12 de nov. de 2013

Melhores do Ano: Nostalgia

Oi, pessoal! Tudo bem? 2013 tá chegando ao fim, a gente aqui já tá se preparando pro Natal e tá na hora de pensar nas resoluções de ano novo e fazer aquela retrospectiva do ano que passou, né? Pensando nisso, estreamos agora a coluna Melhores do Ano, com uma seleção dos queridinhos de 2013 pra compartilhar com vocês. Cada semana será um tema e um livro (ou dois ^^) diferente pra gente relembrar. E falando em nostalgia, vamos começar com O Futuro de Nós Dois?


O ano é 1996 e Emma e Josh são amigos desde sempre, até que um climão adolescente os afasta um pouquinho. Mas uma coisa maior que isso volta a juntar os dois vizinhos: a descoberta de um tal de Facebook.

Nessa época, menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio dos Estados Unidos já tinha usado a internet e a maior rede social do mundo só seria inventada dali a alguns anos. Então imagine conectar sua internet discada e se deparar com uma página azul revelando seu futuro infeliz? Emma pira, enquanto Josh fica feliz em saber que se casará com a gostosona da turma! Bom, não exatamente.




Mas, sim, você leu certo: internet discada! Ler O Futuro de Nós Dois te leva de volta àquela época de cd de conexão da AOL e de linha telefônica ocupada quando a internet está conectada e é legal se identificar com esse passado (e mais ainda saber que ele não só passou, como evoluiu! Rs). Mas o mais legal é refletir nossas vidas atuais com o Facebook.

Enquanto Emma e Josh percebem que esse tal Facebook mostra o futuro deles dois baseado em suas vidas atuais e que cada ação presente interfere E altera o futuro, nós, leitores, percebemos as diferenças entre os anos 90 e nossos dias atuais, 20,30 anos depois. Tá, pode ser que você se sinta meio velhinho, mas quem não sente saudades dos anos 90? 
  
 “— Por que diz aqui que ela tem trezentos e vinte amigos? — Josh pergunta. — Quem tem tantos amigos assim?”  (pág. 38)

Quem não tem 320 amigos no Facebook hoje, né, gente? Isso é tão fácil quanto ler as cerca de 300 páginas mencionando vez ou outra uma internet discada ou um discman. Por falar em discman, o livro é cheio de músicas animadinhas que vocês podem ouvir na playlist que fizemos pra ele \o/ ! Além das músicas, nós fizemos um booktrailer cheio de referências aos anos 90 e, o melhor, com a participação dos nossos leitores! Quem lembra? 


Kit de divulgação do livro - Foto por Melina Souza
Pessoalmente, O Futuro de Nós Dois me lembrou muito um dos meus filmes favoritos dos anos 80, De Volta Para o Futuro, e lê-lo foi como embarcar no sensacional DeLorean do Dr. Emmett Brown! *.* Tá, agora é a vez de vocês comentarem sobre o livro. E, caso não tenha lido ainda, leia o 1° capítulo aqui e comente você também! =D

xoxo

Um comentário:

Unknown disse...

Gente, como pode 2013 já está chegando ao fim!

Esse livro está lá em casa, mas ainda não foi lido. Está pacientemente aguardando sua vez na fila.

Adorei te ver por aqui, Manoela! Arrasou na coluna! :)

beijão
Frini