16 de dez. de 2014

Papos de terça: Nataliterário

Desde que me mudei da casa dos meus pais, há 12 anos, eu devo ter decorado o meu apartamento para o Natal apenas duas vezes — e logo nos primeiros anos, quando tudo era novidade. Eu continuo achando a ideia bacana, não me levem a mal, tanto que coleciono referências de árvores e adornos alternativos, além de tutoriais diversos. E vivo dizendo que vou caprichar na decoração do ano seguinte, mas as festividades são sempre na casa das famílias — minha e do marido. Daí junta a correria dessa época, o calor, o cansaço acumulado, a preguiça… Quando me dou conta, já é Ano Novo!

Mas talvez eu receba visitas em casa nesse final de ano, e isso me fez correr para a internet em busca de inspirações. Algo que fosse rápido, prático e barato. E como tenho muitos livros, eu separei algumas dicas de decoração literária. Vocês, leitores, devem conhecer a maioria delas, mas vou compartilhar mesmo assim! :)

Começando pelas árvores… Não tem mistério na hora de montar uma árvore de livros, apenas decida qual lado do livro ficará aparente: a lombada, como nessa versão da loja Anthropologie (imagem via Fancy), ou o miolo, igual à vitrine da The Moravian Book Shop (imagem via Soon Remembered Tales). A quantidade de livros é proporcional à altura da árvore. Essa do Family Sponge levou aproximadamente 80 exemplares. Uma dica importante: prefira decorar com lâmpadas de LED, pois esquentam menos.

Não tem espaço sobrando? Sem problema! Você pode montar sua árvore de Natal embaixo de uma lareira, como essa ideia do Thoughts from Alice para o site Jennifer Rizzo. Pode ser embaixo de um aparador ou mesa também. Melhor ainda, você pode montar uma árvore de livros na própria estante, como essas do Swiss Miss e Michael Johansson.

Ou optar por versões reduzidas, como essas do The Decorologist e Mondo Cherry.

Outra maneira de montar sua árvore é usando os livros abertos, mas confesso que só teria coragem de fazer isso com exemplares, bem velhos, daqueles que a gente separa para doação, sabe? As imagens são dos sites Twig and Thistle e Media Tinker.

Você pode usar apenas as páginas dos livros, como nessa ideia do Life in Grace. Mais uma vez, livros bem velhinhos! rs Ou substitua as páginas dos livros por folhas de jornal, como nessa ideia do Mother EarthLiving.

A loja Anthropologie também vende essa mini árvore de Natal para enfeitar qualquer superficie, mas o site The Wonder Forest ensina a fazer uma igual.

Outras ideias de mini árvores com tutoriais: a primeira é da Martha Stewart, a segunda é da loja Land of Nod e a terceira do The Sweetest Occasion.

E para finalizar, que tal essa decoração literária para a ceia de Natal? A ideia é do StyleMe Pretty.
Essas e outras inspirações estão no meu Pinterest. Espero que vocês tenham gostado das dicas e aproveito para desejar a todos um Feliz Natal! E que 2015 seja repleto de livros ;)

Um comentário:

Unknown disse...

Confesso que já pensei em fazer uma árvore de Natal com livros, mas desisti ao pensar que teria que arrumá-los na estante de novo :)
Adorei as ideias! Pinterest é muito amor (e vício)!

Te desejo um Jace Christmas e Jem New Year! ;)