15 de mar. de 2013

E você, quantos livros lê?


Certamente se você ama ler, assim como eu, alguém já lhe perguntou: “Nossa, como você arruma tempo para ler tantos livros?” Eu sempre fico com vontade de responder: “E eu não imagino como você consegue viver sem ler...” Mas minha mãe me educou, e eu não consigo responder o que gostaria.

A verdade é que não há mágica, tática ou fórmulas para se ler mais ou menos. Acho que a verdade é que quando queremos, arrumamos tempo. Eu trabalho muito , sempre trabalhei. Há pouco tempo, eu também estudava; depois da faculdade ainda emendei com uma pós. O resultado é que andar com um livro na bolsa para ler a cada oportunidade que eu tinha, se tornou rotina. Não me vejo saindo de casa para passar o dia inteiro na rua sem um bom livro por perto. Eu leio no metrô, na espera do elevador, no almoço, parada no sinal para atravessar, na academia enquanto o professor não chega... isso me distrai , já faz parte de mim.

Claro que quando sobra um tempo em casa, eu também amo ler deitada em meu quarto, com todo o conforto, mas eu gosto de estar rodeada de histórias durante meu dia, sejam elas baseadas em fatos reais ou não.

Meu dia é cheio, mas os finais de semana são para duas paixões: livros e cinema. É verdade que quase não assisto tv, quando a ligo são para noticiários que gosto e para ver seriados. Mas não aceito que digam que sobra tempo, por isso leio tanto. Sempre li, claro que tiveram épocas em que eu li menos e outras mais.

Outra pergunta que me fazem é qual a média de livros que leio por mês? De acordo com meu Skoob, eu nunca cumpro as metas de leituras que são sempre surreais para o tempo que tenho, mas acho que as faço vendo a quantidade de livros que compro. Sinceramente não sei se terei idade suficiente – se não virar uma vampira e viver eternamente – para conseguir ler todos os livros que tenho. Mas respondendo a pergunta, sei que a média são 4! Pouco para quem lê mais (muita gente lê uma média de 10 livros!) e muito para quem está há mais de 3 meses tentando terminar um livro.

A verdade é que não curto nem um pouco ouvir as pessoas achando que não tenho mais o que fazer por isso leio tanto. Porque eu tenho sim, eu trabalho muito, eu faço muita coisa, mas também leio! Por que as pessoas tem a impressão errada? E quem define o que é ler muito e o que é ler pouco?

Ano passado eu li 61 livros, muito mais que em 2011, quando li 48. Esse ano, li 17 até agora. Mas não tem como prever  quantos livros lerei até o final do ano, pois alguns tem mais de 500 páginas! Talvez o e-book (meu primeiro ano com ele conforme contei na última coluna) contribua para que mais livros sejam lidos!

E você, quantos livros lê por ano? Consegue cumprir suas metas de leitura? Comentem aí ;) 

19 comentários:

Unknown disse...

Não saio de casa sem um livro, mas também não tenho metas de leitura. Essa coisa de contar quantos livros eu li, pra mim, é besteira. Não importa a quantidade, mas a qualidade não somente do livro, mas da leitura. Ler voando só para dizer que acabou mais um é ridículo. Leio o que quero, quando eu posso. Gostaria de ler mais não para dizer que leio mais tantos livros, mas porque tenho muito mais livros que quero ler do que tempo para efetivamente me dedicar a eles. Mas leio e é isso que importa. :)
Beijoquénhas!
Frini

Liliana disse...

Bem, até 2006 lia poucos livros por ano, o que era incrível, já que foi a parte da minha vida em que tinha menos coisas pra fazer. HUAHUAUHHAU
Em 2007, a quantidade começou a aumentar, mas meu máximo foi em 2012: quase 80 livros!
Fiquei bem feliz :) A meta desse ano é 100, mas acho difícil conseguir do jeito que tá. HUAUHAUAHUA

Lygia Netto disse...

EU TENTO não me ater tanto à metas, senão perco o prazer no livro que estou lendo no momento, pensando prazos e em correr para ler o próximo (sou dessas =P). Mas entendo totalmente o sentimento, a maioria das pessoas acha que tenho tempo sobrando para ler tanto assim =P Não dá vontade de falar pra ir para aquele lugar? u.u

Tudo é prioridades...e nós, almas lindas e maravilhosas, priorizamos os livros! <3

Beijo grande, queridona! =D

Paula Barreto disse...

"Sinceramente não sei se terei idade suficiente (...) para conseguir ler todos os livros que tenho." THE SAD STORY OF MY LIFE! E outra, eu sempre me desespero quando penso que vou morrer antes de ler tudo o que eu quero, porque, na minha estante ou fora dela, tem coisa demais a ser linda ainda!

Raffa, qual seu skoob?

Ana disse...

Pois é... essa história de leitura é meio bizarra, pois tb sempre me perguntam se não tenho algo melhor pra fazer do que ler... Mas.. peraí.. Ler é legal! e sim, eu gosto! Não leio tanto quanto gostaria, tenho uma pilha enorme pra ler, mas leio sempre que posso os livros que quero... Não fico contando, mas gosto de saber que li mais em um ano do que no ano anterior...
Bjos!!!!
Ana

Ana disse...

