20 de dez de 2012

OS MELHORES DO ANO - 2012

Com as festas de fim de ano batendo à porta, é a deixa para lembrarmos que, enfim, chegamos até aquela fase que a gente ama: fazer o balanço das coisas que aconteceram nos últimos 12 meses, comer coisas gostosas, e... escolher os nossos livros preferidos do ano! Claro, né? Para isso, toda a equipe da Galera se reuniu para pensar e falar um pouquinho sobre os livros que falaram mais alto com cada uma de nós em 2012. Vamos a eles!





A Ascensão do Governador - The Walking Dead - Ana Lima

É difícil escolher o filho preferido, mas esse ano até que foi fácil. The Walking Dead - A Ascensão do Governador causou um rebuliço na nossa equipe. Logo ele estava nas listas de mais vendidos de todo o país, mostrando que crossmedia veio para ficar - temos uma série de quadrinhos que deu origem a uma série de TV, que deu origem a uma série de livros, e tudo é bom pra caramba. Claro que o toque de Midas de Robert Kirkman é o que dá unidade à "brincadeira", e o homem é gênio! Preciso confessar que antes de TWD eu tinha um certo nojinho da espécie e minha lealdade estava com os unicórnios... E agora eu tenho uma mochila do apocalipse pronta com remédio, pilha, mudas de roupa etc. Vai acontecer, e quero estar pronta. Podem me julgar, é sério! Alguns podem discordar, mas o mérito dessa história não são os zumbis e suas bocas escancaradas, passos cambaleantes e feridas abertas. Somos nós. No fim do mundo, os valores se invertem e a humanidade esbarra na sobrevivência o tempo todo. A cada página, a cada episódio, a gente pensa: o que eu faria? E quem dera simplesmente fosse viver ou morrer. O que vemos é matar ou morrer, viver ou se sacrificar... Cada mínima decisão - assim como cada palavra dita ao sobrevivente que você acabou de encontrar, que pode ser útil ou te atrapalhar a beça - vai influenciar o amanhã, que você nem sabe se estará vivo para ver... Joguem o melhor jogo do ano para treinar um pouquinho essa parte e deixem prontas as suas mochilas :-) Mas antes curtam o Natal, o Ano-Novo, as férias, o verão! Afinal, o mundo não PODE acabar antes de 10 de fevereiro, não vamos deixar. Assinado: uma fã louca, hehe.

Um beijo da Ana

Cinema Pirata - Adriana Fidalgo

Eu sou o pirata de perna de pau, olho de vidro e cara de mau. Será?

Quem nunca ouviu um mp3 de origem duvidosa, que atire o primeiro pen drive! Cinema pirata é, para mim, um dos melhores lançamentos da Galera neste ano. Como se não bastasse um herói irônico, divertido e talentoso, o autor mete o dedo em um dos assuntos mais polêmicos desde que a Internet largou as fraldas: a pirataria na web. Propriedade intelectual, a influência das grandes corporações midiáticas nos governos e preços abusivos para a diversão mais amada dos jovens — cinema e música — são apenas alguns dos pontos que permeiam essa aventura distópica. Mas nada de apocalipses zumbis nessas páginas. O futuro de Cinema pirata é logo ali. Tudo que acontece, podia acontecer nos dias de hoje. Aliás, numa sacada genial, o leitor não sabe direito em que ano no futuro ocorre a trama, apenas que a perseguição aos downloads ilegais chegou ao extremo. Assim como a dependência digital. Com sagacidade, Cory Doctorow, ele mesmo um ferrenho ativista por uma rede mundial mais aberta e democrática, cria personagens divertidíssimos, uma heroína que qualquer garota inteligente gostaria de ser (e que tem um apelido foférrimo) e um final apoteótico, desses que fazem a gente berrar “YES!”, com direito a soquinho no ar e tudo. YES!

Feliz 2013!
Bjks,
Adriana

Leviatã – A missão secreta - Ellen Kerscher

Scott Westerfeld era quase uma lenda pra mim antes de ter lido algo dele. Mas depois de Leviatã – A missão secreta, virei fãzaça! Daquelas de querer foto junto, pedir assinatura e ter a sorte de dizer ao vivo o quanto gostei do que li. Além de ter conhecido o Scott no evento da Galera no Rio, participei do projeto todo do livro. E, apesar da tradução e do copi impecáveis, foi um projeto graficamente complicado, cheio de ilustrações maravilhosas e um mapa riquíssimo, essenciais para a trama. Por quê? Imagina um cenário steampunk. Lembra da história da Primeira Guerra Mundial. Então, coloca sendo o lado alemão, os mekanistas, que só constroem armas de guerra gigantescas no estilo Warhammer, e o lado inglês, os darwinistas, que dão vida a seres esquisitérrimos geneticamente fabricados. Rá! Agora deixa uma baleia-zepelim (o leviatã!) e um “Transformer” brincando no tabuleiro da Primeira Guerra Mundial. Dá é muito pano pra manga. Como valeu a pena, que recompensador trabalhar nesse livro. Como uma boa fã, não vejo a hora de ler o próximo. Sério. Vai agora ler! Beijos, Ellen :)

