24 de fev. de 2012

Papos de sexta: Folia de livros, por @vivimaurey

Assim como muitos outros nerds da gema – cof cof –, também não curto Carnaval. Não sou de cair na gandaia – ou em blocos. Aí o que eu faço? Caio na gandaia da fantasia (risos!). Me afogo nos livros e nos filmes! Já que trabalhar que é bom fica impossível com tantas distrações, a folia dos livros me acolhe confortavelmente.

Claro que entre namorado, viagem, cinema, churrasco e freela, não há tempo para ler, apenas. Mas quando a hora apertou nesse feriadão de brasileiro, eles estavam lá para me acolher. Não terminei nenhum, mas comecei vários.

Por falar nisso, quem aqui consegue ler milhões de livros ao mesmo tempo? Claro que não ao mesmo tempo de fato, mas vocês entenderam. Antes de trabalhar em editora, vocês sabiam que eu tinha bloqueio com isso? Enquanto não terminasse uma história, não conseguia iniciar outra. Achava um pecado, hihi.

É claro que numa editora isso é impossível. Você precisa ler um pouco aqui, outro ali, depois continuar esse primeiro, aí seguir para um terceiro... Normal. Isso fez com que o meu TOC perdesse força. Não foi eliminado completamente porque tudo tem seu limite. Meu máximo foram quatro de uma vez, sendo que um deles era trabalho, então isso já diz muito. Tava lendo três e comecei um quarto ontem. Quase comecei um quinto, mas aí achei exagero. Não vou dar conta, a não ser que seja trabalho, aí sim!

Descobri a pólvora com isso... É tão simples saber dividir as histórias e entrar em cada uma delas quando eu quiser. Posso escolher em qual mundo voltar, quais aventuras enfrentar... Bom demais ter várias opções, afinal não é sempre que queremos ler um livro cabeça, ou aquela história da menina que não sabe com qual dos dois rapazes quer ficar, ou do tesouro da ilha perdida que está prestes a ser roubado.

Opção é tudo e não necessariamente precisamos escolher apenas uma! Na vida a gente também vive várias aventuras ao mesmo tempo, ora. Faz todo o sentido que façamos o mesmo com os livros. Ou seja, folia de livros não dura apenas no Carnaval. É para sempre!  

Bjocas, 
Vivi

9 comentários:

Frini Georgakopoulos disse...

Fiz o mesmo no Carnaval, Vivi. Continuei a ler um livro e começei outro. Resultado: terminei o segundo ontem, mas ainda estou na metade do primeiro. Mas ajuda muito, né? Não dá dó de ter que esperar.

beijão
Frini

Regiane disse...

Ih, Vivi, sou mestra em ler vários ao mesmo tempo. E nem todos de trabalho, porque mesmo trabalhando o dia inteiro com livros, eu não resisto a eles e minha pilha de leitura é gigantesca sempre. Atualmente estou lendo cinco, sendo três de trabalho e dois por lazer.
O mais curioso disso tudo é que, mesmo odiando carnaval como você, não toquei em um livro sequer. Mas vi muitos filmes, o que acaba sendo bem parecido.
Bjs,
Nane

Lilly disse...

Eu também achava um pecado começar uma história lendo outra, mas com o tempo aprendi a lidar com isso e consigo ler até três livros ao mesmo tempo.

Como eu escrevo fanfics, eu não consigo começar uma sendo que já estou escrevendo outra. É difícil pra mim. E quando eu tenho ideias é complicado. Eu acabo esquecendo uma e me foco em outra.

Eu também não gosto de carnaval. É inútil pra mim, tirando o fato que é feriado, claro. Isso me ajuda a ter tempo para ler.

Amei a postagem.

Beijos.

RêFofura disse...

Vivi, também não sou de carnaval, nem de gandaia e nesse feriadão, assim como você, me joguei com tudo na pilha de livros que tenho pra ler, o resultado foi bastante positivo!

Eu também tinha esse mesmo bloqueio. Achava que iria misturar todas as estórias, e que seria uma confusão sem fim. Um certo dia, estava sem ânimo, a leitura não fluía, não avançava, aí parti em busca de uma aventura diferente.. e surpreendentemente consegui ler vários livros ao mesmo tempo! Claro que também tenho um limite, 3!

É ótimo ler vários ao mesmo tempo! É como você disse, a gente entra na estória que a gente quer, quando a gente quer! E eu acho que a leitura é bem mais divertida desse jeito. Vontade é tuuudo nessa vida!! O livro pode ser maravilhoso, mas se o leitor não estiver com vontade, e nem sentir que é o momento certo daquele livro, a leitura vai ser arrastada e chata.

Enfim, adorei a sua dica! Espero que mais pessoas tentem fazer assim!! Isso ajuda a ler mais e melhor! ;~)

Beijocas :**

luana disse...

Ixii... Sou igualzinha ao que você era! shaush Gosto de ler um de cada vez e assim me dedicar mais a determinado local, personagem, história e afins. Mas quando se trabalha em uma editora são ócios do ofico, rsrs. Aproveitei o carnaval pra adiantar leituras do colégio - leia-se obrigatórias e chatas- para ficar livre e poder ler tudo o mais que eu quiser.
Concordo com vc no sentido de que ler vários livros ao mesmo tempo cria uma série de possibilidades para ler o que quiser e na hora que quiser. Mas.... sei lá sou meio tradicional ainda! shausha quem sabe no futuro eu não comece a fazer isso??

beijos, lu
bananapirata.blogspot.com

ps: adorei o texto dessa sexta! uhul haha

Martha disse...

Vivi, eu tb costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas não mais que 3, pq senão demoro muito a terminar um deles e o meu blog acaba ficando sem atualizações. Mas eu gosto de diversificar tb! A única coisa ruim é que se o livro não for muito bom, acaba indo de volta pra pilha dos que vou ler depois...

Raffafust disse...

Oi Vivi

Também era assim...mas agora me viro nos 30..hahha estou atualmente com 4 livros em andamento de leitura..hahahah

Carnaval acabei não lendo muito pq viajei!

Bjão

Unknown disse...

Vivi


Estou entrando nessa e vejo que não sou a única. E estou conseguindo não me perder entre uma história e outra.

Adorei estar por aqui.

Beijos

Vivi Maurey disse...

hihihihih to vendo que a galera tb curte ler vários ao mesmo tempo (máximo 3, certo?). ;)

Acho que seria difícil hoje em dia ler um de cada vez com tanta informação que estamos acostumados a ler, ver, ouvir e absorver, TUDO ao mesmo tempo. É coisa de louco, mas é a nossa realidade!