11 de mai. de 2012

Papos de Sexta: Essa coisa de chorar lendo livro... por @vivimaurey


Tem certas coisas que até gente que não guarda rancor não consegue esquecer. Eu até guardo alguns... principalmente aqueles mais sérios, que afetam a vida inteira. Os mais leves... bem, eu sou dessas que acabam esquecendo. Memória curta para algumas coisas, afiada para outras. E um exemplo de uma coisa que eu NUNCA vou esquecer é a reação de uma pessoa quando eu disse que havia chorado quando o Sirius morreu. Não vale a pena citar o nome da pessoa, pois de feiura já basta o comentário que eu ouvi – que também não vem ao caso. (ok, eu venho falar disso na coluna e não dou nem detalhes para vocês, que sem noção que eu sou!)

Chorar quando o Mufasa morre ou quando a mãe do Bambi leva um tiro do homem malvado é coisa de criança. COISA DE CRIANÇA???? Você só pode estar brincando, né? Só uma pessoa MUITO insensível para não chorar nas cenas citadas acima! Consigo até imaginar a cara de incredulidade da minha ex-chefe ao escutar uma coisa dessas – que recentemente até postou uma revolta parecida no twitter.

Eu leio livros, vejo filmes, acompanho seriados, porque gosto de observar a vida alheia seja ela fantástica, impossível ou não. Não é fofoca, não é carência, não é solidão. Eu gosto de poder opinar na vida dos outros – daqueles que não podem se defender de mim! (risos!)

Sim, eu chorei quando o Sirius morreu... sei que ele não existe, nem ele nem Dumbledore, que me trouxe depressão e tristeza quando deixou esse mundo para um melhor, inclusive desidratação por semanas, mas eu senti a morte deles como se fossem melhores amigos, ora bolas... é família! Não é difícil de entender isso... eu não sou maluca por ver dessa forma! Certo?

Eles fazem parte de mim no momento em que abro a página que diz ‘Capítulo 1’ e apesar de trocá-los muitas vezes por um cinema, por um final de semana com o namorado, pelo trabalho, pela televisão e por uma saída com os amigos, sempre volto para saber mais sobre a vida de cada um desses personagens tão vivos quanto as pessoas que caminham por mim na rua e cruzam o meu caminho.

Eu choro quando um beijo roubado é finalmente respondido, quando a vida de algum deles é interrompida no meio, quando alguém recebe um elogio, e fico triste quando eles se extrapolam e perdem alguém ou alguma coisa. Irrompo em lágrimas quando o final é feliz e quando o final é triste, e nem por isso sou chorona. Chorar com comercial de ração para filhotes de gatos ou cachorros e de papel higiênico com bebês gargalhando não faz de você uma fracote! Se emocionar é bom! Que mal há nisso?

Essa coisa de chorar lendo livro faz bem SIM... e deveria ser respeitada e não virar motivo de galhofa ou coisa de ‘mulherzinha’. Homens também choram – não apenas nos livros. Às vezes, a pessoa só tem medo de admitir.

Um homem muito sábio, um grande amigo meu, disse uma vez: “Nem todas as lágrimas são um mal.” E, na minha opinião, ele tem toda a razão. Gandalf cof cof Tolkien, que Eru o tenha, meu grande ó sábio mestre!

E, você? Chora lendo livro? Não tem medo de admitir? Qual foi o livro que você mais chorou?   

21 comentários:

Anônimo disse...

AMEI a coluna, Vivi! Se emocionar mostra que você é humano. Sacanear quem se emociona mostra que você é POSER! HAHAHAHHAAH!

Eu chorei BALDES com Lua Nova. Não conseguia parar de chorar depois que Edward foi embora e só parei quando ele volta (aí eu fiquei fula da vida porque a Bella não deu bronca nele!). Outro que me emocionou MUITO foram os dois últimos de A Mediadora. LINDOS demais! Chorei muito! HAHAHAHAH!

E é isso aê ... choro mesmo porque me permito sentir e me conhecer mais por causa disso. Se pra alguns é besteira ... bom, alguns são besteiras para mim :)

beijocas!
Frini

Mila disse...

Concorco com você Vivi, choro que nem uma criança assitindo séries/filmes e lendo então nem se fala, mas com certeza bati meu recorde com a morte de Dumbledore, chorei de soluçar e o coração ficar apertado no peito, de sentir desespero sabe?? Eu absolvo muito o que leio, e meio que desligo da vida real, logo passo por todas as emoções dos personagens, e acho isso muito bom... Amei o texto Vivi... Beijos Camila

Fernanda Araújo disse...

Eu choro litros e litros.
Rei leão foi meu 1º filme no cinema. Com 5 anos lá estava eu chorando horrores.
Em Harry Potter, quando o Sirius morreu eu senti aquelas fases sabe? 1º a negação, ele não poderia ter morrido, aquilo ali era um truque, algo que a JK iria arrumar no final e até o último livro eu pensei que ele iria aparecer vivo, enfim...
Quando o Dumbledore (D para o íntimos) morreu, vixe maria... eu quase tive um "piripaque", fiquei horrorosa com os olhos super vermelhos e inchados.
Sensibilidade todos tem, o problema é que alguns fingem não ter.
Sendo verdade ou não, eu consigo viajar na escrita do escritor e para mim, os personagens são amigos e quando algo terrível acontece, eu choro e como choro.
Vivi, ótimo texto, flor.
Bjs,

Raffafust disse...

Vivi


Só um nome me vem a cabeça: Nicholas Sparks....esse homem conhece a arta de me fazer chorar..eu choro até quando - pasmem - o final é feliz ! hahahahha Deve ser por isso que chorei tanto quando o conheci!Outro dia ganhei um kit de outro autor que vem com lenço...hahahah nada mais pro'prio! Outro livro que chorei muito foi GUardião de Memórias de Kim Edwards! Super te entendo amiga! Chorar faz bem...assim como sorrir!

bjos

Miriam. disse...

Um livro que chorei de solução foi A Última Música, de Nicholas Sparks. Peguei birrinha dele, porque disseram que a maioria dos livros é assim.

Jogos Vorazes também foi no naipe. Passei metade de Em Chamas e A Esperança inteira em lágrimas, de luto.

Eu costumo me emocionar muito, aí é mais frequente. O último que li, Gregor e o Guerreiro da Superfície, tem uma cena tão bem descrita que tive que parar e absorver bem os sentimentos envolvidos.

Choro mesmo e não tenho vergonha de admitir!

MRVentura disse...

Viiii, amei o post!

OMG, como eu chorei (e ainda choro) com o Rei Leão.
Sou chorona assumida! Chorei na Cinderela, Rei Leão, Pequena Sereia e principalmente Tarzan. Não sei a razão, mas me esguelo em lágrimas ao assistir Tarzan.

Os filmes que mais chorei foram Armaggedon e Titanic. Mesmo já tendo assistido mais de 10 vezes cada um, eu ainda choro :(

Quanto aos livros, amo livros de chorar. Sempre que alguém fala que chorou lendo um livro eu corro comprar, pois também quero, rs.

Os que eu mais chorei foram: Marley e eu (quem não chorou?); Um Amor Para Recordar, eu sempre choro lendo Sparks, é aquela coisa de ler 10 páginas e já começar a chorar porque eu sei que em algum momento as lágrimas vão vir, então não economizo, choro antes mesmo de acontecer algo, mas Um Amor Para Recordar me deixou chorando por meia hora depois de ter terminado o livro. Detalhe, me tranquei no banheiro para ninguém ver o estado que fiquei, rs. Teve outro livro que me fez ficar meia hora chorando também, mas agora não me lembro qual. Mas se eu fosse escrever todos os livros que já me fizeram chorar, a lista seria ENORME.

Pois é, sou uma chorona assumida, e acho que todo esse pessoal que não se deixa tocar e se envolver por essas histórias tão belas, ou têm coração de gelo, ou estão morrendo de vontade de demonstrar seus sentimentos, mas querem se manter fortes, sabe Deus por qual razão, mas sinto que é para rir de nós, mortais "fracos".

Resumindo: chorar (nessas ocasiões) é MUITO bom!!!!

Camila Araújo disse...

Chorar é básico e bom. Limpa a alma da gente.
Eu choro até quando leve bronca. Eu choro quando estou gargalhando com os amigos, pq eu choro de rir mesmo.

Livros em que chorei muito: Harry Potter e as Relíquias da Morte - quem não soluçou com aquelas cenas finais é uma pedra; Senhor dos Anéis; Mockinjay, da série Jogos Vorazes; Lua Nova - eu queria esmurrar o Edward. E sei lá quantos outros livros me fizeram chorar...

Bjs.

Adri Brust disse...

Nossa, eu choro pra qualquer coisa, seja filme, livro, seriado, novela, propaganda de tv...
O filme que me marcou mais foi O Rei Leão, eu era bem pequena e até hoje eu lembro do quanto eu chorei quando o Mufasa morreu (e até hoje eu choro, não importa quantas vezes eu assista). E outro filme que eu choro do início ao fim é Harry Potter e a Pedra Filosofal, eu não sei por que, mas é tão lindo, eu me emociono demais com ele rs.
Eu sempre vejo todo mundo falando que chorou MUITO quando o Sirius morreu, eu não chorei. Eu simplesmente não acreditei, fiquei olhando pro livro duas horas tentando entender o que tinha acontecido, e mesmo assim não acreditei, foi muito rápido, sei lá. Agora quando o Lupin e a Tonks morreram... Eu tive que parar de ler pra conseguir me acalmar, e toda vez que eu penso eu começo a chorar de novo.
Enfim, eu concordo com você, chorar faz bem sim, e você não tem que ter vergonha, porque mostra que você tem sentimentos, sei lá. Acho muito ridículo o povo que fica rindo da sua cara porque você tá chorando.
Adorei o post

beijos,
@adri_brust
http://stolenights.blogspot.com

Vivi Maurey disse...

Ai, pessoas! Pois é.. chorar é bom tb, não é só tristeza!

E quem não entende isso não sabe o que está perdendo!

Amei os comentários! ;)
brigaaaaada!

Bjão!

Ingrid Sell Koerich disse...

Só os insensiveis não choram lendo um bom livro!!
Chorei desesperadamente na morte de Sirius, Dumbledore e afins...tinha que parar para respirar fundo senão não consegui terminar de ler!

ótimo texto!!
Concordo plenamente!!
=D

Bia disse...

Eu nunca choro com livros, mas eu ja chorei com o final da série Jogos Vorazes, lendo a "Esperança" com o "verdadeiro ou falso? Verdadeiro" bem do finalzinho do liveo.. eu comecei a chorar =~~ pq pensei em tudo que os personagens passaram até chegar ali.

Acho que a capacidade de se emocionar, de chorar e se entregar a algo que se gosta é um presente. Seria muito chato ser insensivel as coisas ao redor.. é muito bom ver que aquele livro, aquele filme ou aquela musica te emocionou e vc chorou.. dificil é a depressão pós livro =D
bjs

Marcelo Amaral disse...

Vivi, ótima coluna! Eu já me emocionei com livros sim e acho isso um feito incrível: a capacidade de um autor de emocionar com palavras e idéias!!! Num filme, tudo colabora para levar a platéia às lágrimas: a atuação, a trilha sonora, a edição... Agora num livro, tudo depende da escolha das palavras certas nos momentos certos. Um feito e tanto.
Li os comentários acima e concordo com a lista de filmes citados. não dá pra não se emocionar com Marley e Eu, Rei Leão... Mas confesso que tenho problemas com os filmes da Pixar. Essas animações afetam diretamente as partes do meu cérebro que me fazem chorar: wall-e, toy story 3... Poxa, no Up eu estava emocionado com 5 minutos de filme!!!
Outro que mexeu muito comigo e com minha esposa foi Onde Vivem os Monstros.
Que venham muitos outros filmes e livros capazes de nos fazer chorar!

Spencer Iset disse...

Nossa,
Chorei litros quando a Elena morreu em A Fúria.

Dalila Souza disse...

