19 de out. de 2012

Papos de Sexta - Essa tal de Amizade Literária, por Rafaella Fustagno


Sempre gostei de ler. Sempre tive muitos amigos, mas nenhum deles que gostasse de ler como eu gosto. Alguns liam um livro por mês, outros um por ano. Falar de livros com eles sempre foi sem graça. Durante minha infância e adolescência – pelo menos até os 15 anos – ninguém tinha computador. Não existiam amizades virtuais. Um belo dia, meses antes da Bienal de 2007, descobri um fórum que ficava dentro do site da Galera Record, cheinho de meninas que amavam ler tanto quanto eu.  Ali conheci, além de outras meninas, a também colunista Pam e nossa especialista em seriados Nanda Xavier! Passava horas no fórum, começamos  falando sobre os livros, depois trocamos marcadores e então teve um dia muito especial em minha vida. Sempre gostei de Gossip Girl e  a editora da Galera – a fofa da Ana Lima! – mandou um e-mail convidando algumas das meninas que eram do Rio para participarmos de uma matéria  sobre os livros e o seriado para o Jornal O Globo. Isso foi no final de 2008. Chegando na livraria conheci a editora e a Andressa. Em segundos estávamos super entretidas, deitadas no chão, segurando os livros de Gossip Girl e sendo fotografadas pelo profissional do jornal.
Nem de longe eu imaginaria que ali nasceria minha primeira amizade literária de verdade, ao vivo. A Andressa – ou Dessinha como a chamo – virou minha companheira de aventuras. Juntas fomos a Bienais, a eventos literários  e inúmeros cinemas.

Com ela, logo nos animamos de conhecer mais meninas do Rio de Janeiro que faziam parte do fórum como a Lany e Ana Bárbara! Começamos a nos reunir mensalmente e falarmos sobre livros, sempre dentro de alguma livraria.

E antes que vocês perguntem como conheci as outras colunistas, eu informo: a Frini eu conheci em 2008 em um evento que ela estava apresentando, e a Vivi foi no Clube do livro que a Frini apresenta – acho que já em 2010!

Mas, então, de repente a internet e suas facilidades trouxeram vários  blogs literários que fizeram com  que as editoras vissem que tinha um público imenso e sedento por eventos!

Já perdi a conta de quantas amigas literárias eu tenho hoje, mas sei que não me importo nem um pouco de acrescentar mais a minha lista. Em Bienais passadas hospedei em minha casa amigas vindas de Brasilia (Lilian) e do Maranhão (Fernanda “Caçadora”).
Metade de meus amigos no Facebook, hoje, são literários, porque acho que andamos com quem gosta das mesmas coisas que a gente, certo? Mantenho os amigos do trabalho, da época de faculdade e  adoro  todos eles. Mas hoje comemoro meu niver duas vezes, uma com familiares e amigos e outra só para os literários, onde as festinhas são temáticas e ninguém acha estranho! Muito pelo contrário todo mundo curte e muito!

Outro dia uma amiga de infância me mandou a seguinte mensagem de celular: “Puxa Raffa, você some! Só quer saber de suas amigas dos livros, eu também sei  ler, sabia? Saudades!”

Pois é, o que talvez essa amiga não entenda é que ela continua morando no meu coração, que lógico que pretendo vê-la porque, fora os livros, tenho outros interesses, mas amo minhas amigas literárias.

Por que? Porque elas sabem o como é importante uma promoção de livros do Submarino. Porque elas me entendem quando digo que preciso comprar aquele livro mesmo tendo uma pilha de mais de 60 em casa esperando na fila. Porque elas tem a mesma ansiedade que a minha pela chegada da Bienal. Porque só elas curtem quando digo que tal escritor vem ao Brasil — ao contrário do pessoal do trabalho que pergunta quem é? Rs. Porque com elas posso fofocar sobre o mundo e soltar piadas vindas de livros e elas me entendem! Porque se eu disser que quero ser a Bela porque a Fera tem uma linda biblioteca, elas não vão fazer cara de espanto.

Enfim, porque elas me completam de uma forma que achei que nunca seria possível antes de descobrir que eu não era um E.T só por amar mais ler do que ir para praia.

E esse post é dedicado a todas vocês. Amigas literárias virtuais, amigas literárias reais! Sem vocês meu dia a dia não teria a menor graça! ♥

16 comentários:

Lygia Netto disse...

AI QUE LINDAAAAAAA!! <3

Muito amor para esse post, Raffa! Essa fotinha do seu níver resume mt coisa...alegria, quizz, livros e amizade. Ô dia delícia!!! Os eventos sem vcs e com vcs tbm apresentando (arrasam!!!) não seriam os mesmos, com certeza!

Beijo grande! <3

Lany disse...

Ai Raffa, QUE LINDO! Estou chorando aqui hahaha!
Eu agradeço muito a internet e aos livros pelas amizades maravilhosas que eu fiz por causa deles! Desde 2002, com Harry Potter, eu aprendi que amizades virtuais existem SIM! E eu fico MUITO feliz em ter entrado no fórum da Galera Record e em ter conhecido todas vocês "ao vivo". Eu me lembro que eu não fui no primeiro encontro que vocês marcaram, porque era Janeiro e eu estava viajando... Aí depois teve um evento de Twilight e eu falei que ia hahaha! Eu marquei tudo com a Dessinha e consegui encontrar vocês lá! E depois desse dia... Bienais, eventos e mais eventos (sentadas no chão ou em cadeiras), Mc Donald´s, passeios culturais, bolo rosa da Ana Barbara... Enfim, nunca nunca NUNCA me esquecerei de vocês, que são amigas mais do que especiais!

Ana disse...

