29 de jul. de 2011

Papos de sexta: Ácido como maçã, por Tita Mirra

No Papos de sexta de hoje temos uma convidada especial:Tita Mirra (@titamirra)! Como tivemos 5 sextas este mês, nada mais justo! (risos!) Divirtam-se com Jace e comentem!

Todos que me conhecem sabem do meu amor por Jace Wayland. Lembro-me bem do dia em que o conheci, há quase dois anos. Eu estava “passeando” por uma livraria virtual quando dei de cara com o box da série Os Instrumentos Mortais. Como de costume, li algumas opiniões dos leitores e eram só elogios. Uma olhada mais de perto e me deparei com a frase de uma famosa autora:

“Queridos Edward e Jacob, adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace. Desculpe! Com amor, STEPHENIE MEYER”.

Confesso que fiquei intrigada. Não que a autora fosse referência em livros de fantasia, mas quando se trata de crushes literários, tenho que levar em conta a sua opinião. Afinal, ela criou um vampiro que brilha e, mesmo assim, uma legião de fãs do sexo feminino suspiraram por ele, eu inclusive.

Comprei o box e aguardei por quase dois meses até que chegasse em minha casa. Foi um alívio não conhecer bem o Sr. Wayland na época, ou eu teria surtado diante do longo tempo de espera.

Jace me ganhou já nas primeiras páginas de Cidade dos Ossos. E não foi por conta de seus cabelos loiros ondulados, que insistem em cair nos olhos. Ou suas feições, ao mesmo tempo felinas e angelicais. Ou até mesmo seus músculos definidos e sua pele dourada coberta de tatuagens poderosas. O que me conquistou foi justamente o seu caráter imperfeito.


Eu, que já passei da adolescência faz tempo, caí no papo desse moleque de 17 anos, cujos olhos contradizem sua idade e que é antagônico em sua essência. Que tocaria fogo em casa só para se divertir, ou arrumaria briga com um objeto inanimado se tivesse vontade. Mas que daria a própria vida para salvar a do outro.

Que apesar da mania de limpeza, adora andar descalço e parece nunca pentear os cabelos. Um garoto que toca clássicos no piano com a fúria de um rock star e que, quando criança, quis tomar banho de spaghetti no dia do seu aniversário.

É, não teve jeito. Quando me dei conta, eu já estava passando as noites em sua companhia, rindo de suas piadas, vibrando com suas conquistas e sofrendo com todos os seus problemas. E pelo Anjo, como Cassandra Clare maltrata esse menino!

Eu me apaixonei por esse adolescente sarcástico, que não recusa um duelo de palavras e cultiva frases de efeito. Um garoto convencido e arrogante, mas que por trás da fachada de indiferença, é extremamente leal e não tolera mentiras.

Alguém que pode até ser o melhor Caçador de Sombras da sua idade - do tipo shadowhunter edição limitada, sabe? - mas também é vulnerável e uma completa bagunça por dentro. Um herói errante que mantém sua integridade, mesmo que ele próprio não acredite nisso.

Não sei quanto a vocês, mas todos os meus livros favoritos têm em comum personagens memoráveis. São os que eu guardo com carinho e releio sempre que bate saudade dos meus amigos fictícios. Os outros, por mais que a trama seja ótima, ficam esquecidos.


Eu devorei os três livros naquela mesma semana e, desde então, Jace nunca deixou minha vida. Ele tem amadurecido diante dos meus olhos e me faz suspirar cada vez que eu o reencontro - e torço para que ele atinja logo a maioridade para que eu possa suspirar sem culpa, porque a Lei é dura mas é a Lei.

Vou parar por aqui, mesmo sabendo que o Sr. Wayland diverte-se com as declarações de amor não correspondidas e que seu ego gigante não se importaria com mais alguns elogios. Mas vou me limitar em agradecer a autora por ter criado um personagem tão real e complexo, que sou capaz de amar apesar do comportamento indesculpável às vezes. Alguém que, diferente do vampiro citado lá em cima, tem mesmo inúmeros defeitos, mas consegue ser encantador apesar deles - ou exatamente por causa deles.

Ah, e antes que eu esqueça. Obrigada, Cassie, por me fazer acreditar que todo beijo deveria ter gosto de maçã, e que dormir com alguém, entrelaçando apenas os dedos das mãos, pode ser extremamente sexy. E se alguém não entendeu essa última parte, é porque precisa ler Cidade de Vidro! :)


Obs. Cidade de vidro tem previsão para setembro.