Anjo Mecânico (As peças infernais - Vol. 1) - Paula de Carvalho

Confesso que fiquei bem curiosa para ler o Anjo Mecânico quando soube que era um prequel de Instrumentos Mortais. Afinal, quem não fica com aquela vontadezinha de saber mais sobre uma série que ama? Se não por curiosidade, é no mínimo muito bom para matar a saudade daquele mundo que praticamente já faz parte da sua vida.
Bom, nem preciso dizer que o Anjo Mecânico não decepcionou meu espírito investigativo, né? - afinal, foi meu escolhido! Acompanhar a história de Tessa e ir descobrindo com ela o submundo faz com que a gente se sinta ainda mais próximo dele, e coletar as peças do quebra-cabeça é uma das partes mais legais. Quem eram os Caçadores de Sombra antes dos nossos já conhecidos e amados personagens? Quem controlava a Clave? Como ela se tornou o que é agora? A ansiedade de juntar todas as peças é quase incontrolável! E como se não bastasse tudo isso, a história de Tessa é impossível de parar de ler, e te envolve tanto que quando você vê está sacudindo o livro do tipo “Eu-não-acredito-que-isso-tá-acontecendo!”. Duvido que alguém ainda não tenha passado por isso, haha! Então, seja por curiosidade, por saudade ou simplesmente por vontade de ler uma boa história — afinal, tem jeito melhor de matar o tempo até a estreia do filme?? —, super-recomendo o Anjo Mecânico como leitura para as férias!
Um beijo da Paula (Di)

Nas Sombras - Fernanda Moura

“Lê, Fê. É MUITO bom”. Foi com essa frase que tive o incentivo para começar a ler Nas Sombras. Confesso que fiquei meio desacreditada –– nunca tinha lido um livro com fantasma ––, mas me surpreendi, e muito! Nas Sombras encanta com a maturidade de uma personagem de apenas 16 anos, que é capaz de cativar por estar em uma situação tão inusitada. Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com o fato de ouvir e ver fantasmas. Quando a banda do seu namorado, Logan, faz um supershow, acontece o pior. Na festa de comemoração, ele morre de overdose. Mas volta! Passa a fazer parte da vida dela exatamente como antes, só que sem poder tocá-la ou ser visto, sem poder estar em todos os lugares, ou seja... Não é exatamente como antes. E agora? Da mesma forma que comecei, digo pra vocês: Leiam, galera! É MUITO bom. Amei, com direito a chororô e tudo que tem direito quando se está lendo um livro daqueles! Beijinhos, Fê. :)


Psycho Killer (Gossip Girl) - Juliana Moreira

Ser capaz de recriar um mega sucesso editorial, trazendo toda a atmosfera de luxo, riqueza, glamour - e, ainda, aquelas intrigas que nós adoramos - para um contexto totalmente cômico e sangrento? Sim! Não tem como não amar Gossip Girl - Psycho Killer!  Eu sempre fui uma fã de carteirinha da série (seja nos livros, na telinha, em qualquer formato). Quando a Cecily veio para a Bienal e tive meu primeiro livro autografado, foi só felicidade. Acredito que quando se trata de GG sou daquelas fãs facinhas. Sempre irei sair como uma pessoa suspeita por estar elogiando algum livro que remeta a série. De qualquer forma, garanto – mesmo! - a diversão. É girar a chave daquele pezinho no humor-negro e acelerar: página 1 e VAI. :D


Escolhas de Formatura (Sociedade Secreta - Vol. 4) - Marcela de Oliveira

De muitos livros legais que li esse ano aqui na Galera, o melhor foi Escolhas de formatura. Quem acompanha a série Sociedade Secreta já devia estar morrendo de ansiedade para o último volume. E, acreditem, o livro está maravilhoso. A Diana Peterfreund é uma autora incrível! Ela criou uma trama muito boa, emocionante, cheia de reviravoltas até o último minuto. Você fica louca querendo devorar tudo até o final para saber o que vai acontecer e, ao mesmo tempo, triste porque está acabando. A história é fofa, mas tem sempre aquele clima de mistério por trás. É de tirar o fôlego de tão bom. Sem falar na protagonista, que é demaaais! Sério, ela é fofa, inteligente e divertida! Muito girl Power! E esse clima de universidade, formatura chegando, escolhas difíceis a fazer... Me identifiquei muito – com exceção da sociedade secreta, é claro... Quem sabe!

7 comentários:

Anônimo disse...

Só li o primeiro Sociedade Secreta, comprei o segundo, mas ainda não fui adiante. Mas gostei tanto do primeiro!

Tô no Time da Fernanda! Nas Sombras é bom demais!!!!

beijos para todos!

bjs
Frini

Jeh Polato disse...

Adorei a escolha da Fê,
Nas Sombras tinha tudo pra não funcionar pra mim, mas foi uma surpresa quando me vi adorando o livro.
Também recomendo a leitura.:)

@Jeh_Polato
Blog Eu li e Divulgo

Fê Cagno disse...

Deninitivamente estou com a minha chará, Nas sombras para mim foi um dos melhores livros publicados neste ano pela editora.

Fê Cagno
Blog Brilho das Estrelas

Ananda Dias disse...

O melhor de 2012 pra mim é Diários do Vampiro: O Retorno - Meia-Noite!
Adorei o livro, o final e tudo mais! E aguardo ansiosa pela continuação.

Ananda Dias
Blog Entrelinhas Casuais

gabriel disse...

Estou com a Paula de Carvalho, o melhor do Ano é Anjo mecânico *-*

Anônimo disse...

Atualmente, estou lendo, e quase acabando, "The Walking Dead - A Ascensão do Governador" e estou A-M-A-N-D-O!!!

Perfeição define esta obra (Fantástica!)

Agor, quero ler Psycho Killer (Gossip Girl)

MVinícius - mvimf@hotmail.com

Cida disse...

Anjo Mecânico veio para consagrar Cassandra Clare entre nós. Ansiosa pelas sequência de suas séries.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books