Pois é... essa história de leitura é meio bizarra, pois tb sempre me perguntam se não tenho algo melhor pra fazer do que ler... Mas.. peraí.. Ler é legal! e sim, eu gosto! Não leio tanto quanto gostaria, tenho uma pilha enorme pra ler, mas leio sempre que posso os livros que quero... Não fico contando, mas gosto de saber que li mais em um ano do que no ano anterior...
Bjos!!!!
Ana

Luiza disse...

Oi amiga! Mias uma vez adorei sua postagem, assim como você, AMO ler e para falar a verdade nem fico percebendo quantos livros li ao longo do ano RSRSR

Bjj
Eternamente Princesa!

Misséia Rodrigues disse...

Ja tentei contar , mais agora como estou demorando muito em certos livros, e isso me irrita profundamente , parei de contar. O povo la da faculdade fica me perguntando como eu consigo ler tanto, pq tem epoca que eu toh com um livro diferente a cada semana, rsrs.
Mas sei que minha meta de leitura do Skoob nunca é alcançada.

Igor disse...

Muito legal a coluna Rafinha. Nesses dias corridos de hoje falta tempo pra muita coisa mesmo.
Bjs.

Alyne Lemos disse...

Adorei o post!
Na verdade, cumpro minha meta porque como tenho poucos livros, são os não lidos que fazem parte da minha meta!

Se você pegar 1:30hs por dia, dá pra ler bastante em um mês sem ficar/ser atoa!

Beijos.
Páginas na Estante
@alyneadriana

Thainá Cristina disse...

Raffa como a Lygia citou acima, procuro não me ater a metas também. Mas pelo que andei vendo acredito que leio uma média de 4 livros ao mês. Devo te dar os parabéns por conseguir ler em tantos lugares assim! Não consigo ler em lugares movimentados e com tudo quanto que é tipo de sons. =(

Raffafust disse...

Meninas ( e menino!)

Muito obrigada pelos comentários <3Sempre bom saber o que os amigos pensam! Acho que as vezes me ligo demais nas tais metas hahah

Beijos

Vivi Maurey disse...

Faz tempo que não conto quantos livros leio por ano... houve ano que o número passou de 50, mas agora não chego nem a 15. Amo tb estar rodeada de histórias, mas faz tempo que não fico mais de duas horas lendo direto. Agora é só no ônibus, na hora do almoço e, às vezes, antes de dormir.

Graças ao Kobo tô lendo bem mais e talvez o número volte a aumentar depois de tantos anos. Yay!

O importante é não deixar de ler.:)

Anônimo disse...

Oi Raffa

Também sou assim acabo me controlando com as metas de leitura do Skoob e quando vejo tenho uma penca de livros a serem lidos e nem metade consegui por causa do trabalho!
Me identifiquei muito com sua coluna!

Beijos
Simonne

Livros minha Terapia disse...

Nossa , nem me fala em contar rsrs . eu não conto tem algum tempo. Afinal fico doida com a quantidade de livros que o povo lê kkkk
Eu fico na sua média amiga, entre 3 a 4 por mês , mas nem sempre é possível. E sim !!! qualquer lugar é lugar ... O Ano passado entrei na era dos e-books, mas eles ainda não emplacaram nas paradas de sucesso aqui comigo não!! kkk Vamos ver como vai ser esse ano. O máximo foram 72 livros ;), eu contava pelas resenhas , mas como nem todo livro q leio eu resenho então me perdi... kkkk Bjks

Lany disse...

Eu gostaria muito de ter mais tempo para ler! Por isso eu faço como você: sempre estou com um livro na bolsa!Sempre leio nos engarrafamentos da Linha Vermelha: assim aproveito muito esse tempo que eu acabo perdendo no transito!

Ano passado foi o ano que eu mais li: 68 livros! Eu sempre faço metas, porque isso me anima mais ainda a ler... Mas é claro que se eu não consegui, não tem problema!O importante é que eu me divirta com as minhas leituras, e não a quantidade d livros que eu li!

E e-books são maravilhosos porque eu consigo comprar sem nenhuma demora todos os lançamentos em inglês hahaha!

Beijos,
Lany

Unknown disse...

Nossa, você disse exatamente o que sinto e penso!!! Leio muuuito e levo livro para todo canto. Quanto viajo levo vários de medo de ficar sem ter o que ler. Eu tento aproveitar ao máximo o tempo que tenho, que é pouco, com duas filhas, marido, trabalho e dupla jornada doméstica. Então, aproveito cada minuto. A quantidade de livros que tenho e continuo comprando, me deixam ansiosa porque quero ler todos e logo.
Enfim, ler é meu hobbie preferido, minha distração e minha terapia.
Um grande abraço,
Silvia

Taty disse...

Então pra mim depende muito do tempo e do livro se eu estou com livros legais na estante leio uns 7 no mês se não é menos, o que me irrita as vezes é que as pessoas falam que não tem tempo pra ler e insinuam que se eu leio muito é por que não estou fazendo nada ah que raiva por que essas mesmas pessoas perdem 3 a 4 horas na frente da TV assistindo porcaria e diz que não tem tempo pra nada Oh vida né

bjos

Maria Clara disse...

Também não consigo sair sem ter um livro por perto, levo livros para todos os lugares que eu vou e não consigo ficar um dia sem ler pelo meno algumas páginas, como você disse, faz parte de mim. Ano passado consegui ler 80 livros, este ano já li 21, acho que conseguirei aumentar os números por causa dos e-books. Adorei a coluna (:

Beijos