29 comentários:

Unknown disse...

Eu amo a saga tanto quanto ela, mas não entendo o porquê de não ter sido inserida nos mais vendidos da Veja

Raffafust disse...

Tita

Sua fofa!! Suspeita porque adoro vc né! Então vamos lá...mas amei sua coluna de convidada!
Falar de Jace é lembrar de vc falando dele nos eventos! não tem como nao lembrar ne?
enfim...e para completar bem que tia Cassandra poderia vir na Bienal! hahah

Bjos imensos!!
Rafa Fustagno

Vivi Maurey disse...

Yay! To lendo Cidade de vidro então entendo bem a situation, ahahahahahha Jace é muito <3 mesmo!

Texto lindo, Tita! Parabéns!!!

Renata disse...

Adorei sua participação na coluna, Tita! Ninguém falaria melhor de Jace que vc!!
Owww... Confesso que ele não é meu personagem top top, mas tá entre os 3 primeiros.

Belo texto!

Beijocas

Regiane disse...

Ui, fiquei com muita vontade de ler! Também tenho os meus queridinhos e entendo perfeitamente tudo que você descreveu. Há um conforto sem tamanho em voltar praquele personagem amado que a gente conhece muito bem e que sempre faz a gente sorrir.

Parabéns, adorei a coluna! Bjs

Tita Mirra disse...

Matheus, tb acho injusto IM não ter estourado - ainda ;) Mas isso deve mudar após o lançamento do filme...

Rafa, Vivi, Renata e Regiane, vcs são fofas! E sim, Jace é meu número um... Mas ele merece o posto ;)

Bjs e obrigada pelos comentários!

Carol Ardente disse...

Nada como le rum texto lindo falando do Jace logo de manhã! :) Tita, o Jace é muita paixão mesmo. O jeitinho dele nos encanta todos os dias e imagino para você, que é a maior fã dele que eu já conheci. Fiquei muito feliz em ver uma coluna sua aqui.
Obrigada, Cassie por ter criado um dos melhores eprsonagens.
Amei o texto!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Anônimo disse...

Então, adoro discutir com a Tita sobre essa saga justamente porque sei que ela ama e eu não gosto. Mas não tem como não amar o texto acima escrito. Tita, você arrasou muito mais do que Cassandra Clare! Sério! Não curti tanto o Jace escrito por ela, mas adorei o descrito por você, visto por seus olhos. Ainda não tenho vontade de continuar a ler os livros, mas se você quiser me contar, estamos ai :)

beijo enoooooorme
Frini

Tita Mirra disse...

O Jace é td msm, Ana Carol :)

E Frini, muito obrigada pelo elogio :) E dê outra chance pro menino, poxa?! Isso não deve fazer bem pro ego dele! kkk Mas se quiser msm, te conto td q sei sobre ele... Não sou possessiva ;)

Acho q vou traduzir o texto pro inglês e mandar pra Cassie ;)

Bjs, suas lindas!

Anônimo disse...

Manda sim, Tita! Quem sabe ela melhora os dela? AHHAHAHAHA! E eu não tenho problema em dar outra chance para ele, mas não dou para Cassandra. HAHAHAH! Conte-me tudo sobre as Cidades todas: Vidro, Cinzas, algodão doce, bicicletas quebradas ou whatever! :)

beijão lindona!
Frini

Bell disse...

Awwwn, o Jace ♥
Ele é um dos meus personagens favoritos da série, mas um certo rapaz da era vitoriana acabou roubando o lugar dele de "Mocinho memorável" nos livros da autora... Veja bem: os dois são parentes e meio parecidos, mas ao mesmo tempo completamente diferentes.
Queria saber como a Cassie consegue fazer dessas coisas, viu.
De qualquer forma, eu adoro a série Instrumentos Mortais, mas mal vejo a hora de ver todos vocês surtando por Clockwork Angel! ahahaha

Tita, sabe aquela teoria que a gente tá desenvolvendo de que nós gostamos sempre dos mesmos caras? Pois é. NUNCA VOU TE APRESENTAR MEUS NAMORADOS.

αηδréϊα ஐ βϊττeηcourτ disse...

Ahhhh Jace.... só em ler o nome dele já rola um suspiro, tbm conhecia a saga mto por acaso e me envolvi numa tal forma que pareceia que os personagens eram reais. Aliás, ele sempre são para nós.

Texto lindo e cheio de poesia, onde nós leitoras passamos a desejar que no mundo real aconteça cisas como na fantasia.

E que venha Cidade de Vidro, até agora o melhor livro desta saga ;)

Andy_Mon Petit Poison

Tita Mirra disse...

Bell e Andyinha, super obrigada pelos elogios :) Se o texto ficou bom foi pq meu muso me deixou inspirada!

E Bell, se eu dissesse que Will Herondale ocupa o segundo lugar na minha lista, você ficaria surpresa? Nossos gostos são realmente muito parecidos... Até assusta :)

Que venha Cidade de Vidro e, em seguida, Anjo Mecânico e seu anti-herói vitoriano Will Herondale! O Jace nem liga, ele até gosta de competir! rs

Bjs!

Maria Clara Bruno disse...

Tita, eu te entendo! Eu, apaixonada pelo Jace, comecei a assistir Nine Lives of Chloe King e um personagem de lá, Alek, é o Jace. Sem tirar nem por! Suspiros em dobro! hqahahaha Adorei o post! <3

Livros minha Terapia disse...

Tita Mirra,
Ninguém mais do que vc merecia essa coluna especial como convidada e mais do que tudo, ninguém poderia falar com tanta propriedade, amor e melodia de Jace.Comecei a ler a série por sua causa e amooo qnd para mos para suspirar pelo moço! rsrs
Eu ameeeiii e fico muitíssimo feliz em vê-la aqui!!!
Que a convidada vire membro da família!!!
Como diz uma outra colunista querida por nós.
"Fica a dica!"
kkkkkkk

Aline T.K.M. disse...

Nem preciso dizer que adorei o post, mas estou mega por fora, já que não li nenhum dos livros da série ainda. Seu texto me deixou mais instigada, confesso. Até considero incluir a série em minhas futuras leituras.

Bjão e ótimo fds!
escrevendoloucamente.blogspot.com

Tita Mirra disse...

Sério msm, Maria Clara? Tenho q ver pra crer... Pra mim, o Jace é único :) Que bom q vc gostou do post! Bjs

Nina disse...

Jace é tudo! TUDO e mais um pouco!!!
Lindo,perfeito!
E é MEU!

kkkkk Ainda teremos que resolver essa situação,Tita!

Texto lindo,digno do MEU JAce!

Guto disse...

TITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!! Adorei o post, mesmo não sendo fã de Jace, mas bem que a Isabelle podia ter uma pontinha ai não é? HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Parabens pelo post. ;D
Bjs, guto
www.boyswhoread.blogspot.com

Juh Oliveto disse...

Tita!
ARRASOU, querida. Fiquei quase emocionada com sua declaração e tenho que dar o braço a torcer... Mesmo sendo mimado e imaturo, Jace é encantador. Vê-lo pelos seus olhos foi um prazer.

Aliás, você só provou que valoriza e merece o Sr. Wayland mais que a chata da Clairy! ;)

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Alan Barcelos disse...

Ótimo texto, Tita. Sabe que você é a grande culpada de eu ter ficado EXTREMAMENTE curioso pela série e ter comprado e lido Cidade dos Ossos. Esta sua empolgação é sempre contagiante.

Também gosto muito Jace. É um personagem intrigante e que te puxa para o livro. Várias vezes me peguei pensando: "porra... ele é foda pra caralho mesmo!". Tiro meu chapéu pra Cassandra porque ela criou um personagem muito interessante. E não é só porque ele é forte de personalidade, mas também de presença e de habilidades.

MAS... sempre tem um mas... eu não gostei do que ela fez com ele no final (e não é porque a autora judia dele sem piedade). O que me incomodou é que ele apresentado como um personagem forte e você aprende a admirar ele por isso, mas no final, ele se mostra fraco e influenciável (e até meio bobo). Ok... isso é temporário, mas ainda assim mancha um pouco a aura que tinha sido construída ao longo de toda a história.

Claro, ainda gosto muito do personagem e ainda é um dos melhores personagens que já li. E quero ver um pouco mais do desenvolvimento dele. Por isso, vou comprar as continuações para ler. Ainda nem li o Cidade das Cinzas, mas pretendo fazê-lo em breve e acredito que o personagem ainda tem muito a crescer na história. =)

Carol Ardente disse...

Jace, Jace... É difícil não se apaixonar por ele!! E ler sobre ele logo de manhã, é querer fazer o dia ficar melhor não?!xD E Tita, temos que concordar que não há ninguém melhor para falar do Jace do que você!!:D
Também passei muitas noites rindo de suas piadas, nada melhor do que ter um personagem assim para animar a nossa vida não?! E esse banho de spaghetti, eu nunca vou me esquecer!!xD
Não vejo a hora de ler Cidade das Cinzas, já to morta de curiosidade e saudade dos personagens!! Adorei a coluna Tita, eu tinha certeza de que ia ser muito boa!!:D
Beijos,Débbie
http://loucospor-livros.blogspot.com/

disse...

Excelente texto! Mesmo quem não se apaixonou pelo Jace nos livros não tem como ficar indiferente a este Jace descrito por vc! Não que eu não tenha me envolvido com o personagem, ele é irreverente sarcastico .... Mas tem 17 anos!! Então tenho que descordar de você pois ..... Me apaixonei muito mais pelo Dimitri (Vampire Academy) !!
Ainda bem que não competimos por heróis!!! Rsrsrsrsrs

Tita Mirra disse...

Fê, fico super feliz em saber q fui responsável por apresentar a série Instrumentos Mortais e nosso shadowhunter favorito Jace Wayland :) Obrigada pelos elogios!

Aline, obrigada! Adoro falar sobre esses livros e adoro mais ainda quando alguém decide lê-los por minha causa :)

Marina, super obrigada pelos elogios! E continue sonhando… rs Bjs!

Augusto, A Izzy é bad ass tb mas não chega aos pés do meu queridinho :)

Jú, obrigada! Seus elogios significam muito, pois sei q vc não é tão fã qto eu… E que Jace te escute e me escolha :)

Alan, super obrigada! Quanto ao seu porém, foi o q eu disse: eu o amo apesar de seu comportamento indesculpável :P O Jace é bipolar msm, mas as coisas mudam em Cidade das Cinzas e mais ainda em Cidade de Vidro. Bjão!

Debbie, experimente ler sobre o Jace antes de dormir… É garantia de bons sonhos ;P Obrigada pelos elogios e leia logo Cidade das Cinzas, pq Cidade de Vidro já está chegando! Bjs

Rê, você pode ficar com o Dimitri, até pq eu tô de mal com ele e a Rose :) Bjs garota!

Janda Montenegro disse...

Tita, querida:

Como não imaginei que seu post seria sobre esse assunto? hahaha

Seu texto está extremamente bem escrito, pontuado e carregado de sentimento. Para quem curte se apaixonar por um livro, é um prato cheio!

Infelizmente para mim, ainda não li nenhum livro. Talvez seja melhor, porque sou muito ansiosa, então quando sair Cidade de Vidro eu leio tudo de uma vez só, que é pra me poupar do ataque cardíaco.

E poxa, que feliz ver o Alan comentando aqui! Estamos mesmo precisando que os homens curtam a literatura que nós, garotas, curtimos também!

beijos a todos e todas!

Tita Mirra disse...

Super obrigada, Janda! Seus elogios significam muito pra mim :) E tudo bem q vc prefira esperar o lançamento do terceiro livro... Assim, você pode ler todos os 3 em 1 semana, igual a mim! rs Bjs!

Bianca disse...

Oi Tita!!!
Graças a você pude conhecer e me encantar por Jace, Izzy e toda a galera de M.I.!!!!
Parabéns pelo convite! Você sem dúvidas merece!!!!
Seu texto está simplesmente PERFEITO!Ninguem melhor pra falar de Jace e seu cabelo.... rsrsrs
E vamos sonhar!!!! Com beijos com gosto de maça e mãos entrelaçadas!!!!! :)

Tita Mirra disse...

Bia, obrigada pelos elogios! Adoro saber q algumas pessoas conheceram Jace e TMI (ou IM :) através de mim. E como não sonhar com essas coisas né? Bjs linda!

Nathalia disse...

Adorei o texto Tita, Jace = ♥ hahahaha
Não entendi a frase, PRECISO LER Cidade de Vidro!

Bjs @nathaliaduarte