15 de ago de 2014

Papos de sexta: Eu blogo, tu blogas, eles blogam...


Nem lembro como descobri que ele existia, sequer lembro qual foi o primeiro que segui. Mas está lá no Blogger o dia em que comecei o meu: 13 de agosto de 2010.

Como quem não quer nada, saí postando fotos das minhas coleções: livros, CDs e DVDs do Michael Jackson. Com o tempo, passei a resenhar livros. Lembro bem: os primeiros que resenhei eram os oito que ganhei na promoção do fórum da Galera Record. Antes do blog, era no fórum que eu trocava marcadores, dividia histórias de livros lidos e fazia amizades virtuais com pessoas de todo o Brasil. Mas até 2011 não levava o "blogar" a sério; fazia vez ou outra, quando desse vontade. O A Menina que Comprava Livros ficava abandonado às vezes, até me lembrar dele para contar sobre alguma viagem que fiz ou show que fui. As resenhas, em sua maioria, ficavam no Skoob. 

Quando os blogs começaram a bombar, eu passei a apresentar eventos literários. Todo mundo perguntava “qual seu blog?”. Por preguiça, comecei a escrever para o de uma amiga que já estava pronto, mas o A Menina ficava lá como quem diz: "Hey, me escreve?”. Enquanto isso, a mania de ler, resenhar, divulgar, compartilhar, curtir aumentava. Precisava postar todo dia; chegar em casa depois de um dia de trabalho exaustivo e ter meu canto no mundo, um lugar onde pudesse falar com quem gostasse das mesmas coisas que eu: livros, filmes, eventos, tardes de autógrafos etc.

Quando dei por mim, o blog tinha parcerias, um seguidor aqui, outro ali. Então criei a Fanpage e me deparei com um lugar que tinha mais acesso que o próprio blog. Era só postar algo que vinham milhares de visualizações. Sim, você dirá: "Mas quatro anos e só tem isso de seguidor?". O que para muitos é pouco, para mim é muito. Não sou gatinha, não ligo para moda e tenho mania de livros, canecas e bonecos. 

Sim, não cresci (ou talvez não para cima, como desejava, rs), mas tenho orgulho dele. Conhece aquela sensação única de receber um inbox do tipo "Raffa, amei o livro que você recomendou”?  E dividir com um montão de gente que entende que estar cara a cara com aquela autora DIVA é sim um momento único na vida. E me sinto em casa quando pessoas entendem que marcadores de livro não são só pedaços de papel! 
Hoje todo mundo bloga. Tem blog que bomba e blogueira saindo em capa de revista (as literárias ainda não chegaram lá, mas um dia, quem sabe). Blogar é verbo, faz parte da gente, e dói demais ficar sem internet e não ter como atualizar aquele seu filho virtual! 

O A Menina é parte de mim. Tudo que vejo, penso' e conheço está lá em postagens diárias, sobre as quais amo saber o que as pessoas pensaram. Se fosse para guardar para mim, continuava com "meu querido diário". O blog vai comigo aonde vou: está no celular, iPad e laptop! Dou “bom dia” a ele e já o trato como sendo da família. Meu namorado sabe que não entre nós, mas conosco, existe um blog do qual ele me ajuda muito a cuidar. 

E claro que existe  uma parte dele que tem links das colunas que publico aqui :) Porque não só o A Menina, mas o Blog da Galera também faz parte de mim, e eu amo ter pedaços meus espalhados pela web ;) 

14 comentários:

Fernanda Lessa disse...

Que lindo Raffa!!! Adoro seu blog, sempre amei ler, mas ñ conhecia blogs literários. Depois que fui ao seu evento da editora Seguinte na Bienal de 2013 passei a seguir o Menina e hj sou fã confessa!.
Desejo muitooo sucesso pra vc, e que seus objetivos sejam alcançados.

Um beijooo!!

Aline Basilio disse...

Adoro seus posts, seu modo de escrever e curto vários livos que você resenha e indica.
Não me vejo hoje em dia sem o blog A Menina. Faz parte de mim também. Fico aguardando nova postagem diariamente.
Valeu por criar esse blog e blogar conosco.

Elaine Cristina disse...

Tem pedacinhos seus espalhados pela web e no El Bazzar, que tem sido um sucesso os Encontros Literários.
Parabéns pelo talento.
Bjs Nane :)

ANA MAPA disse...

Que lindooo ��Amo muito "A menina" Tenho que admitir, estou viciada!! Sua escrita, suas criticas, suas dicas já fazem parte da minha vida como leitora e espectadora. Que Deus te abençoe, e que vc não largue o blog, pq não iremos largar vc ����

Michele Lopez disse...

Oie...
Gostei bastante de conhecer um pouco mais da sua história com o blog!
Achei super legal e adoro o trabalho que vc faz lá!
Embora conheça a pouco tempo o blog, sempre que possível tento conferir o que anda acontecendo por lá.
Parabéns pelo trabalho e dedicação.

Ø Väzïø ñä Flø® disse...

Conheci o Menina há poucos dias, não me lembro, creio que pelo Face de uma amiga em comum. Sei que me apaixonei pelo cantinho,pelas dicas de filmes(que amo), livros e pelas fotos..sabe, o bacana de você não conhecer muitas coisas, outros universos, é que quando postam fotos, você pode viajar..E eu viajo nas suas fotos!
Foi muito prazeroso ler a matéria de como tudo começou!!!Espero ainda poder acompanhar muito seu trabalho!
Beijo

Eva Munhoz disse...

Bela história!!!!A gente o carinho que vc tem pelo blog,atenção e carinho que tem com os seguidores e amor com que "conjuga o verbo blogar". Um beijo e sucesso.

Nathalia Simião disse...

Ai que delícia saber como foi o inicio de tudo Raffa! Comecei a acompanhar o A Menina a pouco tempo mas já amo seu blog. Adoro o jeito que você escreve, é uma delícia de ler. Por favor, não se canse nunca de blogar. beijos

Michelle Ladislau disse...

É RAFFA
Seu blog é pequeno só em número de seguidores, mas somos fiéis.
Eu mesma quase vendi minhas roupas para comprar os livros que indicou. hehehehehe
Já postei até no instagram os livros que indicastes.
Adoro sua sinceridade e por isso só compro livro quando vejo uma resenha sua e de algumas amigas blogueiras tão sinceras quanto você!
Não abandone mais o menina viu?
Beijos

Cinthia Viviane Soares disse...

Oi Raffa!! Que legal saber como tudo começou!!! Eu adimiro sua dedicação ao blog... Eu acho tão legal você compartilhar conosco tantas informações... Serio, todos os dias quando eu chego do colegio, eu abro a pagina e leio e comento o que você escreve porque eu adoro saber que tem pessoas que compartilham dos mesmos gostos do que eu, igual você disse... Agora, eu já conheço o galera Record... E com certeza vai ser tbm um blog que eu vou acompanhar sempre....
Beijos :)

Mar Paschoal disse...

Adorei!!

Mar Paschoal
www.LaGarota.com.br

Lilly DiCine disse...

Oi, Raffa!

Ah, como é bom a gente falar do que ama... O seu blog é sucesso e tem crescido por conta de todo o amor que você sente pelo que faz. Nós que seguimos a você e a seus posts temos a certeza de encontrar sempre uma excelente recomendação, seja de livro, filme, peça de teatro ou exposição de artes. Da mesma forma é a sua coluna por aqui - satisfação garantida! ;)
Parabéns pelo seu sucesso e pelo lindo e apaixonado texto.

beeeeeijo

Anne Viana disse...

Que perfeitinho Raffa!! 4 anos de blog não é pra qualquer um não..hahahaha..participo ativamente do Menina desde o ano passado e simplesmente adorooo ^^ e parabéns por todo o reconhecimento que o Menina merece!!!!

Adriana disse...

Raffa, no seu caso, blogar é uma arte que voce faz com perfeição, nos passa sempre as informações necessárias, sem revelar spoilers, e o melhor, suas opiniões são sempre muito sinceras, não importa se vai agradar ou não a editora ou autor, voce escreve o que voce sente, e isso sabemos que nem todos fazem! Parabéns pela sua bonita historia como blogueira, e com certeza, voce sabe, o Menina vai bombar cada dia mais! Bjo e sucesso pra voce sempre!