2 de mai. de 2013

Sobre a RT Book Convention - Janda Montenegro



Muita gente ficou animada com o post sobre minha viagem para a RT Book Convention e por isso, antes de correr para o aeroporto (tenho que sair em meia hora! rs) resolvi escrever rapidinho para que vocês conheçam um pouco mais sobre o que é a RT e como ela chegou ao tamanho que chegou.

Acreditem se quiser, mas a Romantic Times é, na verdade, uma revista.  Surgiu com uma urgência de mercado: lá nos anos 1970, a quantidade de livros românticos publicados nos Estados Unidos era de apenas uns 30 ao ano, o que deixava o mercado com falta desse material. Também nessa época, o mundo pode acompanhar uma importante mudança comportamental: a revolução sexual, representados iconicamente pela era hippie, o amor livre e o Woodstock.

Foi  assim que Kathryn Falk, com seu livro “How to write a romance and get it published” e sua então revista de resenhas RT Book Reviews, resolveu dar uma agitada no mercado editorial norte-americano e criar uma convenção anual que, hoje, comemorando seu 30º aniversário, se tornou uma das principais referências mundiais para encontro, debate e negociação de livros de todos os gêneros, mas com uma coisa em comum: uma pitada de  romance.

É claro que nem tudo são flores, e, nas primeiras edições, Kathryn e sua equipe tiveram que enfrentar diversas dificuldades, mas, felizmente, tanto naquela época quanto agora a convenção pôde contar com ajuda de voluntários  de todas  as partes  do  mundo que, como nós, são amantes dos livros e fazem de tudo para colaborar com nossos autores favoritos.

Cada um ajuda como pode, seja todos os dias, o dia inteiro, seja com apenas um par de horas no fim da semana, para ajudar a limpar após o fim da festa. As vantagens? Bom, além de não pagar para entrar, você já estará lá dentro quando o dia começar e, assim, poderá ser a primeira a ser atendida na fila de autógrafos daqueeeele autor badalado. Legal, né?

Na 3ª feira à noite eu terei um jantar com a Kathryn e poderei contar um pouco mais sobre como ela é. Quem sabe uma mini-entrevista, com histórias dos bastidores do evento? Até lá, continuem acompanhando os posts , pois a RT Booklovers Convention é, com certeza, a próxima Meca do mercado literário jovem.

Agora tenho que correr para pegar o avião!

Um comentário:

Raffafust disse...

Amiga linda
quero ver muitas fotos hein <3!

Curta muito o KANSAS

beijos