13 de nov. de 2014

Design et cetera: Capas Middle Grade

Há um pouco mais de um ano, a gente atualizou um selo exclusivo para nossos livros Middle Grade: Galera Junior.

Pra quem não sabe, Middle Grade é o termo que usamos para leitores com idades entre 8 a 14 anos. Aquela fase em que a criança sai dos infantis e passa a escolher os próprios livros. São títulos que podem ou não ter ilustrações no miolo (geralmente em preto e branco) e costumam ter histórias bem-humoradas.
 É um segmento muito importante, justamente por estar entre os infantis e os jovens adultos, e merece um tratamento gráfico especial. Aqui na Galera, temos váaaaaarios títulos superfofos e engraçados, e separei alguns deles para analisarmos por aqui.

Um dos favoritos da gente é a série Sr. Gum. Teoricamente, é para o público Middle Grade, mas é tão tão engraçado que quando trabalhamos nele, temos ataques de risadas histéricas aqui no escritório.


As ilustrações são do David Tazzyman, e o traço meio despretensioso  reflete bem o teor humorístico dos livros.


Outra queridinha nossa é a série Otolina, escrito e ilustrado pelo premiadíssimo Chris Riddell.



Riddell sempre se inspirou muito Alice no país das maravilhas e seu estilo reflete isso.

Um nacional muito maneiro que acabamos de lançar é: O palhaço está em greve, de Marco Túlio-Costa. O livro é uma metáfora para o Brasil, haha, e as ilustrações do Rafael Nobre dão vida para a história.



Eu não poderia deixar de falar do Fator Nerd. Apesar de ser Middle Grade, é um livro tão sensacional, engraçado e cheio de referências nerds, que na verdade não tem idade.

  
E para finalizar, outro Middle Grade que pode agradar a um público mais velho é O peculiar. O livro é uma fantasia gótica steampunk com elementos de mistério e é outro queridinho aqui da editoria. Um fato curioso é que o autor, Stefan Bachman, tinha apenas 17 anos quando escreveu. A capa capta bem os elementos de fantasia/steampunk presentes na história.



Nenhum comentário: