12 de ago. de 2011

Papos de sexta: Um lugar com muita história para contar, por Rafa Fustagno

Assumo: Não consigo parar de pensar em outra coisa... desde que o ano começou que espero ansiosa pelo dia 1° de setembro! Já sabem porquê né? Pois nesse dia começa a Bienal do Rio de Janeiro; são exatos 11 dias onde eu me encontro, onde acho minha tribo naqueles pavilhões lotados de gente que curte ler tanto quanto eu, e abarrotado de livros... Olho para aquele Rio Centro imenso e só consigo imaginar que nesses dias é como se a nave mãe me chamasse de volta para casa.

Ali definitivamente é um sonho realizado! São todas as editoras e livrarias que adoro uma do lado da outra, em formato de stands cheios de novidades; impossível voltar de lá de mãos abanando, porque tem livros para todos os bolsos... E na pior das hipóteses (ou seria melhor?), voltamos carregadas dos mais lindos e diferentes marcadores de livros que são distribuídos gratuitamente no local. Ah, sim! Como esquecer que se não bastasse tudo isso ainda tem o fator autógrafo, é lá que, como se fossem chefes de estado resolvendo questões inadiáveis, se reúnem todos os escritores não só do Brasil como do mundo, e nós, pobres mortais, leitores esperançosos de ter nossos livrinhos autografados por cada um deles, de poder tirar aquela foto que no mesmo instante já vai parar em todas suas redes sociais, aguardamos muitas horas na fila sem reclamar porque no final sabemos que vale a pena.


E o que dizer quando se chega perto do escritor? Nada, não precisa, nosso olhar diz tudo e ele reconhece o quanto o amamos no exato momento em que estendemos para ele assinar sua obra, é uma troca e dela só há vencedores. O autor descobre o quanto o que escreve faz parte de nossas vidas e nós temos a incrível recompensa de conhecê-lo.


Mas isso ainda não é tudo, se a vergonha vem e as palavras somem, você só precisa assistir as inúmeras palestras e bate-papos que ocorrem diariamente por lá. Seu escritor favorito vai estar em uma delas explicando tudo o que você sempre quis saber.


Para mim, Bienal não se explica: se sente, se visita. E se você ainda está em dúvida se vale mesmo a pena sair de casa com seu livro de 500 páginas daquela escritora que você nunca leu mas vem este ano, não pense duas vezes não; vai por mim! Já entrei em filas e aguardei horas para tirar foto e ter livro autografado de escritores que nunca havia lido nada, mas que passado o evento comecei a conhecer os livros e posso garantir: teria me arrependido imensamente  se não tivesse essa foto que hoje faz companhia a tantas outras no mural de meu quarto.


Então começa a contagem regressiva... Já pedi férias no trabalho, já garanti ingressos para todos os dias e os livros estão aqui ao meu lado esperando para irem à Bienal comigo! Vejo vocês lá!

OBS. Este ano, a Bienal contará com a visita de Lauren Kate, autora da série Fallen, best-seller mundial! Confira sua agenda completa aqui!

24 comentários:

Delacour_Fleur disse...

OMG! *O* keria ser rica numa hora dessas....dps conta tudo pra gnt viu?!

Kathy disse...

Falou muito bem, rafa.
Para mim, o ano de Bienal do Livro é sempre uma aventura. É aquela tensão de "quando será? quem vem? será que vou conseguir ir? será que terei prova/trabalho no dia?". E quando finalmente tenho a listinha de dias e autores maravilhosos, tudo arrumadinho... e daí que tenho outra coisa para fazer?!
Como eu vivo dizendo para a minha mãe: eu tiro férias da vida pela Bienal.São os 10 dias do ano em que eu ignoro todos os outros aspectos do dia-a-dia e foco apenas em conseguir chegar perto daqueles autores que eu amo.
E depois quando acaba, vem aquela sensação de vitória.E, é claro, a preparação para a próxima =)

Nina disse...

Descreveu completamente os meus sentimentos em relação a Bienal. Esperando desde...desde...2009 cof cof...

Muito feliz que agora estou indo como representante do meu blog!!!

BJS BJS

Pabline disse...

Queria tanto ir, mas moro tão longe, no Maranhão. :( Lauren Kate, vai estar?... Não acredito. Concordo com vc Delacour_Fler, tbm queria ser rica nessas horas. XD

http://amigasentrelivros.blogspot.com

Cynthia H. disse...

Nossa, a Raffa escreve extremamente bem, adorei o post e nesse momento queria muito ter um dinheirinho extra para ir para o Rio, só por causa da Bienal, que com certeza irá ser fantástica e espero que todos que vão se divirtam muuuuuuito!

beijos
Cynthia

Anônimo disse...

"Bienal não se explica: se sente". Disse tudo! E essa será ainda mais especial pra mim! Adorei o texto e já estou contando os dias para a Bienal! YAY!
bjs
Frini Georgakopoulos

Patricia disse...

Adorei o texto....de novo!!! Espero que depois possamos ler um post sobre as sensacoes pos bienal!

Continue arrasando!

Bjs,

Raffafust disse...

Ah meninas MUITO OBRIGADA pelos comments e só de pensar que vou encontrar boa parte de vcs na Bienal só me anima...isso sem falar em nossa amiga DIVA Frini que vai entrevistar nossa amiga Lauren né? Um luxo ter amiga famosa!

Sei que assim como eu vcs amam esses 11 dias tb!

Bjos

Lany disse...

Adorei o texto Raffa! Você conseguiu resumir tudo o que a gente sente quando vai a uma Bienal!
Eu também ADORO passear pelo Rio Centro cheio, cheio, cheio de livros! *-* Adoro as promoções (que a gente acaba ganhando coisas fofas como BOTTONS), os marcadores de páginas, AS TARDES DE AUTÓGRAFOS! A gente sai de lá cansada de tanto andar, mas com certeza vale muito a pena!
Infelizmente não poderei ir todos os dias, mas naqueles dias que eu puder, com certeza estarei lá! (mesmo morando super longe hahaha!)

Evellyn disse...

Raffa!
Ai que post inspirado ^^
Acho tão legal vc pedir férias em epoca de Bienal especialmente para isso!!
Tb não havia pensado e pedir autografo de escritor de livro q ainda não li mas acho que vc esta certa mesmo! Podemos conhecer e depois ler - não faltaram oportunidades, mas ver o escritor por aqui é bem mais dificil do q ler o livro né :P
Nos encontraremos lá para enfrentarmos fila juntas! Yay!

Amei a dica!
bjs
Hey Evellyn!

Carol Ardente disse...

Eu vou a loucura na Bienal. E pensar que dia 11 tem UERJ, ou seja, estou muito ferrada! HAUAHU Mas não deixarei de ir conhecer os escritores. Quero ir em 5 dias, se não me engano. Não há nada comparado em saber que você conheceu aquele escritor que te marcou. Amo isso! Amiga, adorei seu texto, como sempre. Bienal, here we go! :)
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Maria Clara Bruno disse...

Raffa, voce definiu meus sentimentos, cara.. Fiquei tão frustrada que ano passado eu só não fui por um problema na escola =\ Vamos combinar tudo direitinho para nos encontrarmos lá, ok?

Lygia Netto disse...

AHHH..q linda vc!!! (L)
"é como se a nave mãe me chamasse de volta para casa." HAHA...Nave mãe, LEVA EUUU!!! rsrs..

Ficou lindo seu sentimento traduzido em palavras!! Muito <3

Bjins, Rafa!

Augusto Moitas disse...

RAFFA, adorei seu texto, como sempre né? HAHAHAHAHAH
Concordo em todos os pontos com você. Estou quase morrendo de ansiedade para a bienal, mas como já te disse não irei todos os dias, mas concerteza em quatro dias estarei lá, firme e forte, des do momento em que se abrem os portões até o último segundo.
Bjs, Guto
http://www.boyswhoread.blogspot.com/

Unknown disse...

Ohhh eu queria pode ir, pelo menos no dia do meu niver (01/09), mas moro tão longe...¬¬
Adorei a postagem! *-*

Bjinhos!

Swan
@swannx
Bem pra Mente

Fernanda Araújo disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Setembro ta pertinho ^^ aaaa
Aguenta coração

Tita Mirra disse...

Adorei o texto, Raffa! E eu te entendo, amiga... rs
Já estou até economizando dinheirinhos, pra sair de lá carregada de livros! #FATÃO

Ainda mais esse ano, que vou passar meu niver na Bienal - cercada de amigos reais e fictícios :) Tem coisa melhor?!

