18 de set. de 2012

Tons da Galera - Warhol

O assunto do fim de semana no Rio de Janeiro foi a ArtRio, Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. Um dos artistas com obras expostas era Andy Warhol.

Há 50 anos, Warhol realizava sua primeira exposição individual na Ferus Gallery, em Los Angeles, onde exibiu “32 Campbell’s Soup Cans”, trabalho que usava as latas de sopa Campbell’s como referência. Em comemoração a empresa que fabrica a sopa está lançando edições comemorativas e limitadas da famosa latinha, olha que lindas: 
A obra de Warhol, aliás, tem tudo a ver com o momento pelo qual as artes visuais e a moda estão passando, com muita cor e culto a celebridades. Neste ano também se comemorou os cinquenta anos da morte de Marilyn Monroe, uma das celebridades capturadas pelo artista, em sua obra mais famosa depois da lata de sopa: 
Pegando carona nos 25 anos da morte do próprio artista, a marca de maquiagem NARS vai lançar uma linha em homenagem a Andy, com estojos e cores inspiradas nas suas obras. 
Não dá vontade de colecionar todos?

Outra notícia recente, desta vez bombástica, relacionada ao artista, foi que A Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais, criada em 1987, logo após a morte do artista, anunciou nesta que vai se desfazer de toda sua coleção: parte do acervo será doada a museus e galerias e outra parte será leiloada pela Christie’s. O primeiro leilão será realizado no dia 12 de novembro, e haverá também leilões online e “private sales”. O acervo da fundação é composto por pinturas, gravuras, fotografias e desenhos, alguns deles totalmente inéditos para o grande público. Vai ter muita gente quebrando os cofrinhos!

Warhol continua tão atual quanto quando surgiu, e parece que todos os objetos e pessoas imortalizados por ele também: Marilyn, Campbell’s, Elvis, Liz Taylor (que este ano ganha biografia estrelada por Lindsay Lohan), o álbum Nico & The Velvet Underground (cuja capa traz uma pintura de Warhol e que é considerado um dos álbuns de rock mais influentes e criticamente bem-sucedidos da história, aparecendo em 13º na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone), até o estilo marcante de uma de suas maiores musas, Edie Sedgwick. Os cabelos brancos, quase prata, sobrancelhas escuras e os brincos gigantescos de Edie marcaram presença nos últimos desfiles da NYFW semana passada. Já as listras que Andy gostava de usar nas camisas, adivinhem só, foram o maior hit do elogiado desfile de Verão 2013 de Marc Jacobs. E quando Marc Jacobs fala que está na moda então é porque está, né?
Capa de Nico & The Velvet Underground
Andy e Edie, artista e musa, quase uma história de amor
Cabelo platinado, sobrancelha escura e make 60’s das modelos no desfile de Marc Jacobs e quatro looks listrados na passarela. Warhol aprovaria.
________________________________________________________________________


Alda Lima começou a respirar moda ainda na barriga da mãe, que viajava a trabalho para pesquisar e comprar as últimas tendências. Formada em Cenografia, hoje trabalha com Visual Merchandising e Produção de Moda numa grife carioca. Nas horas vagas traduz para a Record, vê séries e filmes, e alimenta os vícios no Pinterest e em cheesecake. 




Nenhum comentário: