26 de fev. de 2016

Papos de Sexta: O Meu Indicado do Oscar



Lembro bem como foi. Era horário de almoço, vários problemas esperando solução no trabalho, e eu resolvi sair uns 10 minutos antes para almoçar. 2012, mas não lembro o mês exato. Passando pela famosa Cinelândia — centro do Rio — rolava a feirinha de livros que acontece ali de tempos em tempos. Parei na minha barraca preferida, onde conhecia todos: a da Record. Entre centenas de livros superbaratos — coisa de 5 a 10 reais — eu o vi, peguei, li a sinopse e uma senhora do meu lado disse para eu levar que eu iria amar. Foi o que fiz. Na volta para casa naquele mesmo dia, o metrô demorando, a plataforma cheia, sentei no banco para aguardar um trem mais vazio, e então, com o livro ali, eu o abri. Comecei a ler e acho que cheguei pelo menos na página 50, quando me dei conta de que o trem não estava mais cheio e de que eu poderia ter embarcado. Na verdade, minha viagem tinha iniciado fora do vagão, Emma Donaghue, uma até então desconhecida autora me tocou na primeira página, eu precisar terminar aquele livro, o que de fato era o tal do Quarto? O que era a vida de Jack e de sua mãe?

Terminei o livro horas depois, de madrugada, postei em todas as redes sociais o quanto estava encantada, como uma criança protagonista de uma história, ao mesmo tempo tão forte e tão ingênua, tanto da parte da mãe quanto da do menino, me ganhara. Sempre que podia, recomendava o livro, mas poucas pessoas o tinham lido, pelo menos as que eu conhecia. Optei por conversar com pessoas no blog e com outros que tinham feito a resenha no Skoob, e vi o quanto o livro e as palavras da autora nos deixavam desconcertados.

Em 2013 ela veio ao Brasil, para Bienal do livro do Rio, na mesma hora que ela estaria autografando eu apresentaria um evento, um único dia, e eu não conseguiria vê-la. Pedi ao marido de uma amiga para pegar meu autógrafo, pelo menos assim ficaria menos triste. No final do evento que eu apresentei corri para o estande do Grupo Editorial Record e vi os cabelos ruivos de Emma lá em cima. Com a ajuda dos lindos da editora, eu a vi, falei com ela, agradeci pela história e lhe dei um abraço. Simpática, ela me agradeceu.

Esse ano, quando o filme O Quarto de Jack foi lançado nos cinemas, eu corri para ver, e já assisti duas vezes, assim como reli o livro outras três. Para mim foi maravihoso ver que tudo que imaginei virou filme; o ator que faz Jack é perfeito, parece de verdade o menino de apenas 5 anos que narra o filme. E a  mãe? Aposto que ganha o Oscar, isso porque também concorre como Melhor filme, já pensaram se ele ganha a estatueta?

O fato de ter virado filme me deixou feliz porque permitiu que mais pessoas tenham interesse pela história que eu sempre amei, mas que poucos conheciam quando eu falava. Somente esse mês mais de 20 pessoas me procuraram para falar que viram  o filme e lembraram de mim, isso não é mágico? Minha boca de urna funcionou!

Para completar, a resenha do livro em meu blog bateu todas as visualizações do mês! Fiquei extremamente satisfeita de ver como o filme angariou interesse para o livro, e em saber os detalhes sensacionais de uma história que tinha tudo para ser triste, mas, com o talento da autora, virou algo lindo e sensível, uma paixão e a demonstração de como é intenso o amor ‘entre mãe e filho.

Por favor, leiam <3 p="">

58 comentários:

Luciana Machado disse...

Depois disso tudo tenho que ler o livro e ver o filme!
Espero gostar tanto quanto você ^_^

Cláudio Cabral disse...

Ah Raffa,você me deixou bastante curioso já por causa do filme e mais ainda agora por causa do livro.Quando vi a capa realmente não dava nada pela história e nem cogitava em ler a sinopse,mas fiquei completamente encantado quando li sua resenha.Tomara que ainda consiga ver o filme,aliás já tô sabendo que o final é de ficar de queixo caído kkkkkkkkk
Beijos!

Lana Silva disse...

Só fui conhecer esse livro após a adaptação cinematográfica, e após ver muita gente comentando sobre ele nas redes sociais, fui ver o trailer do filme e ler a sinopse do livro, e me encantei com a história, estou louca para ler o livro, tenho certeza que vou me emocionar com essa trama bacana e com essa história incrível.

Elizabeth disse...

Não imaginava que a história fosse tão encantadora assim. Você conseguiu me convencer a ler este romance. Estou precisando de algo assim pra me balançar e comover. É difícil achar tramas envolventes como esse. Com certeza vou me aventurar nessa leitura.
Beijos.
Elizabeth Machado salles

Unknown disse...

é sempre interessante esse poder da leitura: o autor consegue tocar as pessoas sem ao menos vê-las pessoalmente, assim cada livro com a sua narrativa é uma oportunidade de estar em contato com outros sentimentos: empatia que sentimos por algum personagem, identidade, lembrança e vontade de chamar o autor para conversar sobre o livro que ele escreveu...

