2 de nov. de 2012

Papos de Sexta - Novembro e os livros de verão, por Garota It (Pâmela Gonçalves)

Novembro, o mês mais lindo de todos, chegou! Eu adoro novembro! Dá aquela sensação de férias chegando. O horário de verão já está aí, o clima começou a esquentar, e a contagem regressiva para o próximo ano já está valendo. Ok, eu adoro novembro porque também é o mês do meu aniversário (16/11). O quê? Todos adoram o mês do seu aniversário! Eu adoro o meu também, mas tenho de admitir... o meu mês preferido é janeiro. 

Essa preferência é por causa do clima. Verão, sol, praia, férias... Ai, ai, coisa boa. Mas voltando para novembro. É nesse mês que eu começo a procurar loucamente por livros de verão, mesmo que a estação só comece, de fato, em dezembro. Não sei vocês, mas gosto de ler os livros que combinem com o clima que estou vivendo atualmente. Tanto em temperatura, como emocional. Deixa a história muito mais real, e vou falar a verdade, sinto até o cheiro do mar se eu ler o livro no verão, mesmo que esteja em casa. 

Não adianta, não vou conseguir aproveitar um livro em que se passa no inverno se eu o ler no verão. Assim como é inadmissível ler um livro de verão em julho, por exemplo. Desperdício de livros de verão, isso sim. Livros de verão são raridades! Então nem ouse “gastar” um livro de verão no inverno! 

Eu tenho toda aquela preparação mágica para começar a ler um livro de verão. Primeiro, não posso começar a lê-lo em um dia mais ou menos. Por exemplo, enquanto estou escrevendo esse texto o dia está nublado. Nem pensar em ler um livro de verão hoje! Seria um desperdício, como já falei. O dia tem de ter sol brilhando e um calor agradável, ai sim eu estou no clima do livro. 

Como eu disse, são raros os livros de verão. Quando eu não tenho muita opção, acabo aproveitando os chick-lits sem clima definido. Nada de suspense, drama ou fantasia. Isso me passa uma sensação de frio, então eu deixo para os dias nublados. No verão passado eu lembro que adorei ler O verão que mudou minha vida, da Jenny Han e Ritos da Primavera, terceiro livro da série Sociedade Secreta, da autora Diana Peterfreund. Agora vou começar a selecionar alguns livros para os próximos dias quentes e ensolarados. 

Eu sou a única louca que faz isso ou vocês também combinam os livros com o clima? Aliás, como vocês escolhem os próximos livros que irão ler? 

13 comentários:

Chrystianne disse...

Concordo com você! Ler um livro que combina com a estação é tudo de bom! E não só com a estação, mas com o momento que está vivendo também é legal! Se está de férias, se está triste, feliz, grávida, fazendo estágio, no primeiro emprego, enfim... fica tudo mais gostoso! É como se tivesse um guia pra passar por tudo o que você está vivendo...

Fernanda disse...

Ah, eu tenho um ritual também para ler um Livro... Lembro que deixei A Estrela Mais Brilhante guardadinho para levar para minha lua de mel, assim eu poderia ler na praia em Natal, sentadinha nas cadeiras de praia, outros mais sombrios, como por exemplo a Menina que roubava livros comecei a ler em uma época difícil da minha vida e parei, não iria aguentar...Eu entro na história demais, então também tenho meus rituais meio loucos....kkkkk... Adorei o post, Pam... Achei que só eu era meia doidinha... Bj.

Paula Vitória Otero disse...

Nunca fiz isso, mas ADOREI a ideia! Este ano estou super empolgada com o verão (e as férias! Hehe) e com certeza vou dar uma olhada na sinopse nos livros indicados. Além disso, já li Sociedade Secreta e gostei muito, mas nunca achei os outros livros da série. Dicas anotadas! Beijos

Fernanda Ohashi disse...

