13 de jul. de 2012

Papos de Sexta: Sexta-feira 13 é dia de sorte, por Frini Georgakopoulos

Em várias culturas, a sexta-feira 13 é vista como dia de má sorte. Alguns dizem que é porque na Última Ceia estavam sentadas 13 pessoas e Jesus foi crucificado no dia seguinte, em uma sexta-feira; na mitologia nórdica, o problema foi o banquete para 12 pessoas para o qual Loki não foi chamado e respondeu com uma arruaça tão grande que resultou na morte de Balder, o favorito dos Deuses. E ainda há o dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, em que o Rei Filipe IV da França dissolveu a Ordem dos Templários, taxando seus integrantes de hereges e iniciando uma verdadeira caçada a eles.


Horrível, não é? Mas, para mim, sexta-feira 13 é dia de sorte! Como o Dia das Bruxas é a minha data comemorativa favorita. Considero a sexta-feira 13 como um mini-Halloween e que precisa ser comemorado!

Adoro filmes de terror desde pequena. Sempre gostei de ficar até tarde, com as amigas, vendo filmes como A Hora do Pesadelo e Sexta-Feira 13 no “Corujão” (quem é mais novo não faz ideia do que é isso, mas tudo bem). Assistia tudo amarradona, mas na hora de encher o copo de água, lembro de correr do quarto para a cozinha, sem dar uma olhadinha para a sala, que já estava escura e tinha sombras sinistras. Me lembro de pesadelos absurdos, mas que não assustavam o suficiente para abdicar dos filmes de terror! Isso jamais! Até hoje, só não consigo dormir se vir “O Exorcista”, o qual considero o melhor de todos os tempos. Fora ele, vejo tu-do! Adoro mesmo e se passo um mês sem um terror básico, sinto uma falta absurda! Vai entender...

E as bruxas, vampiros e gatos pretos? Adoro todos! Tenho praticamente uma coleção de gatos pretos na minha mesa no trabalho e sempre um pendurado na bolsa. Vampiros e bruxas também sempre foram presentes na minha vida, e não vieram só com a chegada de Crepúsculo e Harry Potter não, tá? Gosto tanto dessa cultura meio macabrinha que queria trocar de nome com a minha mãe quando pequena! O meu nome veio de uma princesa grega e o dela é Kirki — Circe em grego —, que todos conhecem como a feiticeira da Odisseia de Homero. Não queria ser princesa, queria ser bruxa!

Quando trabalhava em jornal, uma das minhas amigas repórteres me chamava de “bruxinha” e no meu atual trabalho tenho uma tradição: 31 de outubro eu levo uma abóbora de plástico — que eles me deram — repleta de balas, chicletes e bombons e distribuo para o setor inteiro. Afinal, depois de tanta “travessura”, a gente merece algumas gostosuras. O pessoal gosta tanto que passaram a pedir que eu repetisse isso toda sexta 13. Folgados, não é? 

Agora o difícil é resistir aos brinquedos! Em uma das minhas últimas viagens a São Paulo, comprei um Penadinho que brilha no escuro. Fui pesquisar e descobri que o Maurício de Souza criou a turma do Penadinho — meus personagens favoritos da Turma da Mônica — quando era repórter de polícia em um jornal. Me identifiquei na hora! E as bonecas de Monster High? LINDAS! Meu noivo até comprou a Dracolaura “vodu” pra mim! Já os “colecionáveis” tenho o orgulho de ter o Ghostface, assassino de Scream — venero o primeiro filme da série — e o meu queridão, Fantasma da Ópera.
Assisto todos os tipos de filmes de terror, mas meu tipo de terror preferido é o vitoriano. Casas mal assombradas, fantasmas... Adoro! Por essa razão que eu adorei o livro A Mulher de Preto, da Record. Outra dica para quem curte terror assim é o The Dead of Winter, de um escritor britânico chamado Chris Priestley. Ele arrasa demais nessa área e escreveu Contos de Terror do Tio Montague, que é para crianças, mas é de arrepiar também! 
E você? O que você vai fazer nesta sexta-feira 13? Eu vou sair para comemorar e vou assistir a, pelo menos, um filme de terror. Boa sexta-feira 13!

6 comentários:

deborahandrade disse...

Feliz Sexta-Feira 13 Frini!! xD Não sabia que você era tão chegada assim a um filme de terror, eu sou muito covarde pra ver mas já tive minha época amo terror HAHAHAHA "Bons tempos" em que via filme de terror e ia correndo do quarto pro banheiro com medo do escuro xD
Mas devo dizer que depois de ler sua coluna realmente bateu uma saudade de como você disse um filme no estilo vitoriano... Agora deu uma vontade de ver xD E deu uma vontade também de ler A Mulher de Preto, mas se eu tivesse o livro tenho certeza que só ia ler de dia xD
Vamos ver se eu crio coragem pra ver um terrorzinho básico hoje!! Adorei a coluna!!
Beijos,Débbie

Anônimo disse...

Tambem adoro filmes de terror, toda sexta-feira 13 eu assisto, mas tem que ser de noite se por que de dia não tem graça. Amo vampiros e ja assisti tantos filems de terror que ja perdi a conta.

Raffafust disse...

Oi Frini

Eu sempre tive medo do Filme " A hora do pesadelo", assim..eu amava ver o filme mas depois eu ficava sem dormir direito achando que Freedy ia me pegar..kkk Um belo dia descobri também o filme Sexta-feira 13 e com o Jason na cabeça minhas noites de criança nunca mais foram as mesmas, muito antes do filmes juntar os dois mostrengos eles já corriam atrás de mim nos meus sonhos..kkk
Doida né? Por esse motivo apesar de amar tudo referente ao gênero..para mim sexta-feira 13 é sinônimo dos dois! Um por causa do filme e o outro porque eu não dormia. POr via das dúvidas, a luz foca acessa até hoje nas sexta 13 e no Dia das Bruxas..kkk

Bjão, amei a coluna

p.s- quero um docinho dessa abóbora

Vivi Maurey disse...

Ai, eu simplesmente AMO sexta 13 tb! ;) Vou ver um filme de terror tb - agora para comemorar antes de dormir, rs.

Adorei a coluna!

Bjão!

Ana disse...

Adoro sextas feiras 13 tb!!!
Esse lance de bruxas, vampiros e fantasmas... Tb sempre achei o máximo!!! Minha mãe sempre me incentivou a gosta de drácula.. daí... deu no que deu né... Tem um livro chamado Draculinha, mega antigo... eu tenho todos os da série.. são mais ou menos da época de Droga da Obediência (esse eu sei q vc conhece...)
Brinquedos tb são consequencia... o duro é entrar na loja de brinquedos com minha filha e sair de lá com Monster Hight pra mim!!! hahahaha.
Sua coluna sempre MARAVILHOSA!!!
Bjos

Anônimo disse...

Frini!!!

Amei o texto, viu?! Concordo que sexta-feira 13 é o máximo! Eu ainda penso que deveria ser feriado... #digno

Adoro filmes de terro/suspense, mesmo morrendo de medo e ficando dias sem conseguir dormir direito, sem conseguir ir ao banheiro de madrugada, olhar no espelho... essas coisa. Tenho pavor de ver alguma coisa, rs.
Mas não consigo evitar gostar desses filmes, e alguns são verdadeiras preciosidades. Sinto falta de filmes do estilo Poltergeist, esse é um dos melhores para mim ;)

Beijocas!!!