2 de jan. de 2015

Papos de sexta: A Acumuladora


Entra ano e sai ano e meus vícios não me largam. Tenho muitos, porém o mais visível deles — e, quando se entra no meu quarto, nota-se — é: eu compro muito!
É bem verdade que trabalho muito, mas o pobre quarto já não comporta mais tantas coleções. Eu coleciono CDs, DVDs, bonecos, canecas, lápis, e lógico... livros. Quando comprei um Kindle, ingenuamente pensei que a loucura por livros ia dar uma esfriada. Afinal, nada mais prático que clicar e ter um eBook de 500 páginas ali dentro daquele quadradinho leve que você pode levar para todos os lugares. Sim, prático, mas não substituiu meus livros físicos. Se entro em uma livraria, eles me chamam, como se pedissem para ser adotados; quando invento de doar dez, volto com vinte em menos de um mês.
Não é exagero dizer que meus livros estão em todo lugar: debaixo da cama, debaixo do computador, nas prateleiras, no armário de roupa, no rack e até mesmo em caixas que comprei, achando que ali ficariam minhas próximas leituras. Resultado? A caixa está lotada e ainda tem uns vinte livros em cima, empenando-a.
Por que resolvi falar disso na primeira coluna do ano? Porque outro dia trouxe uma amiga em minha casa e ela disse “Ai Rafa, somos acumuladoras, sou igual você!”. Pronto, já descobri o que sou. E também porque por mais que todo ano eu prometa que vou me controlar, acabo fazendo como quem foge da dieta... Não consigo comprar menos livros!
Sim, já ouvi de muitos que, quando me casar, não terei onde colocá-los. Mas já resolvi esse problema: quando sair de casa, eles vão morar com meus pais. Quer motivo melhor para visitá-los mais vezes? Hum, e ainda vou ter mais um lugar pra colocar livros... OK, parei!
Não vou me controlar, não adianta dizer que 2015 vai ser diferente se o que já quero é que venha a Bienal, se já penso na mala que levo para voltar com meus queridos para casa. E eles são tão fofos coloridos um do lado do outro... Como dizer não para eles?
Ah, e se você está se perguntando “E os livros digitais?” Também amo, e compro tanto que a Amazon me avisa “Querida , você já comprou esse...!”  Tá bom, então compro outro!

E eu sei que nunca vou ter tempo de ler todos — pode ser que no dia que pagarem pessoas para ler e resenhar livros, quem sabe! —, mas aonde vou, eles vão comigo. Não imagino um ano perfeito sem eles. ;)

19 comentários:

Deise Gabriela disse...

Descobri que também sou acumuladora...hehehe Adoro livros demais compro eles leio e levo para minha casa que esta desocupada no momento e os que vou ler ficam na casa que estou morando...Não são muitos ainda ,mas livros digitais tenho tudo arquivado no meu pc uns 9 mil e poucos na ultima contagem,baixo todos que achar de graça na net (já li destes uns mil) então acho que tenho um pouco de leitura para os próximos anos...Nada se compara a livros físicos(adoro o cheiro a textura poder tocar neles é maravilhoso)... Feliz 2015 para nós acumuladoras....heheheh Bjin

Deise Gabriela disse...

Descobri que também sou acumuladora...hehehe Adoro livros demais compro eles leio e levo para minha casa que esta desocupada no momento e os que vou ler ficam na casa que estou morando...Não são muitos ainda ,mas livros digitais tenho tudo arquivado no meu pc uns 9 mil e poucos na ultima contagem,baixo todos que achar de graça na net (já li destes uns mil) então acho que tenho um pouco de leitura para os próximos anos...Nada se compara a livros físicos(adoro o cheiro a textura poder tocar neles é maravilhoso)... Feliz 2015 para nós acumuladoras....heheheh Bjin

Unknown disse...

Droga, acabei de descobrir logo no início do ano que sou uma acumuladora também. '-'
Mas o que eu gosto de guardar, além das coisas que você citou, são coisas que me lembrem pessoas que gosto! Embalagem de presente, caixinhas, cartinhas ... Aí já viu, né? Hahahahah
Vira e mexe eu tenho que jogar coisa fora para evitar que elas um dia tirem meu quarto de mim!

Unknown disse...

Raffa , você não é a única.. Adoro comprar, e não é só livro não !! É sapato, roupas, CD , livros principalmente , blusas e por ai vai ... Mas os livros que eu compro eu só guardo os que eu amo muito mesmo, porque chegou num ponto que eu esbarrava toda hora em alguma coisa no meu quarto, a pilha já tava caindo .... Ai o resto eu entrego pra uma biblioteca comunitária do clube onde eu vou ... Não tem jeito , apesar de eu doar, já tem uma pilhazinha aqui no quarto kkkk
Beijos

Nathalia Simião disse...

Não sou tãaaao acumuladora assim porque não trabalho e não tenho dinheiro, mas não posso entrar na loja Amrecianas da minha cidade que levo um livro, não posso abrir um catálogo da Avon que já quero um (mesmo sendo ed. econômica não me importo), não posso ver uma super promoção no submarino. Me sinto até meio louca as vezes. É, eu te entendo Raffa, eu te entendo.

Unknown disse...

Ah depois que ganhei o kindle, passei a comprar bem menos.
Hoje em dia possuo bem mais e-books do que livros físicos.
Fora meus queridos livros, não coleciono mais nada.

