27 de mai. de 2013

Tons da Galera: Beetlejuice e a volta dos anos 1990

Beetlejuice

Certamente você já viu, e muito, por aí. As amadas e odiadas calças com listras verticais em preto e branco, que não demoraram a ser comparadas com as calças do Beetlejuice, personagem do filme Os fantasmas se divertem, de Tim Burton, um clássico com a musa-mor dos anos 1990, Winona Ryder. A moda veio, no entanto, de um desfile supergráfico de Marc Jacobs para Louis Vuitton ano passado, sobre o qual já falamos por aqui.
A Febre das Calças Listradas
O Desfile que começou tudo


Mas o retorno à década de Beverly Hills 90210 não para por aí. Inspiradas em musas como Cher Horowitz, de As patricinhas de Beverly Hills, Drew Barrymore recém saída da infância (e da rehab) e Kelly Taylor, a paty mais sofrida de Barrados no Baile, é bom se preparar para uma temporada forte de jardineiras, meias até os joelhos ou até o meio da coxa, vestidos baby doll com botinas pretas, mochilas jeans com fundo de camurça (quem não teve?), sapatos de solado de borracha grosso (que agora voltam bonitinhos em versões do Creeper, mas que naquela época eram os terríveis naurus), símbolos de hang-loose, da paz e do yin-yang e outras modinhas de gosto duvidoso.

Cher Horowitz
Uniforme versão Nasty Gal de Donna Martin e Kelly Taylor; vestido floral, jaquetinha jeans, mochila e coturnos



Felizmente nem tudo é exagero nesse revival. O grunge tem voltado mais discreto (e limpinho, ufa!) com camisas xadrez mais ajustadas e menos “roubei do meu namorado que só faz lavanderia a cada 6 meses”, afinal a calça boyfriend já cumpre esse papel.

O Grunge repaginado pela Nasty Gal, muito mais sexy



Também bem-vinda é a volta de um estilo mais minimalista e usável, do qual a Calvin Klein foi o maior representante. Linhas retas, clean, cores sóbrias, peças duradouras e que não saem de moda, em sintonia com uma tendência cada vez maior dos consumidores de procurar peças de qualidade e que durem mais do que uma estação.

E vocês? Já aderiram, pretendem aderir, ou lembrar dos anos 1990 é too much too soon?



Nenhum comentário: