12 de set. de 2014

Papos de Sexta: Preferidos da Galera

No dia marcado para (tentar) organizar meus livros, comecei a escrever esta coluna. Dentre os inúmeros exemplares, eu ocasionalmente pegava alguns para me lembrar das histórias. Claro que demorou mais tempo que o planejado, e continuo sem terminar minha missão. Mas valeu a pena, pois o assunto que escolhi para falar aqui hoje vem dessa experiência: decidi dividir com vocês os livros da Galera Record que mais me marcaram... Vamos conhecer?


1. Gossip Girl – as delícias da fofoca (vol. 1), de Cecily Von Ziegesar
Ainda me lembro do dia em que, na compra de um presente para minha mãe na livraria, a vendedora me indicou esse livro. Disse que estava vendendo muito, e facilmente me deixei convencer. Mas na volta para casa, ao ler a sinopse, me arrependi. Pensei comigo mesma: "sério que vou ler um livro sobre um idiota que fala mal dos outros em um blog?". 

No ano anterior eu havia defendido uma amiga com unhas e dentes exatamente porque um ex-namorado havia feito um blog para falar da relação dos dois. O bobão, com raiva da minha amiga, resolveu falar mal dela para todo mundo; e na faculdade em que ambos estudavam o blog tinha bombado nos acessos. Morrendo de vergonha, minha amiga faltou aula por duas semanas. E eu, revoltada, fiquei com ódio de todos os blogs do mundo!

Bom, claro que a história mudou. Na ficção, Cecily me fez gostar da figura misteriosa que só colocava as iniciais das pessoas e se escondia atrás da assinatura XOXO Gossip Girl. E me encantei por Blair, Serena e Chuck, viciada na série. Quem diria que isso aconteceria?


2. Tamanho 42 não é gorda, de Meg Cabot
Por motivos óbvios, a identificação com esse livro foi imediata! Sou tamanho 42 (já passei por 38, 40, mas sempre acabo no 42!) e Heather me ganhou logo de cara. Quem nunca esteve inseguro? Quem nunca se perguntou se era mesmo aquilo que queria da vida? Heather se parecia muito comigo quando comprei o livro. E, bem, ainda se parece. Tem horas que o mundo fica de pernas para o ar, e não só seu manequim não combina com você, como sua vida também parece saída de um filme de terror. Heather é muito amor, e por esse motivo vai morar para sempre no meu coração.


3. Os diários de Carrie, de Candace Bushnell
Se teve algo que marcou minha vida de solteira foi Sex and the City. Era como se uma autora nos desse carta branca para mostrarmos que podíamos arriscar como os homens, sair com as amigas e ser feliz. Não que isso fosse impossível antes, mas não era assim tão claro. Carrie Bradshaw virou musa, a colunista mais famosa de NY, e de repente tinha sua história contada em livros. E, enquanto isso, no seriado, Sarah Jessica Parker era a personificação de todos os nossos erros em relacionamentos: dispensava os perfeitos e se amarrava nos cafajestes. Quem nunca?


4. Feios, de Scott Westerfeld
Sim, confesso que já fui dormir pedindo: "Senhor, quando acordar me transforme em Jennifer Aniston". Mas depois de ler a série Feios percebemos que o mundo seria muito sem graça se todo mundo fosse lindo demais. Imagine você ser feio até os 16 anos e, então, virar Gisele Bündchen! Você certamente dirá que não vê problema algum. Mas, se todos fossem Gisele, ela seria comum, e do comum não achamos graça. Entende? Enfim, o magnífico autor mostrou em uma distopia fantástica que ser feio pode ser bacana! Terminei o livro sorrindo. Obrigada, seu lindo!


5. Os diários do vampiro, de L.J. Smith
Não se engane dizendo "mas quantos de vampiros marcaram sua vida?", pois, acreditem: foram poucos. Certamente a série de L.J. Smith está entre as três que mais gosto. Elena não somente fez com que sonhássemos em ser amada por dois irmãos como também nos dividiu a cada livro com sua vontade de ser transformada. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca se imaginou em um amor vampiro, com muitas mordidas e amor eterno? Só eu?

Esses foram os livros da Galera que mais me marcaram, e os seus?

13 comentários:

Unknown disse...

Entre os que mais me marcaram estão: Fallen, a trilogia Peças Infernais, a série Mediadora e MUITOS outros! Se ainda for entrar no Grupo Editorial como todo, danou-se! É livro demais! :)

Unknown disse...