Chorei quando o Sirius morreu, quando o Dumbledore morreu, quando o Snape morreu, quando o Cedrico morreu, quando a Tonks e o o Lupin morreram e PRINCIPALMENTE quando Fred morreu. (pensando bem, passei os últimos livros só chorando).

Esses dias chorei vendo a propaganda do Médicos sem Fronteira, acredita?
Isso faz de mim uma molengona?

Não sei nem dizer em quantos livros chorei. Ontem, por exemplo, chorei lendo Anna e o Beijo Francês e não foi de tristeza. Achei de uma doçura tamanha que não consegui segurar as lágrimas.

Adorei esse artigo!

Fotos e Livros disse...

Chorar? Eu? Choro lendo livro, lendo sinopse, vendo capa de livro, choro com propaganda, choro com mensagens... choro... choro... chorei quando Sirius se foi, chorei em tantos livros e tantos filmes que já nem me lembro mais... e não tenho vergonha de dizer isso... choro... e rio... e me divirto e sou muito feliz!!!
Vivi, seu livro vai me fazer chorar?

Lendo & Comentando disse...

Não poderia concordar mais com algum texto sobre o assunto. Concordo em gênero, número e grau com tudo o que disse aqui!

Eu até "sou dessas" que geralmente me apaixono por livros que me fazem chorar litros! — tudo depende, claro — Mas como você disse, se emocionar é bom, que mal há nisso?

Continuarei chorando horrores SIM, seja com livros, filmes, séries, propagandas! Preciso confessar que até gosto. Raras vezes chorar me faz mal.. Sim, muito sábio seu amigo! hehe..

Amei o texto, Vivi. Mesmo!

Ps: A morte do Dumbledore pra mim tb foi de arrasar! Lembro que comecei a ler As Relíquias da Morte com a esperança de que ele voltaria... Mas não! :(

Vou citar os livros mais recentes que li que me fizeram chorar: Marina do Carlos Ruiz Zafón e Delírio da Lauren Oliver. :')

Beeijos!
Amanda
^_^

Vivi Maurey disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
não sei se meu livro vai fazer as pessoas chorarem não, rs.... :P

Eu chorei... várias vezes, inclusive ainda to chorando, pq não acabou, mas por motivos que não dá para explicar agora, ahahahahah

mas é isso... nós somos mais felizes desse jeito, não é, peeps? Ser sensível é bom! Se alguma coisa toca a nossa alma e a gente libera chorando mostra que estamos aprendendo com isso. Crescendo e ensinando.

Olha eu, ficando brega e já querendo chorar com os comentários lindos de vcs.

TURMA DO CHORO-MERMO-E-AÍ?, vcs são mil! Bjão!

Anônimo disse...

Chorei com Harry Potter também. Acho que fraqueza é não ter coragem de admitir que se emociona - além de ser uma super hipocrisia.

Anônimo disse...

Beny
Tb sou uma manteiga, e choro por qualquer coisa, não gosto de chorar, porque sou daquelas que fica total roxa e com nariz escorrendo kkk tem alguns livros que me emocionaram muito, tem a coleção inteira de J.M.Auel "Os Filhos da Terra" O Caçador de Pipas, Lua Nova acho que esses foram os que mais me emocionaram que me lembro agora, e como vc morro de chorar quando Mufaza morre, eu tinha 14 quando vi o filme pela primeira vez no cinema e chorei litros, até o Toy Story 3 me fez chorar vc já viu esse? amei sei post bjs

Juh Sutti disse...

Ahh eu chor muito, sempre. Todos os filmes que você citou me fizeram chorar litros. E eu choro de soluçar mesmo.
Um tempo atrás eu li Diário de uma Paixão, e logo em seguida assisti ao filme, fui dormir aos prantos, quase matei meu marido do coração (ele já estava dormindo), Nicholas Sparks sempre me emociona, é um mestre nessa arte.
Acho super digno chorar, se eu me emocionei vou segurar porque? Só pq alguém acha feio? Eu hein, choro mesmo hahaha.

Adorei o post ;)

Laisy Rebelo disse...

Chorei horrores lendo Paixão da Lauren Kate. Todo o sofrimento do Daniel era de apertar o coração. Adorei o papo! Bjuuus