Unknown disse...

Concordo com vc Raffa, nunca vou ter tempo de ler todos os livros que compro mas nem por isso consigo parar de comprar..kkkkkkk

Lilly DiCine disse...

Oi, Raffa!
Eu te entendo amiga, e se serve de consolo, também sou uma acumuladora. Coleciono as mesmas coisas que você, com exceção dos lápis. Já colecionei mas os abandonei há alguns anos. Sempre existem motivos para alimentarmos nossos vícios...rs Quando estamos felizes - uhuuuu, bora comemorar comprando! Quando estamos tristes - Bora comprar pra animar... rs Enfim, também sofro com o problema do espaço o pior é que ainda nem consegui comprar um Kindle... sou resistente...rs adoro cheiro de livro e sei que o leitor digital não vai mudar isso. Vou ficar igual a você, com um zilhão de livros no leitor e mais outro zilhão abarrotando todos os cantos do quarto... hahahaha
Amei o texto!

Ana Mapa disse...

Eu não tenho esses vícios, mas acho legal. Amo ver fotos de estantes com diversidade de "itens colecionaveis" rs Tenho vontade de colecionar miniaturas. Enfim, e sobre os livros... minha maior vontade é ler todos os que tenho tbm.

Rubro Rosa disse...

Pobres dos seus pais..rsrsrs Eu confesso que ri muito desta parte. Não sou uma acumuladora como você..e fiquei aqui me imaginando com grandes coleções. Teria que sair de casa para acomodá-los.
Mas o bacana é fazer o que se gosta..mesmo não tendo espaço suficiente para isso. O prazer de comprar, colecionar...é maior!
Beijo

Andréa Barcellos disse...

Raffa eu sou solidária a vc...rs, tb sou acumuladora, tenho bonecas de resina, canecas, lápis, livros, cds, dvds de seriados e filmes, marcadores de livros, tintas de artesanato, madeira para pintura, miniaturas de gatos..rs. Eu tenho um comodo só pra por isso e não é só eu, tem meu esposo que coleciona aviões em miniaturas. E qdo eu era adolescente eu colecionava papeis de carta e figurinhas. Então acho que tem muitas pessoas que são acumuladoras felizes e já apensando em que vai colecionar...

Nadja disse...

Oi! Você gosta de colecionar mesmo. Mesmo que eu diga o contrário, aqueles que me conhecem afirmam que sou uma colecionadora, principalmente de livros. Gosto de filmes, mas não costumo coleciona-los.

Rita Cruz disse...

Eu me senti sendo descrita nesse texto.
Também me preocupo com: Onde colocar meus bebês quando sair da casa dos meus pais?
Adoro comprar livros. Eles chamam meu nome e eu não resisto. Tenho tanto, mas necessito de muitos mais. Mesmo que eu não vá ler todos os que tenho.

Unknown disse...

Olha, tenho várias coleções - marcadores de livros, chaveiros e broches/pins são as maiores -, mas não me considero acumuladora. Sou muito seletiva na compra de tudo e isso inclui livros e itens para minhas coleções. E mesmo assim, tenho MUITA coisa! E sim, Raffa, você vai se desesperar na hora de sair da casa dos seus pais. Mas a vida meio que entra em outro eixo, sabe? Não é melhor nem pior, mas é BEM diferente. Boa sorte em 2015!

Unknown disse...

Não sou acumuladora como você Raffa rs mas 2 anos para cá tenho comprado bastante livros e, esse ano prometi para o noivo e para mim mesma que só irei comprar mais livros assim que eu ler todos os que eu já tenho, será difícil a missão mas estou determinada e conseguirei. Adoro filmes também, mas por enquanto eu não os coleciono. Assim que eu tiver minha casa, terei um comodo só para colocar os livros e os filmes que irei colecionar.
A matéria está ótima, parabéns!
Beijos

Unknown disse...

Hahaha Não sou a única. Rsrs
Não coleciono tantas coisas como a Raffa, mais os livros são minha verdadeira paixão.
Não posso ver um livraria que já entrando, as vezes olho os que já tenho, os que quero ter e conheço alguns que ainda não tinha vista.
Por enquanto no meu quarto ainda tem espaço, e quando as pratilheiras ficam cheias eu coloco outra. Rsrsr

Adriana disse...

Ai meu Deus, sou acumuladora também!!!Mas confesso que já fui pior, hoje em dia me controlo mais, até porque tenho "prioridades", meus filhos por exemplo, então sempre que eu vejo que to passando dos limites, eu me concentro nos meus filhotes e aí consigo me conter,rsrs! Mas não é facil viu! Bjão!m:)

smile you have a book disse...

Acho que eu seria acumuladora se eu tivesse dinheiro kkkk mais como nao tenhoo haha mais tbm gosto de guardar as coisas msm nao usando de comprar coisas que nem necessito livros entaooo kkkk

Unknown disse...

Boa Noite

Eu ate que gostaria de ser uma acumuladora compulsiva, mas meu espaço é restrito e leio e dou de presente paras as amigas primas; digo isto por que trabalho muito e meu tempo é tão pouco para mim que quando me deparo com um livro ja quero ler todo e saber o fim, mas atraso o meu outro lado. Mas leio muito sim. amo ler. Sou daquelas que vivem com um livro na bolsa, debaixo do braço ou ate mesmo no porta luva do carro.
amo sua pagina de paixão bjs
viviane