6 de jan. de 2014

Papos de sexta: Livros ou filmes?

Quando termina o ano a gente faz retrospectiva, e me parei contando - sim, eu sempre anoto! - quantos filmes e livros eu havia visto e lido em 2013. Para meu espanto foi o ano que mais li livros em toda a minha vida: 144! E filmes foram 165! Parei para pensar que quando me perguntarem de novo se tenho algum vício - e sempre me vem na cabeça se bebo ou fumo e respondo não! - agora vou ter que falar sim! Olhei no instagram e estavam lá, não tinha um único dia sem livro lido, uma semana inteira sem um filme visto, isso porque quando não os via dia de semana fazia maratona no cinema e em casa para colocar em dia esse vício.

Ok, sabemos que é um vício saudável, mas confesso que me espantei. Uma amiga minha disse que achava até pouco porque da timeline dela de todas as redes sociais só dava eu em fotos de ingressos e capas de filmes e livros.

Tive a quem puxar, meu pai desde sempre me colocou para ver filmes. Disse colocou porque meu pai é uma enciclopédia na área, daqueles que sabe tudo desde o ano em que o filme foi feito, ano em que o ator nasceu, que filmes o elenco inteiro atuou ou dirigiu... fui rodeada de filmes em casa e indo com ele todo final de semana no cinema que foi feita minha infância.

Mas e os livros? Meu pai gosta de ler, mas não ama quanto eu, minha mãe também é daquelas que lê 10 livros por ano. Gente, eu leio isso por mês. Na verdade, pelo que vi no ano que passou, a média foi 12! Nisso também puxei meu pai, ele sempre faz estatísticas de tudo e eu amo ficar contando as coisas - apesar de sempre ter fugido da matemática na escola e na universidade!

Aí ao comentar sobre os que mais gostei durante o ano passado uma pessoa que trabalha comigo me fez a difícil pergunta: que foi o que deu ideia a essa coluna. Ela me perguntou se tivesse que escolher entre um mundo sem filmes ou sem livros qual eu optaria?

Credo, que mundo triste. Pensei em responder livros, porque esse lance de eletricidade sempre me deixa com medo, vai que acaba a luz, vou ficar sem nenhum dos dois! Mas depois pensei o como seria chato viver sem filmes, por mais que a gente quando leia o livro imagine algum ator no papel principal é difícil não vê-lo mais como o ator que realmente o fez na telona.

Sabem o que respondi? Que nem quero imaginar, prefiro o Armageddon, que um tsunami me leve, não consigo viver assim não, preciso dos dois na minha vida. E de verdade? Um completa o outro! Como amo livros que viram filmes!

E você, do que gosta mais? Eu não soube escolher!

11 comentários:

Unknown disse...

Raffa, eu não poderia concordar mais com você. Sério, como escolher entre um e o outro? Eu definitivamente preciso dos dois. Eu sei que às vezes, quando um livro que a gente ama muito vai para as telonas, a decepção pode ser grande quando ferram a história toda, mas eu tenho sido bem feliz nas adaptações das últimas vezes. Livros e Filmes são amor demais <3

Lilly DiCine disse...

Oi, Raffa!

E menina, isso é caso pra trocentas horas de análise e ainda não será possível definir... Livros ou filmes? Impossível decidir! Assim como você, amo os dois e acho que se complementam. Não sou daquelas pessoas que odeiam quando adaptam um livro muito pelo contrário. Já tive a oportunidade de ter 3 excelentes adaptações nas mãos que, cá entre nós, considero deram um quê de glamour a história que os livros não deram... são elas: Perfume - A História de um Assassino; O Leitor e O Ensaio Sobre a Cegueira. Todos estes são extremamente fiéis aos livros mas conseguiram acrescentar algo, entende?

Enfim, tô contigo... Não dá pra escolher. Belíssimo texto amiga!

beeeeeeeijo

Unknown disse...

Oi Raffa!

UAU, 144 livros? Eu, infelizmente, não atingi a meta que queria e li 95 livros, mas espero que esse ano consiga. Sobre os filmes, não costumo anotar os que vejo (rs) mas todo domingo temos aqui em casa o costume de ver um ou dois filmes, tirando as vezes que fui ao cinema e os filmes que vejo mais de uma vez né. Eu não consigo dizer o que é melhor entre ler ou assistir, mas quando se trata de adaptações de livros, o livro é sempre melhor que o filme, na minha opinião haha

Adorei o post,
Beijão!

Anônimo disse...

Sinceramente eu gosto dos dois...quando são livros que viraram filmes prefiro ler o livro primeiro.
Hoje mais vejo filmes do que leio,devido minha falta de tempo,estou mais pra sua mãe do que pra vc com média de 10/12 livros por ano(média do último ano)enquanto filmes eu vejo 2/3 por semana.Bj.

deborahandrade disse...

Olha irmã, acho que isso de filmes e livros é de família mesmo xD Depois de ler a sua coluna fiquei me fiz a mesma pergunta e sinceramente, não consigo imaginar um mundo sem livros e nem filmes! Adoro a magia que os dois possuem de nos transportar para lugares distantes e tirar nossas cabeças dos problemas de sempre!
Amei a coluna, agora quando tiver alguma duvida sobre algum filme vou perguntar para o seu pai xD
Beijinhos!

cath´s m. disse...

Eu gosto de ler antes o livro e se curti ele com certeza irei ver o filme.
Beijos.
www.some-fantastic-books.com

Laganowski disse...

Disse tudo!!! Cinema e literatura é um vício... Além desses dois tenho os seriados e a coleção de réplicas de joias usadas nos filmes... hahahahaha E não abro mão de nenhum deles!!! hahaha Agora entre cinema e livros, acho que é bem isso, não sei qual é pior, ou melhor, hahahaha!

Luiza disse...

RSRSR Também AMO livros e filmes, não imagino minha vida sem eles!!Adorei a postagem amiga.
Bjs

Lygia Netto disse...

Sei que é completamente impossível para você escolher, Raffa! Entramos na Cultura e temos que dividir tempo entre os livros e os DVD´s, não tem jeito, hahaha.

Se eu tivesse que escolher, escolheria os livros, sem sombra de dúvidas, hahahah <3

Beijos!

grubstick disse...

Raffa, eu estou na mesma situação só trocando os livros pelas séries. Eu ainda amo ler, mas é tanta coisa que minha prioridade acabou ficando entre os filmes e as séries. E no fim, eu acabo assistindo mais episódios atrasados do que filmes novos :( mimimi

Andréa disse...

Raffa, tb não vivo sem filmes e livros, mas infelizmente não tenho tempo pra ver a quantidade que vc vê...rs, mas queria muito ver isso tudo no ano. Amo muito isso tudo. Qdo eu tinha férias da escola ia na locadora todo os dias pegar filmes e gastava minha mesada lá, e em livros tb. Até que comecei a fazer artesanato e dividi essa paixão com o biscuit e a pintura em madeira. Hoje com a vida mais corrida, optei por enquanto só de ver séries e ler livros e ver alguns filmes quando se tem um tempinho. Mas quem sabe volto a rotina de quando era adolescente...rs. Bjos e Feliz 2014!!