Milena Soares disse...

Estou doida pra ler esse livro, curto muito um drama, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história e assistir o filme também que pelo trailer parece ser excelente.

Viviane Amaral disse...

Não li o livro ainda, mas as resenhas que procurei na internet relatam coisas muito boas sobre a história. Atiçou minha curiosidade.

Sueli Cobbos disse...

Não tive oportunidade de ler o livro ainda, mas todas as resenhas que tenho lido me fizeram ficar cada vez mais curiosa. Não tenho comprado livros ultimamente e os que tenho lido são ganhos em promoções ou através do kindle de minha prima. Se eu ganhar essa promoção vou dar pulos de alegria. Bjuussss

Unknown disse...

Tô louca p ler este livro e ver o filme!!! Todo mundo falando super bem dos dois, com certeza irei ler o livro e ver o filme.
Bjs

Unknown disse...

Li a sua resenha anterior e agora essa também; após as duas fiquei muito curiosa para ler esse livro. Ainda mais depois do que você disse que o enredo tinha tudo para ser triste, mas a escritora conseguiu torná-lo em algo lindo :D

Botan Leonhart disse...

Estou louca pra ver esse filme!

Renata Pinheiro disse...

Não tenho boas experiências com livros que viram filmes, mas vendo tantas resenhas e bons comentários por aí, vou apostar na leitura. Obrigada por compartilhar sua experiência <3

digaileitoresblog.blogspot.com.br

Unknown disse...

eu queroooo

Cris Aragão disse...

Eu sempre me decepciono um pouco com a adaptação de livros que eu gosto muito para o cinema mas pelos comentários que ouvi essa adaptação ficou muito fiel.

Patricia Nobile disse...

Seu blog é adorável ,enlouquecida de ansiedade pra ler esse livro .

Ana I. J. Mercury disse...

Aiii que lindo seu depoimento, Raffinha!!!
Fiquei emocionada já, preciso ler o Quarto o quanto antes!
Confesso que ainda não conhecia o livro. Conheci agora com essa "mobilização" sobre ele no face, e amei a premissa e as resenhas que li, de março não passará! Lerei sem falta!
Preciso muito conhecer essa história impactante!
Parabéns por ter conhecido a autora!! VOcê merece por ser sempre tão dedicada!!
bjooos

Adriana disse...

Como não se apaixonar pelo Jack né Raffa? Sua inocência e doçura, seu mundo que se resumia num quarto...eu acho que o ator que escolheram pra fazer esse personagem é perfeito, é exatamente o que eu imaginava enquanto lia o livro...a indicação de melhor filme ao Oscar foi perfeita e confesso que torço pra que ganhe! Essa é uma historia que eu sempre recomendo a todos que me perguntam sobre um bom livro!

Unknown disse...

Eu quero...

Unknown disse...

Adoro livros, minha amiga tinha comentado que gostaria de ler este livro e como uma eterna amante, gosto de ler o que ela também ler.

Rubro Rosa disse...

Acabei vendo o filme semana passada e ainda me pego perguntando a mim mesma, qual o sentido de tudo? Como um garoto tão novinho, tão ingênuo, tão "bobo", acaba realmente sendo o grande sustento dessa história carregada e pesada. A mãe, que por vezes, senti raiva demais, acaba se mostrando uma menina..roubada, traída, enganada...mas que foi mãe..que é mãe! Acima de tudo e de todos! Preciso muito ler o livro, porque detalhes? só nos livros...Mas o filme também é muito, muito indicado!!! E tomara que agora com o Oscar, mais pessoas possam ter acesso a essa história!
Beijo

Luciana Machado disse...

Cada vez fico com mais vontade de ver o filme e ler o livro.

Beijos :)

Unknown disse...

Participando e torcendo !!!

Unknown disse...

Ótima análise!!!

JACKSON disse...

HÃ,COMO EU POSSO FALAR...NEM LI O LIVRO E JÁ SUPER AMEI,PELO QUE REPAREI VAI SER UMA HISTÓRIA INTERESSANTE,É COMO SE FOSSE ALGO QUE NEM VI AINDA E SEI QUE VOU GOSTAR. :3
ESPERO QUE ESTEJA CERTO. <3

Unknown disse...

O filme e o livro parecem ser muito tenso!! Chega me arrepiei assistindo o trailer!! O enredo chama a atenção dos leitores, quero saber como começa e termina tudo!!

Unknown disse...

O filme e o livro parecem ser muito tenso!! Chega me arrepiei assistindo o trailer!! O enredo chama a atenção dos leitores, quero saber como começa e termina tudo!!

Tânia Regina disse...

Ainda não li o livro e nem vi o filme. Creio que se trate de uma história fantástica. Vou conferir com certeza!!!

Tânia Regina disse...

Ainda não li o livro e nem assisti o filme. Creio que se trata de uma história fantástica. Vou conferir com certeza!!!

Tânia Regina disse...

