23 de set. de 2011

Papos de sexta: Clube do livro, por Garota it

Na semana passada eu fui para São Paulo – sou de Santa Catarina – e fiquei lá por dois dias. O motivo principal foi o evento que a Galera Record promoveu para blogueiros com a Lauren Kate. Mas apesar de o evento ter sido ótimo, o que eu mais gostei da viagem foi poder conhecer e falar com pessoas sobre o que eu gostava - aí não gerava aquele clima de não saber o que falar, sabe? Pessoas que eu só conhecia pela internet e quando falei pessoalmente a conversa simplesmente fluía.


Conheci pessoas maravilhosas - blogueiros ou não - que, com certeza, tornaram a experiência ainda melhor. Infelizmente, não pude ir para à Bienal do Rio, e imagino que as emoções em uma Bienal sejam ainda mais intensas, já que as muitas pessoas que estão lá curtem... LIVROS! Como foi a primeira vez em um evento literário eu achei tudo muito mágico e maravilhoso, e não vejo a hora para curtir isso de novo!


Depois disso eu sempre me pego pensando que há várias pessoas que não tem a oportunidade de conversar pessoalmente sobre a leitura. E, na maioria das vezes, não é por falta de pessoas com gostos em comum, mas sim porque as pessoas estão escondidas.


Um belo exemplo é o Clube do Livro da minha cidade. As meninas que começaram (hoje blogueiras) não tinham grandes pretensões e não imaginavam que o grupo cresceria tão rápido. Agora o clube está perto de completar um ano e conta com mais de 20 membros (ativos). Pode parecer pouco para alguns, mas em uma cidade pequena como Tubarão (quase 100 mil habitantes), isso é significativo, já que até pouco tempo o clube não tinha nem local para os encontros (atualmente é na Academia de Letras da Cidade).


A maioria das grandes capitais possui um Clube do Livro, sendo que o do Rio de Janeiro bomba em todos os encontros. Se na sua cidade não tem, que tal tomar a iniciativa? Utilize a internet a seu favor e pesquise pessoas que gostem de ler e convide para formar um grupo. Compartilhem experiências, indiquem livros, exponham suas ideias. É fato, você vai se apaixonar ainda mais por leitura.

10 comentários:

Unknown disse...

Depois que a gente monta e começa a participar de um clube do livro, nossa vida muda. É algo mágico estar no mesmo lugar, falando das mesmas coisas com pessoas que pensam e gostam do que você gosta.
Acho que não precisa ser coisas mirabolantes, encontros super elaborados. Basta reunir uma galera que curte ler e pronto. Depois disso, o clube meio que se faz sozinho =)

bjinhuxxx
Eu li e Divulgo

Vivi Maurey disse...

A primeira vez que fui no Clube do Livro RJ eles já estavam comemorando 1 ano, rs. E me apaixonei! É tão bom encontrar com pessoas que curtem livros e falam sobre eles com paixão, que nem a gente. ;)

Bjocas!

Kellen Baesso disse...

Realmente, Pâm, falar sobre essa nossa paixão é incrível! Adorei que você citou nosso clube e é extremamente gratificante ver como ele está crescendo. Até pessoas de cidades vizinhas comparecem.
Beijos

Anônimo disse...

Falou e disse, Pam! Sentimos sua falta na Bienal! Vamos tentar marcar para todas nos encontrarmos na de São Paulo, ano que vem?

O Clube do Livro Saraiva do Rio também começou pequeno e foi crescendo conforme o amor e o interesse por livros também cresceu. SHOW DE BOLA criar um clube na sua cidade!

beijos
Frini

Natiii disse...

Pam,muito interessante seu post.
Aqui em SP surgiu o The Five Book Club e eu achei uma ideia excelente,o primeiro encontro foi ótimo!!!

É sempre bom estar em contato com pessoas que tbm tem esse vício pela leitura.kkkkkkkkkkk

Vc vem para a Bienal de SP-2012?


bjs Nati

Pâm Gonçalves disse...

Frini, foi uma pena mesmo. Queria MUITO ter ido, mas né... quem sabe no próximo ano.

Natii, vou fazer de tudo para ir! Como consegui ir esse ano, acho que facilita pra ir ano que vem ^^

Bjs!

Elaine Maciel disse...

Pam, ainda nao participei de nenhum encontro do clube do livro aqui no RJ, mas estou louca pra participar...com quem posso fazer contato? (sou blogueira nova...rs)

bjs

Aline T.K.M. disse...

Sempre tive vontade/curiosidade, mas nunca participei de nenhum clube do livro. Ainda quero comparecer a algum. ^^

Joicy disse...

Oww que dimais a ideia!vou experimentar amei demais flor :)
sua fofa!
te aguardo espero sua visitinha no meu cantinho viu ;*
beijos
http://joicy-santos.blogspot.com

Luks Vieira disse...

Não conheço nenhum club destes por aqui, bom saber da existências destes gripos em outros estados. Sobre os encnotros, realmente deve ser bem interesaante ver e falar com pessoas/blogueiros que muitas vezes nós só mantemos o contato por via do internetês..rs. Belo post...
Att.,
Luks