3 de fev. de 2012

Papos de sexta: Isolamento por livre e espontânea pressão, por Garota It (Pâmela Gonçalves)

Nos últimos dias eu vivi a experiência de isolamento por livre e espontânea pressão. O cenário? A praia. O que acontece: eu frequento uma praia que não tem internet. Como faço parte da geração que vive online, ficar quatro dias sem conexão é terrível! Hahaha

Fui para a praia na quinta-feira, preparada com quatro livros na mala e algumas pendências no notebook para resolver enquanto estivesse por lá. Na sexta-feira eu já estava sentindo falta de acordar e abrir meus e-mails, Twitter, Facebook e os sites de notícias. Ainda mais porque estava frio. Pensei: tudo bem. Vamos ler, afinal, é uma oportunidade de colocar em dia minha pilha de livros não lidos. Isso foi bom. Consegui ler bastante.

Porém, no doce dia de domingo a televisão queimou. E como aquela é uma casa de praia que só recebe “habitantes” no verão, só há um aparelho. OH.MY.GOD. Como sobreviver sem televisão e sem internet? Se pelo menos eu pudesse acessar a internet ficaria conectada a tudo e sabendo das coisas. Mas e o azar de ficar sem o combo todo? É um total isolamento não saber o que acontece ao redor do mundo. Tirando o fato de que o sinal de celular é péssimo. Ou seja, é quase um Big Brother sem as câmeras.

Lá fui eu para a praia (afinal foi para isso que viajei), mais livros e palavras-cruzadas. Na segunda-feira eis que meu pai leva uma outra TV. A empolgação da família por saber notícias do jornal, da novela e do BBB não tinha tamanho. Afinal, domingo foi dia de paredão! Hahaha Ok, só para descontrair (apesar de ter sido verdade).

Terça-feira, eu voltei para casa, acessei a internet e finalmente consegui tomar conhecimento de boa parte das coisas que eu perdi nos dias em que estive fora.

Mas agora eu penso: será que esse “isolamento” foi mesmo ruim? Passei alguns dias com a minha família, ri, me irritei (afinal, é família né), descansei, li bastante e fiquei “desconectada”.
Uma propaganda que está sendo exibida na TV (que eu não me lembro direito agora) tem tudo a ver com essa minha “fase”. Apesar de ter sido feito para vender um produto, o comercial deixa uma mensagem bacana. Eu sei que boa parte das pessoas que está lendo esse texto sente necessidade de estar na internet o tempo todo, então... Aproveite o verão para se desconectar. Se não puder viajar, saia agora da frente do computador e dê uma volta. Respire, veja outras pessoas, ou simplesmente abra um bom livro.

Eu não fiquei com a sensação de tempo perdido, mas sim de tempo aproveitado com coisas diferentes, e algumas bem mais interessantes. Experimente!

6 comentários:

Vivi Maurey disse...

Faz bem mesmo, Pam!
To me distanciando de vez em quando justamente para conseguir escrever o livro, to indo pra cafés na rua.. espairecendo e NOSSA! Funciona que é uma beleza. ;)

To mais feliz agora!

luana disse...

E finalmente chegou sexta-feira! sausha fico muito feliz quando esse dia chega. mas enfim, eu concordo com vc pâm, as vezes é bom ficar um pouco desconectada e eu experimentei isso na pele durante as férias, já que como vc eu fui para um lugar onde não tinha internet e nem sinal do celular, ou seja, nada de internet 3g! Quase enlouqueci!sashauhsa mas foi bom para relaxar, ler e me divertir sem ter que ficar na frente do computador. Parabéns pela coluna e pelo texto! beijos, lu

Thais da Mata disse...

Olha Pam, estar sempre conectada com a internet... com o mundo é sempre bom.

Mas as vezes é importante deixarmos as coisas de lado e olhar para o que esta a nossa volta, as vezes perdemos muito tempo com a vida online e esquecemos da nossa vida real. De vez em quando precisamos simplesmente nos desligar e curtir!

Unknown disse...

Sinceramente eu adoraria ter um pouco desse isolamento, porém por livre e espontânea vontade é quase impossível, afinal o notebook e a internet estão sempre por perto e a televisão sempre ligada, então quando sai de perto de um acaba se aproximando de outro e assim vai.
Mas parabéns Pâm, por ter sobrevivido a esses acontecimentos e espero que tenha aproveitado bastante o tempo e colocado as leituras em dia. ;)

Beijos,
@umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

Anônimo disse...

Desconectar de tudo para se conectar ao que interessa é necessário sim. Renova :)
bj
Frini

Silvana disse...

Ah já sei até qual é a propaganda q vc está falando HAHAHAHA
eu tb tirei um tempo pra mim nesse carnaval mesmo tendo a internet a disposição ...Fiquei lendo meus livros, jogando conversa fora, me estressando com a familia de vez enqdo só pra descontrair kkk' mas a gnt precisa de um descanso mesmo da frente do PC. Nossos maravilhosos olhos arregalados na frente da TV/PC agradecem [Para ler mais] :D