Raffa, os livros da galera que me marcaram com certeza foram os diários de um vampiro( passava o recreio inteiro lendo, e em casa também rsrs), gossip girl, eu morria de curiosidade pra saber quem escrevia aquela assinatura.. E tamanho 42 não é gorda( porque eu me sentia assim!) ... Bom, agora só lembro desses citados, mas acho que tem mais no meu quarto!!! :)
Beijos

Adriana disse...

Adorei os livros que mais te marcaram! Eu gosto muito da série Feios também, assim como a saga Dezesseis Luas, adorei também Louca pra casar, um livro leve e divertido, na medida, enfim, são tantos livros da Galera que eu gostei que me perco, mas o que vale é a diversão que cada livro nos concede! Bjão! :)

Unknown disse...

Oiee Raffa!
Vou confessar que não sei quais são os livros da Record que mais amo por que dificilmente presto atenção no logo das Editoras,mas sem dúvidas "Os diários do vampiro" é um deles,e olha que ainda só li o primeiro volume.Alguns desses que você citou eu acabei não acompanhando os livros mas somente a série,planejo reverter essa situação algum dia.E pensando bem sou apaixonada pelos livros da Hoover e sem dúvidas eles me marcaram.bjs

Unknown disse...

Oi Raffa,
Me identifiquei muito com as escolhas de livros, a maioria li menos o terceiro mais já assisti ao filme.
Feios e um dos meus favoritos, o autor simplesmente me fez feliz com a série.
Quanto ao primeiro Gossip Girl só conhecia a série da TV depois que conheci os livros e me apaixonei mais.
Cada escolha maravilhosa Raffa.
Bjss

lua alessi disse...

desses eu li a distopia Feios, e confesso que li porque foi bem indicado porque era um livro cuja a capa me mantinha longe (aliás, a capa de Feios, Perfeitos e Especiais - não curto nenhuma), mas foi começar a ler pra querer comprar os outros, e já comprei e já li - tá, falta Extras.

Mas sabe, mesmo antes de ler os livros eu já achava que ser 'perfeito'deve ser muito chato e que, mesmo a perfeição ia fazer as pessoas, com o tempo, acharem essa vida perfeita sem graça...é meio como reclamar de um dia de chuva, mas já pensou todo santo dia, um atrás do outro, durante todo o anos, anos seguidos, só de dias ensolarados??? :)

Lilly DiCine disse...

Oi, Raffa!
Mais um texto maravilhoso e divertido seu. Quem convive com o meio literário e nunca leu um desses livros? São todos ótimos e também me marcaram muito. O único que não li da sua adorável listinha foi o Tamanho 42... A minha irmã tem e algum dia quando terminar a minha listinha sem fim, certamente o lerei porque eu amo a Meg.

Beeeeeeeeijos

Unknown disse...

Os livros da Galera Record marcam mesmo, acho que o primeiro que li foi O Garoto da casa ao lado, da Meg Cabot. Depois desse livro fui atrás de todos da Meg e acabei encantada. E a série Feios também é maravilhosa. Meus queridos são os da Becky Bloom, como eu amo Sophie Kinsella <3

Bjos Raffa

Anônimo disse...

Tenho Gossip Girl,achei legal....
Tamanho 42,já fui,hoje não mais....rsrsrsr
Os diários de Carrie,não conhecia...
Feios não gostei..
Os diáios de vampiros não faz me gênero...
Tem vários que gostei muito,mas o que mais me marcou foi Diário de Anne Frank,é muito forte....seus relatos mexeram muito comigo..Bjão.

Mary Zombie disse...

Tenho vários amigos q leem e amam a serie "os diários do vampiro"... infelizmente eu nunca me animei muito para ler, mas acho q agora eu vou dar uma chance. hehehe ;)

Nathalia Simião disse...

Organizar os livros é sempre uma coisa né Raffa?! A gente nunca termina de arrumar porque começa a viajar quando pega eles. Eu adorava assistir a série Gossip Girl mas depois de um tempo cansei. Tenho vontade de ler os livros ainda. Morro de vontade de ler Feios.
beijão Raffa

Andréa Barcellos disse...

Raffa, tamanho 42 parece ser bem legal, ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Diários de um Vampiro, impossível não gostar, mesmo querendo ter horas de matar a Elena e outras horas a amá-la. Gostei da indicação dos outros, vou dar olhadas nas resenhas deles pra por na minha lista que é "tão pequena"..rs. Seu papo aqui é sempre leve e divertido como vc. Bjos

Anônimo disse...

Oie...
Achei bem bacana o post e gosto bastante de livros de vampiros, mas ainda não li Os diários do vampiro!!
Parece ser muito bom e eu vou procurar para ler!