13 de dez. de 2013

Papos de sexta: Como ler um livro por semana em 2014


Basta chegar o mês de dezembro para eu fazer minha lista de resoluções de ano novo. Colocar no papel - ou computador, tablet, não importa - me ajuda a não perder essas metas de vista. Escrever todos os dias é uma das minhas resoluções para 2014, mas eu já tinha abordado esse assunto no meu último post então vou compartilhar outra resolução com vocês…


Faz dois anos que eu decidi ler um livro por semana, ou 52 livros em um ano. Em 2012, eu bati minha meta e li 59 livros, mas tudo indica que vou fechar 2013 um pouco abaixo da média - culpa dos problemas de saúde. A verdade é que eu nunca fui uma leitora veloz e de uns tempos para cá, precisei reduzir o ritmo de leitura para poupar minha coluna cervical e fiquei para trás no cronograma. Então, pesquisei algumas táticas diferentes para o ano que vem - e convido vocês a dividirem essa experiência comigo :)

Antes de mais nada, por que fazer isso? Acho que nenhum leitor desse blog precisa ser convencido da importância e do prazer da leitura. Ler enriquece, alimenta nossas ideias, estimula nossos pensamentos e nos ajuda a entender melhor o mundo. Sem dúvida é melhor do que assistir TV e navegar na internet. Não dá para expressar o impacto que uma tonelada de livros pode ter em nossas vidas - e não dá para nos imaginar sem eles. Se perder em um livro é uma sensação indescritível, é amor verdadeiro!

Por que um livro por semana e não apenas ler mais livros? Porque fixar uma meta nos faz levar a leitura a sério. Poderia ser um livro por mês ou por quinzena, mas para que a leitura se torne um hábito é preciso ler todo santo dia! As metas nos ajudam a manter esse hábito e nos tornam mais eficientes - e eu espero que mais rápida também - na prática de leitura. Você dá conta de mais livros por semana? Que inveja! Só tenha cuidado para não estipular metas difíceis de alcançar e depois ficar desmotivado, ok?

Então, como fazer isso? A resposta é simples: um dia de cada vez. Estou tirando uma média de 250-350 páginas por livro, isso dá uma meta de leitura de 40-50 páginas por dia. Parece bem menos assustadora do que 52 livros em um ano, certo? Meu maior desafio é não pensar na meta final, mas vou me esforçar.

Outro grande problema é a rotina (ou no meu caso, a falta dela). Dizem que é mais fácil cumprir metas quando nos submetemos a uma programação, que devemos encadear os nossos hábitos para que eles funcionem - acordar, tomar café, escovar os dentes e assim por diante - e devemos fazer isso logo no início do dia - adiar para mais tarde pode se transformar rapidamente em adiar para o dia seguinte. Não sou muito disciplinada, mas vou me programar para ler essas 40 páginas durante o café da manhã - depois eu conto quanto tempo isso durou! rs

Ler a toda hora, em todo lugar. Aproveitar os deslocamentos, a fila do banco, as pausas para o café, almoço, lanche etc, para sacar o livro e ler mesmo que sejam duas páginas! Pretendo me manter sempre à frente da meta de leitura em 2014 - assim, eu guardo um trunfo para os livros mais densos e que tomam mais tempo.

Desistir jamais! Ou quase isso. É permitido deixar de lado um livro ruim ou deixar um livro difícil para depois. Podemos retomar essa leitura quando estivermos adiantados no cronograma e avançar pouco a pouco até o final, sem que isso ferre com nossas metas! rs E tudo bem se o total de livros começados for maior do que os terminados, o importante é manter o pique.

E quando o deadline estiver nos pressionando? Hora de trapacear! Escolher um livro mais curto ou reler algum dos favoritos, qualquer livro que possa ser devorado de uma vez, para não ficarmos para trás no nosso cornograma. Uma trapaça a curto prazo mas que vai nos ajudar a ter sucesso no longo prazo. Afinal, nem todo livro precisa ser do tamanho de um tijolo e mesmo os pequenos livros podem ser incríveis.

Se mesmo assim não conseguirmos permanecer no cronograma, nada de desespero. Gerenciar o estado emocional é fundamental para chegar ao final, mesmo que isso signifique terminar abaixo da meta novamente. Afinal, podemos recomeçar no ano seguinte :)

PS: Quem quiser, pode me adicionar no Goodreads ou no Skoob que eu vou adorar acompanhar a meta de leitura de vocês. Até ano que vem!

7 comentários:

dsa disse...

Olha linda, eu não tenho o costume de ler tão rápido e dessa maneira que você citou no seu post, até porque cada um tem o seu ritmo né?

Eu acho que vc deveria ler de uma maneira mais saudavel e que faça com que vc curta a história e não que leve isso como uma obrigação, porque me pareceu isso no seu texto. Não se importe com metas. Leia com prazer !

Pra vc ter uma ideia, eu tenho alguns livros para ler, mas porque tenho compromisso com alguns autores.
Então para colocar tudo em dia, eu comprei uma agenda e resolvi agendar todos os meus livros para poder ler 4 por mes. É o máx que eu vou conseguir pra falar a verdade, porque eu gostaria de ler mais rápido, mas n consigo e é o jeito que arrumei para me organizar melhor.
Enfim...Não deixe de fazer as coisas do seu dia-a-dia só para ler, porque também temos VIDA PROPRIA e precisamos ter a nossa vida saudavel =]
Pensa nisso tudo que te falei
Se cuida linda

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Cida disse...

Oi Tita! Eu já peguei livros menores para atingir a bendita meta, e não é trapaça não, achei ótimas histórias. Eu leio em média 100 a 120 páginas por dia, a maior parte no ônibus, indo e voltando do trabalho, no dia que tem trânsito, é 100 fechado. Vamos com tudo para 2014. Vou te add no Skoob e Goodreads.
Bjos!!!!

Cida

Manoela disse...

Tita, adorei as dicas. São realmente inspiradoras! Sempre fico preocupada se, lendo tão rápido e desenfreadamente, as pessoas assimilam a grandeza das histórias que estão lendo. Mas, com as metas, acho que nenhuma leitura fica prejudicada. Parabéns e obrigada por compartilhar com a gente!

Galera disse...

Tita, adorei as dicas. São realmente inspiradoras! Sempre fico preocupada se, lendo tão rápido e desenfreadamente, as pessoas assimilam a grandeza das histórias que estão lendo. Mas, com as metas, acho que nenhuma leitura fica prejudicada. Parabéns e obrigada por compartilhar com a gente!

Tita Mirra disse...

Pois é, Cida! Eu lia 100 páginas por dia, mas agora estou tão devagar... E livros curtos são ótimos para ler em um final de semana, né?

Manu, eu tb me preocupo em não assimilar totalmente uma história, principalmente livros mais densos ou livros sci-fi / fantasia, por conta dos detalhes. E eu ainda sou muito dispersa, então não é raro eu precisar reler alguma passagem! rs Ou seja, tudo contribui para atrasar a minha meta de leitura :)

E continuem me adicionando no Skoob e Goodreads. Estou adorando as novas amizades literárias <3

Unknown disse...

Adorei sua resposta até porque é como penso: morro de medo dessa mania de ler zilhões de livros por ano e acabar não lembrando de nada. Livro não pode ser estatística assim. Mas metas valem para conquistar o hábito de ler. Depois, a necessidade das páginas toma conta :) beijos!

Uma Leitura a Mais disse...

Amei teu post, até compartilhei ele de alguém kkkkkk
Meta ambiciosa.....
Esse ano eu li 28, estou lendo o 29º, estava fazendo as contas esses dias... fiquei feliz, tendo em vista que no ano passado eu nem li a metade disso! Tenho fé que chego a 30 antes do dia 31 kkkkkkkk
Gostei da sua meta, vou tentar também....
Mais de 30 eu quero bater, mas o que vier vai ser lucro
bjs