3 de jun. de 2014

Papos de terça: Sem make!

Estima-se que as mulheres gastem 50 minutos por dia cuidando da aparência. Isso significa que perdemos um dia por mês com rituais de beleza, e o que é pior, nós detestamos a maioria deles — pelo menos, é o que apontam as pesquisas.

Cansadas de se submeterem a essa exaustiva rotina, as blogueiras do Girls With Style lançaram o #TerçaSemMake. A ideia é sair de “cara limpa” ao menos uma vez por semana e ainda postar sua foto nas redes sociais, acompanhada da hashtag da campanha.

Não importa se as olheiras estão um horror, ou se aquela espinha resolveu dar o ar da graça. O importante é não nos deixarmos levar pela pressão da sociedade —  e vamos ser sinceras, de nós mesmas — de estarmos sempre impecáveis.

Parece assustador? Ainda mais assustador é saber que nós, mulheres, passamos em média 12 horas por dia com maquiagem, ou seja, metade de nossas vidas!

Um dia na semana pode parecer pouco, mas é um começo para a autoaceitação. Minha amiga Carol Guido é uma das blogueiras por trás do GWS e tem recebido várias mensagens de meninas que não conseguiam sair de casa sem base e corretivo, e que agora sentem-se mais à vontade au naturel.

As garotas do GWS deixam claro que o #TerçaSemMake não é um movimento contra a maquiagem per se, mas contra a necessidade de se maquiar ou de fazer qualquer coisa por imposição. É um exercício de autoestima, com resultados animadores.

Mais do que descansar a pele ou liberar algumas horas na agenda, o objetivo da campanha é nos libertar de um conceito de beleza desgastante e promover outro mais saudável. Estamos tão acostumadas ao ideal da perfeição propagado pela mídia que achamos difícil nos livrarmos desse aparato todo, mas essa dependência pode — e deve — ser quebrada.

O uso excessivo de maquiagem pode causar problemas de saúde, mas os padrões utópicos de beleza são um problema ainda mais grave. E se tem um livro que aborda muito bem essa questão é Feios, do Scott Westerfeld, tanto que já estava na mesa de cabeceira da Carol — que é leitora compulsiva como a gente :)


Quem quiser recomendar outros livros do Grupo Record com temática parecida manda ver nos comentários (eu indico Todo Dia, do David Levithan — um dos meus livros favoritos da vida — e Belle Époque, da Elizabeth Ross, que tem uma premissa bastante original). E quem quiser aderir ao #TerçaSemMake, aproveita porque hoje é dia!

Vamos encarar o mundo de “cara limpa” e inspirar muitas mulheres a fazerem o mesmo ;)

4 comentários:

Raffafust disse...

Oi Tita

A ideia é bacana mas confesso que sou MUITO escrava da base, tenho sardas e olheiras de panda então isso frustra qualquer foto que queira tirar hahah
Mas vc é gatona, fica bem sempre <3!

amei a coluna amiga

beijos e saudades

Érika Ramos disse...

Eu achei a ideia simplesmente sensacional! Eu sou adepta a maquiagem quando tenho vontade de usar em um determinado dia. Eu vejo várias amigas usando maquiagem o dia todo, sem exceção, e isso já me incomodou negativamente, mas hoje eu vejo que não sou obrigada a fazer nada disso. É libertador poder se sentir confortável consigo mesma, não importando se eu passei algum make ou não, o importante é aceitar e fazer a melhor imagem de si próprio! Adorei o texto Tita! Vou guardar os livros citados para ler em breve! :) Beijos!

Unknown disse...

Adorei o post, Tita. Acho que padrão de beleza é algo meio burro porque o que é belo pra mim pode não ser belo pra você. Por que então ter um padrão? Desperdício de energia do caramba, na minha opinião. E se sentir mal por não se encaixar nesse "padrão" é pior ainda! Viva a diferença e o fato de que "tamanho único" só serve para cachecol! :)
beijão!

Tita Mirra disse...

Mas Raffa, a ideia é justamente assumir nossas falhas. Vamos lá, be brave! Somos lindas de qq jeito, com ou sem make :)

Erica, vc é das minhas! Sou tão preguiçosa qdo o assunto é beleza q é mais fácil eu escolher um dia pra usar make e não o contrário! rs

E Frini, vc disse td! Eu prefiro pessoas interessantes às bonitas. A beleza pode ser vazia e acho a perfeição um tédio! rs

Bjs pra vcs todas, lindas e poderosas :)