13 de jun. de 2014

Papos de sexta: Três anos e 38 textos

Parece que foi ontem, mas há exatos três anos e dez dias, era publicado aqui, no Blog da Galera Record, minha primeira coluna. Lembro como se fosse hoje! O tema escolhido foi a minha “teoria dos dois gatinhos”, porque muitos livros Jovem Adulto contam com dois gatinhos lutando pelo amor da protagonista. Nossa .... já são três anos de “papos”, cerca de 38 textos escritos e publicados aqui.

Esse post é uma comemoração, mas assim como a maioria dos meus textos, também é uma reflexão. Fui pesquisar os textos que mais me marcaram para relembrar aqui e o que vi foi uma verdadeira terapia no desenrolar das palavras. Alguns textos são fofinhos, outros são críticos, mas vários foram escritos porque eu não aguentei e transbordei. Quando algo me incomoda ou me fascina, não calo, explodo, compartilho, exponho. Estranho, né? Ou não ... vai saber.

Também entrei em um momento “escritora” e me empolguei! Ah, posso me permitir um pouquinho também, né? Escrevi uma carta de um livro ao seu leitor, um agradecimento a todos os autores, e até uma lista de 10 coisas que odeio (ou não). Até criei personagens que trocam olhares, impressões e livros embaixo da terra.

Dizem que quem lê livros, vive várias vidas. Eu sou leitora e concordo com isso. Mas viver várias vidas implica também em sentir inúmeras perdas, e até uma espécie de réquiem aos personagens perdidos e aos livros lidos rápido demais, eu escrevi.

 Para alegrar a leitura, vivi um dilema: não escuto música enquanto leio, mas várias músicas me lembram personagens e histórias que li. Formei uma trilha sonora literária não para acompanhar a leitura, mas para acompanhar a reflexão depois que a última página é virada.

Falei sobre como não mais odeio Cassandra Clare, o que é ótimo, já que ela vem aí esse ano! Falei como o plágio deveria ser considerado um crime hediondo, divaguei sobre um conto de fadas e senti saudades de um professor que me fez entender a importância de se viver em voz alta. E, por coincidência ou não, a coluna mais recente antes desta que você está lendo agora, abordava o desafio que é uma página em branco.

Preencher essa página foi um desafio, assim como todas as anteriores e como voltará a acontecer com todas as futuras. Cada dia é uma página em branco, cada coluna é um desabafo.

E então se passaram três anos e 38 textos .... parabéns para todos nós! E que venham 38 mais. Boa sexta-feira 13!

5 comentários:

Aline Basilio disse...

Muito interessante essa retrospectiva que você fez dos três anos e seus textos.
Que venham muitos outros anos e textos.
Suce$$o!

Unknown disse...

Parabéns!!!

E continue transbordando, explodindo e compartilhando seus textos...4, 5, 6 anos mais.

Boa sexta-feira 13!

J disse...

Lindoo!!! Parabéns !

Érika Ramos disse...

Adorei a sua retrospectiva Frini, vou dar uma olhada nos textos antigos, fiquei curiosa! Que venham muitos textos novos, e muitas páginas escritas também! Beijos!

http://recantodelivros.blogspot.com.br/

Raffafust disse...

Frini

Parece que foi ontem mesmo, quando vemos já tem 3 anos! Nossa, ainda lembro da vivi me convidando !
Esse espaço que temos orgulho de dividir, que é uma delícia poder fazer parte <3! Que venham mais nivers de coluna! adoro suas escritas.

beijos