17 de jan. de 2014

Papos de sexta: Dicas para quem quer falar de livros na internet

Ah, internet, sua linda! Na minha opinião, ela é a grande responsável por disseminar o gosto pela leitura entre os jovens. Afinal, esse é quase o nosso habitat natural, não? Hahaha. Eu sempre dou crédito à internet por esse boom da literatura, não cheguei a ler nenhum estudo e nem sei se tem alguma estatística, isso é só um pensamento meu e que muitas pessoas também têm.

Há cada vez mais pessoas interessadas no assunto e também com vontade de compartilhar suas experiências. Sabe aquela coisa de não ter com quem falar sobre isso na “vida real”? Então, para a maioria das pessoas que criou um espaço na internet para discutir sobre livros, esse era o motivo real, inclusive o meu.

Diariamente eu recebo perguntas de como a pessoa também poderia ter o seu cantinho para falar de livros. Por isso o meu texto do Papos de Sexta deste mês vai ser mais didático, hahaha.

Lembrando que a internet é um mar de criativos, a qualquer momento pode ser criada uma forma melhor de fazer isso, ok? Vou citar apenas as formas mais comuns e mais “fáceis”.

BLOGS
É uma das formas mais antigas para quem tem o interesse de compartilhar algum assunto. Os blogs nasceram há MUITOS anos e estão aí até hoje. Você pode criar o seu blog em ferramentas gratuitas como Blogspot ou Tumblr, ou então comprar a hospedagem e domínio e utilizar a plataforma Wordpress. Mas sinceramente? Recomendo que quem estiver começando não gaste dinheiro com isso, você apenas quer compartilhar sua opinião, invista nos seus livros e não no seu blog por enquanto. Se você ver que quer realmente, aí já pode pensar J

VLOGS
Os canais do youtube estão em alta para qualquer tipo de assunto. Eu, particularmente, curto bem mais fazer vídeos ultimamente, só não faço por questão de estrutura e tempo, mas é uma delícia gravar vídeos, editar e postar. O mais legal é que não dá tanto trabalho para criar o espaço, você vai gastar mais tempo é criando conteúdo mesmo. Mas ó, recomendo viu? Eu tinha muita vergonha de gravar vídeo, mas hoje nem ligo (desde que eu esteja sozinha, é claro) e isso estimulou ainda mais a minha forma de me expressar.

SKOOB OU GOODREADS
Se você não é muito a fim de criar um espaço, não tem muito tempo para mantê-lo e tudo mais, eu recomendo que você faça uma conta em redes sociais direcionadas para leitores. O Skoob é um site brasileiro, enquanto o Goodreads é gringo. Eu uso os dois hoje em dia.
Nesses sites você pode tanto criar um perfil, montar sua estante, adicionar amigos e, é claro, participar de grupos específicos sobre assuntos que você curte em livros.

Enfim... a internet está aí e é um lugar maravilhoso para pesquisar e conhecer coisas novas. Você não tem mais o limite geográfico para dar a desculpa que não tem com quem falar sobre livros J

Eu sei que o assunto pode estar meio batido para algumas pessoas que já estão envolvidas nesse meio todo, mas aposto que tem muitas pessoas mais novas que acabaram de conhecer esse mundo. Então, sejam bem-vindos e boas leituras!

PS: Infelizmente este é o meu último texto aqui no blog da Galera Record. Gostaria de deixar um muito obrigada a todos que me acompanharam até aqui e não deixem de continuar lendo as meninas, ok? Beeeijo!

3 comentários:

Renata Kojima disse...

Adorei as dicas! Acho que ficou bem claro o que é um e outro. Obrigada Pâm! Adoro seu blog!

Canal News Fallen Books disse...

amei o post, e eu tenho um blog e um vlog, e vou dirigi-lo com mais segurança depois dessas dicas bay
livro-azul.blogspot.com.br

Unknown disse...

Adorei o post, Pam! Dá dicas de programas fáceis de usar para editar vídeos, por favor!

E vou sentir sua falta por aqui
:(

beijão
Frini