Bjs, lindona!

Camilla Leite disse...

owt Raffa! Faço minhas as suas palavras! *-* rs
Eu também estou muuito ansiosa pela Bienal. E que venham muitos livros, muitos autógrafos, muitas fotos! ;D Entre outras coisas!
Um grande beijo, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

Caíque Pereira disse...

Ah, então somos muito parecidos nesse quesito Raffa, desde o começo do ano não consigo parar de pensar na Bienal, é muito 'nave mãe chamando pra casa' mesmo, rsrsrsrs. É uma magia incrível esse evento, só de pensar fico imaginando os stands cheios, o pessoal falando igual uns loucos pelos pavilhões, e aqueles 'OLHA!', apontando para um livro querido com um preção, meu Deus, contando os segundos já! Fora os marcadores, vou pensando boa parte neles esse ano, pegar e pegar e pegar! Se eu morasse perto, com certeza iria todos os dias, mas irei só 6, e espero encontrar você e TODO MUNDO lá, é um dos maiores presentes poder encontrar, re-encontrar e conhecer pessoas que compartilham desse prazer incomensurável que é a leitura. Se tem uma autora da qual não li nenhum livro e gostaria de ir pegar autógrafo seria da Emily, mas no dia dela não irei :/ Mas estou megafeliz dos que vou, das autoras que vou encontrar e finalmente conhecer! Só de pensar que o meu 'Fallen' terá autógrafo, assim como meu 'Tormenta' e meu 'Paixão' que vou comprar lá? Sonho demais *o* Beijão Raffa, ótimo texto e com certeza, a Bienal desse ano será 'O' evento, vamos aproveitar e nos jogar nas graças dos pavilhões, êeee \o/

;* Livros, Letras e Metas

Dessinha ♥ disse...

Adorei o tema e o texto. Pode ter certeza que muita gente entende esse sentimento; e particularmente, tenho pena de quem desconhece a magia dos livros, encontros e amigos literários. Nunca me esqueço que quando era BEM mais nova, entrei na Bienal e estava tocando a música tema de Harry Potter e as lágrimas escorrem do meu olho sem que notasse. Esse ano vai ser incrível de novo, principalmente, por ter você de novo ao meu lado para compartilhar esses momentos.
Beijão

Vivi Maurey disse...

Raffa!!

Cara, na correria eu SEMPRE esqueço de comentar. ://

Juro pra vc que to empolgada, mas com um certo medinho. Vai ser a minha primeira bienal trabalhando e não 'de visita', rs. Então to apreensiva, ahahahaha. Mas vai ser legal. Tenho certeza!

Bjocas,

Vivi

Bianca disse...

Raffa,

Vc vai ser minha consultora literária. Vou com vc no final de semana e vc vai me ajudar a escolher os livros q vou comprar. =D

Carol Ardente disse...

Amiga, concordo com você, vale a pena todo o nosso esforço pra ir na Bienal!! Lá é o nosso lugar, é literalmente a nave mãe nos chamando!xD E no meu caso é a melhor coisa do mundo, afinal meu aniversário cai na Bienal e não tem nada melhor do que comemorar esse dia especial com vocês, minhas lindas amigas e com os livros!!*-*
E olha que beleza, falta pouco!! Já já tá chegando a hora do embarque!! Adorei a coluna, como sempre né?!:D
Beijos,Débbie

Raffafust disse...

Nossa O.o tanto comment emocionante..igual a Bienal ;)

Dessinha e Lany - mais uma Bienal juntas lindonas! como brinco..TUDO NOSSO naqueles pavilhões!!!

Evellyn- obrigada sua fofa! o ano todo combinando nossa ida e tpá chegando..parece sonho! haha

Milla,, Lygia, Bianca, Tita, Guto, Maria Clara, Caíque, Carolzinha - muito "Gatorade" para enfrentarmos a maratona que será essa Bienal com a vinda de tanta gente bacana...falta pouco para largada!é olho no autor e outro nas promos..hahha

Suellen- pena vc não poder estar aqui com a gente!

Caçadora - vem logo pra cá menina..mi casa su casa!

Vivi - emoção dupla mas vc vai tirar de letra! e vai aguentar a gente mais dias..hahhaha vamos bater ponto no stand da Record!