19 de mar. de 2015

Galera entre letras: Era uma vez... em imagens.

Volta e meia eu falo de contos de fadas e acho que sempre tem coisas interessantes pra falar sobre eles. E hoje eu queria compartilhar com vocês um achado e falar rapidamente sobre as ilustrações dos contos de fadas.

Todos os dias, eu dedico algum tempo (em geral, assim que ligo o computador) a pesquisar temas com os quais eu trabalho (contos de fadas, literatura YA, histórias de terror, curiosidades etc.) e, dia desses achei, por acaso, o link pra uma exposição virtual bem interessante, organizada pela biblioteca da Universidade de Tulane (nos Estados Unidos) e por uma disciplina da faculdade de letras germânicas e eslavas:

Once Upon a Canvas: Exploring Fairy Tale Illustrations from 1870-1942
[Era uma Vez na Tela de Pintura: Explorando as Ilustrações de Contos de Fadas, de 1870-1942]
(O link pra exposição está aqui!)



Bastou ler o título da exposição e eu já fiquei interessada! E não me decepcionei.

Ainda que não seja uma lista completa de ilustradores, a relação dos artistas é abrangente: tem homens e mulheres (em menor quantidade, infelizmente, mas é bom saber que elas foram lembradas e que eram ativas na época, fins do século XIX e início do XX!), artistas norte-americanos e europeus (ok, faltam artistas dos outros continentes, mas essa ausência serve até como um incentivo pra pesquisar os outros, não?). E lembra a importância dos contos de fadas e a importância da imagem para o texto (na verdade, é uma relação em que imagens e palavras têm um peso muito grande); é difícil, depois que a gente identifica os ilustradores, não lembrar das imagens do BARBA AZUL, de Walter Crane, ou da CHAPEUZINHO VERMELHO, do Gustave Doré.

E o interessante da exposição é ver a variedade de traços e cores usados, além das possibilidades de representação visual de cada história (nas próximas colunas, eu vou falar um pouco mais justamente desses dois contos e de suas ilustrações).

Até lá, fica a sugestão pra vocês verem as ilustrações incríveis da exposição (o site está em inglês, mas não precisa saber o idioma pra ver as imagens).




Boa diversão e até a próxima!  

Nenhum comentário: