25 de nov de 2013

Tons da Galera: Modas que marcaram época

Sexta-feira passada foi o aniversario de meio século do assassinato de JFK e, junto com o acontecimento chocante que marcou o fim do sonho americano, o tailleur rosa que a primeira dama Jackie Kennedy usava no dia marcou a história da moda. Jackie veio a se tornar um ícone de estilo, mas sempre será naquele tweed Chanel sua imagem mais lembrada.

Diversos outros ícones vestiram roupas  que marcaram época. Marlene Dietrich já usava smoking muito antes da moda de modelos andróginos. Rita Hayworh como Gilda, A Mulher Inesquecível, fez um dos mais memoráveis strip teases da história do cinema tirando apenas uma luva. Também nos anos 40 das mulheres fatais, a sempre prafrentex Lana Turner causou frisson de turbante. E shortinho. E top cropped. Tudo junto em O Destino Bate À Sua Porta, e a gente achando que estômago de fora com cintura alta era super novidade.

Nos anos 50 e 60, Marilyn Monroe, com seu vestido branco esvoaçante sobre as grades do metrô nas filmagens de O Pecado Mora ao Lado, causou tanto ciúme em seu marido, Joe DiMaggio, que ele pediu o divórcio, e Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo num vestido Givenchy, fez do pretinho básico item obrigatório no armário de toda mulher.


Twiggy de minissaia marcou um novo padrão de beleza e a era das pernocas de fora, e Brigitte Bardot de biquíni em Saint Tropez mudou a cena nas praias para sempre.

A Barbarela de Jane Fonda marcou a era de roupas space-age de Paco Rabanne com suas placas metálicas (o futuro imaginado nos anos 60 era bem mais legal do que acabou sendo, né não?).

Nos anos 70 o estilo Panteras trouxe as calças bocas de sino e roupas com um toque mais masculino. Diane Keaton em Manhattan se jogava no colete e gravatinha, e as mulheres d vida real se jogavam no trabalho, na intelectualidade e na política. Os anos 80 trouxeram Flashdance e o moletom de um ombro só, febre absoluta, além de outros exageros fashion que conhecemos tão bem.

Sharon Stone lançou desejo pelo branquinho básico em Instinto Selvagem – só que na vida real a calcinha é obrigatória né! Pelamor… - lembrando Jean Harlow quase 70 anos antes com suas roupas, acessórios, móveis - e cabelos - brancos.

As Patricinhas de Beverly Hills trouxeram, além do vestido vermelho Aläia, um estilo que toda garota dos anos 90 copiava (ou ao menos cobiçava), e que agora está de volta com força total no xadrez tartan.

Na categoria primeiras dama da atualidade, Michelle Obama fez de Jason Wu estilista hit ao usar um vestido seu na posse do marido.


Nunca se sabe se aquele filminho ou personagem (fictício ou não) que chega de mansinho, como quem não quer nada, vai mudar tudo e ficar também na história.

Nenhum comentário: