19 de dez de 2011

Os melhores do ano (2011)

A gente adora esse momento: escolher quais foram os nossos livros favoritos publicados ao longo do ano. Cada um escolhe o seu livro do <3 e conta tudo! Claro que a gente também quer saber qual foi o seu favorito e por isso essa lista migrou para o blog há um ano. Não deixe de comentar, tá? Boas férias!!

Pequeno irmão – Viviane Maurey
É um wake up call. Sabe aquele momento em que você se pergunta se tem noção das coisas que faz? Em um mundo onde poucos sabem do que a tecnologia é realmente capaz? Pensei nas coisas que escrevo por e-mail, que posto no facebook e exponho no twitter.  Pode ser bobagem, mas a internet é um Big Brother e, ficção ou não, a história de Cory Doctorow faz uma crítica brilhante – em um ritmo contagiante – a maneira como encaramos hoje a web e o sistema no geral. É uma aula de vida, de comportamento e sem sombra de dúvida, uma obra de arte! NINGUÈM pode deixar de ler!



Cidade de vidro – Ana Lima
Cassandra Clare me fez chorar – tá, sou a maior coração mole, mas ainda assim... O volume que teoricamente fecharia a série Os instrumentos mortais é só ma-ra-vi-lho-so. E tem que ler para entender. Sem dar nenhum spoiler, posso apenas dizer que Clary tem poderes sinistros, Jace fica fazendo aquele mimimi típico dos meninos bonitos que a gente ama, Magnus e Simon arrasam, e Valentim está mais do que determinado a ter PODER ILIMITADO e, se precisar pisar em umas cabeças no caminho, pisará. Huahuahua. Sério, leiam. É muito amor!



Assassin’s Creed - Renascença – Ellen Kerscher
O clima da Itália renascentista e o envolvimento do protagonista com nomes de peso da História, como Leonardo Da Vinci, Maquiavel e Rodrigo Bórgia, prenderam minha atenção. Eles estão vivos ali na narrativa, todos com papéis imprescindíveis e com certa verossimilhança. E não só por isso. É ação o tempo inteiro, numa trama que cresce exponencialmente à medida que novos personagens e objetos aparecem. Iniciado na Ordem dos Assassinos para vingar a morte de parentes, Ezio representa coragem, sagacidade e ainda por cima é mestre em le parkour (rs). Ele é o cara questionador, determinado, fiel à sua ideologia e implacável. E, embora seja um Assassino comprometido com a causa do Credo, sua bondade é enorme. Num mundo em que a verdade parece ser pouco questionada, as inquietações de Ezio são um tiro no peito daqueles que não se questionam, daqueles que não buscam conhecimento.Quem leu, entende: Nada é verdade. Tudo é permitido.

O verão que mudou minha vida – Marina Góes
A sensação de ler esse livro é parecida com a de rever as fotos das minhas férias de 2002. Minha mãe insistindo pra que eu e meus primos posássemos em um fim de tarde na praia, alegando que um dia essas imagens seriam importantes. Ela estava certa. Boa carioca que sou, tive casa na Região dos Lagos e aqueles meses curtidos sob o sol e dentro do mar, definiam o ritmo do meu ano. Sempre à espera do próximo verão e das pessoas que ele trazia, é lógico que me identifiquei com a Belly. Eu, assim como ela, tinha “primos” BEM gatinhos e sabia que cada um daqueles dias mudaria a história da minha vida (mesmo que hoje eu vá à praia beeem menos do que antes). Pra ler tomando aquela água-de-coco geladinha, o romance de Jenny Han é imperdível pra quem curte uma boa nostalgia.


Glee – O início  – Paula Carvalho
Levando em consideração que Glee é uma das minhas séries favoritas, não precisei pensar muito na hora de escolher o meu melhor do ano! Mas, favoritismos à parte, juro que é totalmente impossível não gostar de Glee – O início! Quem nunca assistiu à série vai querer passar a ver, e quem assiste, mata toda aquela curiosidade LOUCA de descobrir o que aconteceu antes do primeiro episódio. A autora consegue passar o clima da série de forma perfeita, e o livro se desenrola como um episódio — mais rápido do que você gostaria e deixando várias músicas na sua cabeça. Além de tudo, como todo bom livro baseado em filme (nesse caso, série), ele te deixa aquela sensação maravilhosa de que você conhece melhor os personagens do que eles próprios... Sabe? Enfim, seja você um Gleek ou não, vale MUITO a pena!


Era uma vez à mia-noite, de Luiz Antonio Aguiar (org.) – Renata Rodriguez
Quando vi na capa deste livro que cinco aclamados autores brasileiros recontariam Allan Poe, foi amor à primeira vista. Sabia que estes contos iriam me surpreender de alguma forma. Sorte a minha e de quem os leu: a surpresa foi a melhor esperada.
Os contos que seguem dão arrepios na espinha e te levam para um bom suspense. Já havia lido alguns do Allan Poe, mas não os que estão no livro. Melhor ainda foi ler as histórias recontadas. Elas são tão atuais e a sensação de medo é daquelas boas, nada torturante. A única coisa que me torturou, na verdade, foi parar de ler esse livro. A minha regra de “vou interromper a leitura quando acabar o capítulo” não funcionou. Devorá-lo foi a única solução.

 

5 comentários:

susi disse...

co mcerteza para mim o melhor de 2011 foi o livro de glee!! minha irmã me surpreendeu,dando-o para mim de presente... primeiro ja foi bom,pq o recebi de uma epssoa muitooo especial, e o livro é perfeito!! acho que já o li umas 14 vezes...e quando vi o segundo volume quase o comprei,mas estava em inglês,entao esperarei ate que a galera record o publique... pois galera record é a melhor!! todos os seus libros sao perfeitos,sou uma grande devoradora e fã!!!!!

raqueelsouzaa disse...

Quero de presente essa lista hehehe
O que eu quero mais ler é: O verão que mudou minha vida.
Gente,a sinopse é mto massa,já li várias resenhas e gostei mto!!!
Concerteza é um dos meus #FavoritosGalera

Luana disse...

Cidade de Vidro, Cassandra Clare envolve a gente numa trama muito maluca. Sem falar da loucura entre o Jace e a Clary.
Nota infinita pra você, Cassandra, e para o livro!
E, Galera Record também, minha editora favorita. Sempre com os melhores livros e em ótima qualidade.
Adoro vocês!

Nizete - Cia do Leitor disse...

ainda não li Glee, não li O verão que mudou minha vida, nem Era uma vez a meia-noite, posso apenas avaliar Assassins Creed.
Muuuuuuuuiiiiiiiiiiiito bom!
Alguém quer me dar os outros livros??? xD

Fátima Menezes disse...

Vou ter de passar depois para dizer qual foi o meu livro da Galera favorito. Acabei de comprar mais alguns, rs.

Não li nem comprei nenhum dos volumes listados, mas penso que todos são muito bons. Estou louca para ler Cidade dos Ossos e Pequeno Irmão. o/

Fátima Menezes - @fatimamd
http://recantodecaliope.blogspot.com