito, mas o que você precisa é de uma boa dose de sol e você será outra pessoa. Nem parece que mora no Rio, branca assim.
Me dou o trabalho de responder:
- Mas eu não curto sol, gosto de sombra, de lugares mais frios, entende?
Ele balança a cabeça:
- Não, claro que não. Você é casada? Seu marido aceita isso? Nunca vi fugir do sol, do bloco, você é evangélica moça? Não bebe, não pula Carnaval...
Antes de responder que não sou evangélica ele continua.
- Logo vi, evangélica, por isso está com toda essa roupa nesse calor de 40 graus e com esse livro imenso, é a Bíblia, né?
O trânsito continua lento e respondo com minha paciência de Sidarta:
- Não, isso não é a Bíblia, isso é um livro, fala de amor, é um romance e sou católica não são somente evangélicos que não bebem.
Ele faz uma curva, e meu celular toca, ao desligar vi que ele prestou atenção na conversa. Basta eu desligar para ele continuar.
- Curitiba... vai ter baile lá? Ou você tem parente, não é? Acertei? É seu marido que tem parente?
Mais uma vez completo:
- Não tem baile, não tem parente, não sou casada. Sou fã de sombra, de cinema, de livros e de shoppings, só isso.
Inconformado e quase chegando ao meu local de destino, ele não desiste:
- Moça, nem uma fantasia? A juventude passa assim ó, quando ver está casada e com filhos vai lembrar dos meus conselhos.
Aí já foi demais, acho que aumento o tom de voz:
- Olha, eu não vou comprar fantasia alguma, quando quero fantasiar sonho com os personagens de meus livros, por isso sempre carrego livros comigo, filmes... minhas fantasias são eles. E meu namorado não gosta de nada disso também, então Curitiba será perfeito para nós dois.
O local chega, pago a corrida, e ele fala antes de eu descer:
- Olha, aqui é pertinho do Saara, você vai encontrar fantasias baratinhas, ou pelo menos um adereço, compra um para você, um para o seu namorado, deixa o livro de lado, homem não gosta de mulher que lê muito não, moça.
Agradeço, dou de costas, e ele ainda grita:
- Bom Carnaval para você.
O meu vai ter tudo que amo, e o seu?

12 comentários:

Unknown disse...

Raffa, que taxista MALA!!!!
Fui lendo com vontade de mandar o cara pular no bloco do CALA BOCA SEU MALA! AHAHAHHAHAH!
Já passei Carnaval em São Paulo dois anos seguidos e me perguntaram a mesma coisa. "Vai fazer o quê em SP no Carnaval?!!!!" Vou aproveitar! De tumulto já chega meu dia a dia. E bora curtir o Carnaval como queremos! :)
beijos e boa folia cultural pra vocês!

Nete Correia disse...

- Você é casada? Seu marido aceita isso? Nunca vi fugir do sol, do bloco, você é evangélica moça? Não bebe, não pula Carnaval...

_ Não moço eu sou de Marte....

O mal é achar que todo mundo tem que gostar das mesmas coisas.

Anônimo disse...

Cada coisa,né?!Tem certas coisas que é melhor ouvir do que ser surdo....
A parte que mais gostei,foi da Bíblia rsrsrs,devia ser um hot bem apimentado e vc deveria ter lido um parte pra ele.Enfim,meu carnaval pra ficar perfeito tem que ter muita chuva e ficar bem fresquinho pra eu ler e descansar bastante.Moro no litoral paulista então quem sabe se tiver muita chuva não tem muito turista rsrsrsr.Bjão e um ótimo feriado.

bia disse...

Tenho ctz que ele não fez por mal só não consegue imaginar que sua "praia" é outra completamente diferente da farra, ele me lembrou aquele tio, aquela mãe que quer que vc vá se divertir mas não entende que vc não vê graça. Eu já fui assim de fugir de carnaval mas hj eu adoro, vou a blocos quando dá, samba fantasia ahaha eu fecho com o taxista ahah teve um carnaval que eu passei com amigos indo pra blocos dançando fazendo piadas foi mt bom! Meu namoro odeia carnaval aí tento dosar com ele para ser bom para nós dois.. Boa viagem!!!

Cris Sampaio disse...

Esse bateu o recorde de abusado!!!
Eu ri Raffa, lendo pra minha mãe, de tanto absurdo, inconveniente é seu nome do meio! Tem gente que nasceu sem "simancol" né ;)
Carioca, em geral, tem essa mania de nos mandar pegar sol, como se fôssemos et's, preconceito puro e temos que achar um bom conseho...
Tb vou ficar nos livros e fimes, cansei de blocos e afins. Cada um com seu cada qual, viva a diferença, e bom carnaval!
Bjs.

Lys Marie disse...

Eu não entendo essa coisa de que todo carioca deve amar praia, sol, futebol, samba e funk. Eu prezo pelo meu conforto no Carnaval e sempre. A pedida pra mim durante esse tumulto é tudo isso aí que você mencionou Raffa: shopping, livraria, cineminha; ou então casa, filminho e livro. Mas concordo com a bia: as pessoas costumam achar que "normal" é o que a maioria gosta. Se fugir desse estereótipo, é porque você tem algum problema.

Aline T.K.M. disse...

Hahaha não tenho muita paciência com esse pessoal que tenta colegar a todo custo! Também não curto carnaval, exceto pelo feriado. Mas sou o meio-termo, gosto de sol, de praia, mas não sou fã de muvuca. Então praia no carnaval, nem pensar. Vou ficar por aqui mesmo em SP, curtindo uns filmes, livros e por aí vai...

Beijos,
Livro Lab

Anônimo disse...

"Sou fã de sombra, de cinema, de livros e de shoppings, só isso."

Poxa, Rafaela, você resumiu muito bem o que penso sobre tudo isso.
Eu até me arrisco a dizer que praia é ok para mim - mas não as do Rio de Janeiro (apesar de ser carioca).
Mas realmente não há nada que se compare àquele friozinho e a poder se vestir decentemente sem ter que ficar toda suada, ou poder visitar uma boa livraria, um bom museu ou um bom shopping - com boas salas de cinema e bons filmes.
Gosto do Carnaval pela possibilidade de viajar ou descansar. Aceito que as pessoas gostem deste feriado e acho válido que comemorem mas no Brasil parece que a maioria (maioria esmagadora em se tratando do Carnaval) não usa o bom senso.
Neste Carnaval não vou viajar - já viajei há duas semanas e vou passar o feriado em casa vendo os filmes que faltam para completar minha lista do Oscar - porque felizmente no final de semana vai acontecer um dos maiores eventos do ano, direto de Los Angeles:)
Deyse Magalhães
PS. Quanto ao taxista mala: perdoa-o, porque não sabe o que diz! (com as devidas adaptações rsrs)

Laganowski disse...

Só tenho uma coisa a dizer... Estamos juntas... E a história teria me feito rir... Mas não... As pessoas só oferecem aquilo que podem oferecer as outras... Amiga, vc com certeza pode e oferece mais que esse táxita... Bom carnaval... Do nosso jeito! E boa viagem! Se divirta muito com boyfriend! Vc merece!

Fabi_RJ disse...

Haahaha q taxista chato. Vc foi muito educada, eu na primeira teria concordado c ele falado q ia p cordão da bola preta só pra parar o assunto. Boa viagem.Curitiba eh muito bonita, mas a o pessoal não eh essa educação toda, não! la eh violento tb. Minha tia nascida no RJ esta la ha 40 anos.

Unknown disse...

Quando falo que não gosto de carnaval, as pessoas me olham como se eu estivesse dizendo que sou um E.T. ou algo assim! Ás vezes penso que sou de outro mundo mesmo... Pois detesto tudo o que a maioria gosta.

Raffafust disse...

Nossa pessoal que lindo <3!

Amei muito cada comentário colocado aqui! <3!

Obrigada mesmo, meu Carnaval foi maravilhoso, amei Curitiba! e espero que o de vcs também tenha sido! beijos a todos