Ainda não li o livro e nem assisti o filme. Creio que se trata de uma história fantástica. Vou conferir com certeza!!!

Márcia Saltão disse...

Ainda não tive o prazer de ler o livro, mas está na minha lista de aquisições. Amei o filme, emocionante mesmo. Mas com certeza o livro é mais rico em detalhes. Não vejo a hora de ter em minha estante! Abraços.

Silvio aguiar disse...

eu queroooo muitooo

Adriano souza disse...

participando...

Unknown disse...

Boa tarde.
Você não é a primeira que eu vejo recomendando muito este livro e filme. Confesso que não conhecia até surgir o filme, mas ainda não tive oportunidade de vê-lo.
Por tudo o que dizem do filme, fico contente que a mulher que interpretou a mãe de Jack tenha ganhado o Oscar de Melhor Atriz.
Com certeza entrará para a minha lista de livro desejados.
Beijos.

Unknown disse...

Eu assisti o filme primeiro, fiquei chocada com a qualidade da atuação e a forma que ele foi mostrado.
Estou curiosíssima para ler o livro, parece ser tão bom quanto ou melhor que o filme.

Fernanda Borges disse...

Eu estou louca pra ler este livro desde que minhas amigas disseram que era ótimo, logo que lançou. Comecei a ler em ebook há algum tempo atrás e me encantei com a narrativa do menininho. Assim que eu tiver o livro físico vou ler para depois ver o filme.

Unknown disse...

Que legal

Deborah M. Mello disse...

A idéia de ler uma história trágica através dos olhos de uma criança me deixa levemente perturbada de saber q crianças na vida real passam por situações das quais deveriam ser protegidas...
Desde de que li a sinopse do livro fiquei doida pra ler mais ao mesmo tempo receosa...

Gabriel Barbosa disse...

Ainda não li o livro, mas a resenha me fez se interessar mais pela história.

Anônimo disse...

Oi Raffa!!
Eu li O Quarto,tem uns 4 anos,acho,emprestado da minha irmã....e me lembro muito bem da emoção que senti quando Jack consegui sair e tenta fugir e pedir ajuda...meu coração até disparava em certos momentos.
É um livro que super indico,muito emocionante..e agora com o lançamento do filme..estou com muita vontade de ler outra vez...
Bj.

Francisca Elizabete disse...

Quero demais ler e assistir o filme!! Vi o trailer e achei emocionante e comovente a trama!! Que bom que você conseguiu falar e tirar foto com a autora!!

Andrea Barbosa disse...

eu quero muito ganhar....na torcida

Ivanilde de Sá disse...

Oi, tudo bem?!!
Tenho visto resenhas desse livro ultimamente. Esse livro parece ser sensacional!! Ainda não vi o filme..quero primeiro ler o livro, para depois assistir o filme.

Jéssica Mendes disse...

Realmente parece ser uma história muito emocionante. Só vejo elogios do filme e livro. Pretendo ver ambos, com certeza.

Unknown disse...

Ainda não tive oportunidade de ler o livro nem de assistir ao filme... Mas pelo que já vi e ouvi falar parece estar realmente sensacional... Estou super ansiosa tanto pela leitura quanto para assistir ao filme... Espero que possa fazer isso em breve!!!

Unknown disse...

Participando do sorteio.
Quero muito ler.

Unknown disse...

Li muita a resenha, e pretendo ler o livro o quanto antes.. Parabéns a escritora.

Unknown disse...

Li muito a resenha do livro, e pretendo ler o quanto antes. Parabéns a escritora

Solange Antuano disse...

Quarto é simplesmente um livro maravilhoso! Apesar da situação ser bem cruel, da vida ser bem difícil - é apaixonante acompanhar a luta dessa mãe para cuidar do seu filho e depois as dificuldades dos dois para se adaptarem ao mundo real. É intrigante, delicioso, perfeito!

Unknown disse...

Ainda não li o livro, mas a resenha me inspirou a ler essa obra. Estou participando da promoção e torcendo para ganhar. Meu perfil no facebook está com nome de Sabrina da Silva!

Unknown disse...

participandoooo

Unknown disse...

Vi o trailer e super me emocionou, quero mto ler o livro tbem!

Verônica Oliveira disse...

Ainda não li esse livro,mas pela resenha fiquei com muita vontade de conhecer essa história.

Ricardo Alexandre disse...

Nunca li e nem assisti o filme,mas pelos comentários e pelo que li em sua matéria percebo que valerá a pena.

Unknown disse...

Não sei se fiquei mais surpresa com o que falam do livro ou com tudo isso que você contou, foram muitas emoções em... Bem legal!

Unknown disse...

O complicado sobre esse livro é saber que a arte imita a realidade...

Unknown disse...

Já ouvi muitos elogios sobre esse livro, agora estou com + vontade ainda de ler, só lendo para descobrir!

Unknown disse...

Infelizmente ainda não cheguei a ler o livro e também não assisti o filme, mas vai dar certo, espero ainda fazer as duas coisas.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, conheci recentemente e estou gostando muito, e indicando para outras pessoas!