Oi Pâmela! Como eu moro em Belém do Pará, eu não tenho essa opção de escolher o clima, porque todos os dias está suuuuper quente, de querer sair de biquini todo santo dia hehe Mas se eu tivesse a oportunidade eu faria sim :) E quanto a segunda pergunta, eu escolho os próximos lançamentos de autores favoritos e editoras que eu gosto :) aí eu leio as resenhas dos blogs que eu sigo e a lista dos livros que eu vou ler só faz crescer :D Adoro as suas colunas!

Beijos, Nanda ~ Blog SuperBookaholic

Aline T.K.M. disse...

Adorei esse Papos de Sexta! Também acho que ler livros conforme a fase em que estamos (seja interna ou externa) tem tudo a ver. Só que não costumo selecionar minhas leituras desta forma. Se acontece, assim por coincidência, acho legal e mais "fácil" entrar no clima da trama.
Outra coisa: também faço aniversário no dia 16/11. =P

bjão
escrevendoloucamente.blogspot.com

Cíntia G. disse...

Olá Pam, não tenho este costume de escolher o livro de acordo com clima, mas escolho o livro para combinar com os locais que estarei. Exemplo: Se vou passar o fim de semana em casa, pego livros mais profundos de conteúdo intenso que tenho que ler com calma. Já quando vou viajar, levo meus chick-lits, com muitas confusões e senas engraçadas, acho que combinam bem.
Mas vá lá quais as dicas para este verão....

Anônimo disse...

Oi Pâm.

Legal sua relação com o "clima"do livro. Eu também gosto do final do ano mas não me privo de temas pra ler, justamente porque a fila sempre anda muito grande, então não posso me dar ao luxo de escolher assim. hahaha

Você também deve entender como é a fila abarrotada de séries.

Legal o post e já deu clima de verão.

bjão e continue postando. :)

San Rocha disse...

Oi Pâm! Adorei seu texto \0/. Dá pra sentir nas suas palavras o amor pela leitura <3.
As vezes eu faço o contrário rsrsrs. Em dias frios e chuvosos, eu leio um livro que me transporte para o clima que mais amo tb, o verãc! Vc já leu um suspense ou terror com chuva forte/raios e trovões??? Eu adorooo! Ainda mais se for numa cama quentinha hehehe. Vou experimentar nesse mês, seguir as tuas dicas e depois eu te conto, tá?!Mega beijo e inté mais. Drika Rocha.

Amanda Cristhie disse...

Gente, eu achei que era a única louca que fazia esse tipo de coisa! HAHAHAHA mas eu também acho que os livros têm que combinar com o clima (seja real ou emocional).
Eu adoro livros com tema de natal... especialmente se for aquele natal bem branquinho de neve, pra sonhar acordada... só falta colocar músicas de natal de fundo hahaha
Beijos

Unknown disse...

Eu concordo com cada palavra do que tu falou, é exatamente assim que eu me sinto quando to lendo um livro, gosta de estar na estação e na temporada igual a que o livro retrata

Unknown disse...

Concordo com cada palavra do que tu disse. Eu gosto de sentir como se eu tivesse dentro da história junto com a personagem e ler um livro na estação a qual ele se refere é muito bom

Unknown disse...

Ah, concordo plenamente contigo. Novembro é um mês maravilhoso, ainda mais para nós, escorpianas, esse clima ótima pede um livro que se passe no verão. As pessoas normalmente ficam mais felizes no verão e um livro assim só tende a ser um ótimo livro para aproveitar o tempo.
Adorei as tuas dicas de livros e talvez compre para ler nas férias. :D
Tudo o que quero é praia!!! E estou escolhendo um livro para levar comigo para Floripa no feriado. Ainda não encontrei um livro de "verão", mas continuo na busca entre os livros que tenho e ainda não li.

Beijos,
Samy.

B. disse...

Infelizmente, eu só tenho tempo para aproveitar com calma livros nas minhas férias de verão. Portanto, não posso me dar ao luxo de ler livros conforme a estação... Mas com certeza deve ser muito bom sentir o clima (em ambos os sentidos) certo ao longo da leitura de uma obra. *-*