Rafa! Morri com a mensagem de celular da sua amiga!
Amei a homenagem às amigas literárias! É ótimo ter vocês na minha vida, pessoas lindas que não julgam a animação (aparentemente) desproporcional que sentimos com uma promoção cumulativa na Saraiva!
Beijos!!

Igor disse...

Gata essa sua amiga da primeira foto hein. Bjs

Anônimo disse...

OOwwwwnnnnnnn .... que lindo!
Realmente, as amizades literárias são ótimas e a sua é muito importante pra mim :)Também tenho histórias espetaculares pra contar. Tipo, conheci a Vivi em uma fila para comprar Harry Potter e a Ordem da Fênix, na Livraria Travessa de Ipanema ... em 2002 ou 3, eu acho! Tenso! AHAHAHAH!

Adorei o post!

beijos e páginas!
Frini

Caçadora de Livros disse...

Ownnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Adorei, amiga!
S2
Lembrando do corre corre, da folia da bienal, ou seja, esse post ficou como um filme das nossas aventuras.
As pessoas não entendem, mas os livros além de conhecimento, conseguem unir as pessoas e nós, literárias, sabemos bem disso.
Adoro você!

Ana disse...

Raffa!!!!
Como sempre adorei sua coluna... mega me identifiquei... me achei alí no meio de suas amigas literárias virtuais...
Amei conhecer vc pessoalmente e mostrar que o virtual é só uma extensão do real.
Não vejo a hora da próima bienal pra sairmos correndo tudo de novo!!!
Bjooooo

Ana

Dessinha ♥ disse...

AMIGAAAAA LINDAAA!
Amei a surpresa de aniversário e essa agora...você sabe o quanto é especial e como sou feliz por ter te conhecido naquele dia aleatório. Saudades do fórum que faziam meus dias muito felizes. Obrigada por todos os momentos e que muitos ainda estejam por vir <3

OBS: Obrigada Igor pelo elogio HAHAHA

Beijos

Maria Clara Bruno disse...

Raffa, sua linda!

Você não tem noção do meu estado, porque eu me senti exatamente como você e as minhas amigas literárias vieram na pior parte da minha vida e quando eu mais precisei delas.

E somente nas amigas literárias que eu encontrei minhas melhores amigas e pessoas que eu posso realmente confiar.

Adorei o post, Raffa. E tô morrendo de saudade <3

Math Tonionni disse...

Nossa que post lindo demais!!

Adorei!!

Olha eu alí na foto! kakakakakak

Eu tb sou feliz pelas amizades lindas que fiz neste mundo literário e te agradeço por ter me apresentado várias delas!! rs

Beijocas, Math

Unknown disse...

Dessa fazendo uma participação pra lá de especial no post!!! E a foto com todo mundo (menos eu mimimi) ficou ótima também!

É realmente maravilhoso ter esse grupo de amigos literários. Nunca imaginei que pudesse ter isso na minha vida e hoje estou eu aqui, saindo muito mais com vocês do que com amigas antigas sabe? É incrível o peso que o blog e os livros trouxeram para a minha vida na questão "amizade"!

Só uma pergunta: eu to nesse bolo aí? hihihihi ciuminho mode on! rs

Beijocas!
Ingryd

Raffafust disse...

Meninas

Feliz demais de ver quase todas as minhas amigas literárias presentes e comentando nesse post *-*
Amo vcs demais e como disse sempre fazem meu dia mais feliz!


Ingryd.
Como disse até hoje não sei pq vc não estava no meu niver dessa foto O.o
E lógico que vc está no grupo de amigas literárias que amo!

Beijos imensos a todas

Juh Oliveto disse...

AH, SUA LINDA!
Fiquei até emocionada, obrigada! E me senti super importante estando na sua foto de amigas literárias! <3
Obrigada, Raffa! E amém aos livros, que trouxeram pessoas como você pra minha vidinha! \o/

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Lilian Maia disse...

OooOOo Rafa, vc é sempre tão fofa. Nunca vou esquecer das minhas amigas literárias. Fiz amizades muito verdadeiras através do fórum da Galera Record, você é uma daquelas pessoas especiais. Sempre serei muito grata por voc abrir sua casa e seu coração para mim, significou muito.
Ler é sempre me trouxe muitas alegrias, só não imaginava que me fosse trazer amizades verdadeiras.
Amo você!!!

Um milhão de beijos

Unknown disse...

Nossa, que linda sua coluna!

Também tenho amigos que fiz através do mundo literário e digo: realmente é muito difícil as pessoas 'normais' rs entenderem o fascínio pelo livro. Sou bibliotecária e bibliômana, com fila interminável de livros para ler e praticamente toda semana compro mais... uma louca! Espero ansiosamente pela Bienal do Rio pq lá sou literalmente feliz! Aquela correria de conseguir ver palestra de tal autor, bate-papo, sessão de autógrafo de outro, o friozinho na barriga, não se explica! É MUITO AMOR!

Raphaela disse...

Oie xará!!

Demorei a passar mas aqui estou! *saltitante*

Achei o seu texto lindo, uma verddeir homenagem para as suas amigas literárias! Conheço a carinha de algumas, mas compartilho a Rê como amiga literária com você. *-* ela me apresentou IAN, Academia de Vampiros *-* Depois disso, me apaixonei pelas duas autoras e não as abandonei mais!

Creio que temos niveis de amizades e eles estão separados em vários grupos. Hoje em dia, os meus amigos são literarios também. Não por nao querer outras pessoas no meu circulo de amizade, mas por interesses em comum. Geralmente esses amigos são compativeis em outros niveis de assuntos.

Através do blog e da internet eu pude manter outros tantos amigos literarios e sou feliz por isso.

Beijos,

Rapha do @EqualizeLeitura