6 de jul. de 2012

Papos de sexta: Por meio desta, eu confesso: Eu amo a série Sociedade Secreta


Se você me segue no twitter (@garotait) já deve ter lido algum tweet sobre a série Sociedade Secreta da (diva!) Diana Peterfreund. Meus tweets variam em babar pelo Poe e implorar para a Galera Record a publicação do quarto (e último, snif, snif) livro da série. 

O meu crush com a série não é só pelos livros maravilhosos, mas por ser sobre um assunto que amo: sociedades secretas. Adoro qualquer tipo de manifestação e grupos formados no ensino americano. Seja no ensino médio, com as animadoras de torcida, atletas, teatro, matemática, aleatórios, ou na universidade, com as fraternidades e sociedades secretas. É um máximo ter um grupo assim, que vai além de um grupo de amigos, mas um grupo que se forma por ter algo em comum ou almejar a mesma coisa.

Há diversos tipos de sociedades secretas e não estou aqui para discutir sobre elas, sei lá... Algumas são bem mais sinistras que a Rosa & Túmulo e eu não quero me meter. Estou aqui para falar das inofensivas, e claro, da ficção.

Eu acho uma coisa tão legal que acabei transformando em um tema para o Projeto Integrado da faculdade. Como o curso estava comemorando 20 anos, resolvemos bolar uma sociedade secreta que estimulasse os estudantes e fortalecesse o sentimento pelo curso. É claro que a ideia não passou da apresentação para as notas, mas seria bem legal se tivesse continuado. Ai, ai... sonha, Pâmela.

As sociedades secretas têm como grande diferencial todo o mistério que as constituem e seu propósito é sempre mantido em sigilo. Mas também temos os grupos formados de acordo com o sistema grego. Se você já viu algum filme americano que se passe em uma universidade, com certeza já ouviu falar de alguma fraternidade ou irmandade. O sistema fica bem visível na série de tv Greek (♥), já assistiram? Amor pela Kappa Tau Gamma! Esse tipo de sistema é bem comum nos EUA e bem antigo também. Algumas vão além da simples moradia em grupo, mas possuem grandes patrocinadores e várias filiais em diversas universidades.

Aqui no Brasil não pegou, e eu vivo nas sociedades, fraternidades e clubes através dos livros, filmes e séries. Acho realmente tudo muito interessante. E vocês gostam do tema também? Quais livros, séries e filmes que vocês me recomendam?

4 comentários:

Anônimo disse...

Pam, AMEI o tema da coluna! Eu adorei Rosa e Túmulo e comprei o segundo livro, mas não li ainda. Adoro sociedades secretas e AMO o film "Skulls and Bones" -> eu acho que é esse. Aqui acho que o nome é Sociedade Secreta. Se não viu, VEJA! É com o Joshua Jackson. Muito maneiro!

Não sou muito fã do sistema grego (o que é meio irônico), mas adoro outros grupos, como os de chefes de torcida, por exemplo. Fui uma na escola (estudei na Escola Americana do Rio de Janeiro) e não, não éramos as mean girls da escola. Pelo menos eu não acho que éramos :) Amei a experiência e amo as "minhas meninas", como as chamo até hoje! :)

beijo enorme, Pam!
Frini

Pâmela Gonçalves disse...

Que máximo, Frini! Eu juro que não sabia que existia algo do tipo no Brasil. Bacana!

Nunca vi o filme (pelo menos não reconheço por nome), já vou anotar aqui para não esquecer de assistir!

Débis disse...

ADOREI o post!!! Ainda não tive a oportunidade de ler Sociedade Secreta, mas também acho o máximo o assunto... muito mistério, segredos... Fiquei interessada em ler!!
Vc também adora Greek?? Amo de verdade! Vc já viu o último episódio da quarta temporada? Quase chorei!!!(muito spoiler?)
Eu tbm adoro a KT! Vc tem alguma frase preferida da série? Eu sou meio louca pela série e tenho uma!!!
Beijo!

Unknown disse...

*tirando o pó do post*
Pam, eu AMO a Sociedade Secreta! Tive uma paixão pelo Puck e até quis que ele e a Amy ficassem juntos, mas aí veio o Poe e... <3
Meu sonho de leitora pobre é que a editora lance o box dos 4 até 100 reais, ou até fizessem uma promoção literária, até concurso cultural, que eu ia tentar com todas as minhas forças. *-*
Eu gosto bastante de assistir filmes de casas gregas e tal. Sei que não é tão sério e mesmo assim gosto MUITO do filme A casa das coelhinhas! kkkkk
Se não assistiu, deixo a dica. ^^
Beijo.