20 de abr. de 2012

Papos de sexta - A leitora e a cidade, por Rafaella Fustagno


Não lembro quando fomos apresentadas. Mas desconfio que tenha sido naquela música infinitas vezes cantada por Frank Sinatra. Imagino que o livro de Truman Capote, que depois virou um dos filmes mais assistidos por mim - Bonequinha de Luxo -, também tenha sido culpado por essa paixão. Afinal quem não se lembra da diva Audrey Hepburn no auge de sua beleza, parada tomando seu café da manhã em frente a famosa joalheria?
Ah sim, ela também foi cenário de metade dos filmes que assisti até hoje, mas acho que a vontade de conhecê-la nunca foi tão grande como quando me deparei com o seriado Friends. Cada dia da vida dos seis amigos, cada vez que torcia para Rachel finalmente ficar com Ross; era lá que a história se passava. Bem, vocês já devem ter descoberto de quem estou falando: Nova York ou New York, não importa. A Big Apple, como é chamada, tem seu apelo em nossos livros, filmes e seriados preferidos.
Nunca mais parei de sonhar com ela. Pudera. Veio Candace Bushnell com seu maravilhoso livro "Sex and the city" e essas quatro amigas nos conquistaram por seis anos no seriado que não canso de assistir. Depois foi a vez de Cecily Von Ziegesar mostrar que a mesma cidade era repleta de fofocas e foi nos conquistando com Gossip Girl. Como se não bastasse, Meg Cabot resolveu nos viciar mais ainda... Sua Lizzie Nichols foi viver em NY, Meena Harper, não por acaso, vive na mesma cidade, e Melissa Fuller? Ah sim, ela é uma jornalista que poderia viver em qualquer lugar do mundo ...mas por quê? Ela não quer, ela vive em NY. Heather Wells também... E imagino se um dia  todas elas não esbarraram com Serena ou Blair em alguma festa. Ok, sou doida. Sempre acho que todas elas se conhecem e que volta e meia saem para fazerem compras na Quinta Avenida.
E porque Scott Westerfeld ficaria de fora? Ele colocou seus vampiros para viver em Nova York, claro! E para a noite inesquecível de Nick & Norah? Rachel Cohn escolheu  o mesmo lugar.
Culpa deles, todos juntos! Foram eles que combinaram com Woody Allen de me fazer amar essa cidade que nunca pisei.... Bem, nunca pisei até pouco tempo. Essa coluna foi escrita no exato dia em que estou embarcando para esse destino, após mais de duas décadas sonhando em  dar um até logo para o Cristo Redentor e visitar sua amiga estátua da Liberdade. Sim, quando você ler essa coluna estarei  entrando de férias para conhecer a terra de todos esses personagens. Terra também de muitos desses escritores que amamos! A expectativa é imensa. Com o sonho tão pertinho de se tornar realidade eu já começo  a sentir um friozinho na barriga. Vou lá então, viver por dez dias um pouco da história deles, ou pelo menos, tirar fotos nos lugares que já vi ou li em algum lugar do passado...

9 comentários:

d disse...

A que lindo Raffa!

Divirta-se muito em NY. Meu sonho é conhecer essa cidade *-*

Unknown disse...

Ownn! Boa viagem e divirta-se muito! Beijocas, sua linda!

Liv!

Igor disse...

So faltou um showzinho pra ir aí ne. Mas ano q vem vamos pros EUA atras de shows. rs Beijos e volta logo.

Unknown disse...

Boa viagem, espero que curta NY, tanto quanto eu curti!beijos
Susana

Anônimo disse...

Arrasou Raffa! So não vale reclamar depois porque estourou o cartão de crédito! hahahaha

Beijos,
Aimee

Raffafust disse...

Pessoal

Muito obrigada!!! Já estou em NY e está sendo incrível!!! Td maravillhoso!!! Acho que vou precisar de outra coluna para descrever minhas emoções..hahah

bjão

Mila disse...

Que legal você estar indo para lá conhecer NY, espero que você volte com uma camiseta de I Love NY... e quem sabe não esbarre com algum personagem misterioso por lá, porque realmente parece que tudo acontece em NY...

Ana disse...

Oi Raffa!!!!

q máximo a sua coluna!!! amei demais!!!
tb sou louca para conhecer New York.. hj mesmo falei pro meu marido... quero guardar grana pra ir pra lá nas próximas férias... é realmente uma cidade de sonhos!!
vc falou de vário filmes e livros passados lá.. como não esquecer o reencontro de esqueceram de mim na árvore de natal do rockefeller center?????
bjooooo

Carol Ardente disse...

Eu amo New York, mesmo nunca qeu tenha ido para lá. Eu vendo suas fotos me dava vontade de entrar na sua mala e ficar lá para sempre. :) Acho incrível vários atores usarem essa cidade maravilhosa, porque ela realmente é. Eu estava imaginando como deve ser emocionante andar epelas ruas e pensar que você as viu na TV e em livro, e que finalmente você está lá. :) É inesquecível!
Eu adorei o post, amiga!
Beijos ;*