24 de jun. de 2011

Papos de sexta: Tem um tempinho para ler aí, por Pâmela Gonçalves


Essa semana eu fiquei pensando no que escrever no post de hoje. Eu estava completamente sem assunto, em um misto de decepção e falta de criatividade. Muitos devem estar na mesma situação que eu nesse momento, e não, não é porque vocês precisam escrever, mas simplesmente porque não podem ler!

Sabe aquelas semanas – no meu caso mês – em que você tem que deixar de fazer a maioria das coisas que você gosta, porque está no final do semestre e os professores pensam que você só estuda a matéria deles?
Pois é, todo dia tem uma prova para fazer, um trabalho para entregar... E isso tudo é tão triste! 

Para quem é uma devoradora de livros – no bom sentido, é claro – isso é completamente decepcionante! Você vê seu livrinho lindo e maravilhoso sorrindo para você e quase se jogando da estante para os seus braços. Sim, é quase um suicídio em nome do amor que ele sente por você. Mas não há como salvá-lo. Você desvia e vai ao encontro da pilha de livros da escola, faculdade ou do trabalho. 

Quando você tenta lê-lo para aliviar o estresse ou por pura rebeldia de deixar suas coisas de lado, a leitura se torna chata devido ao grande peso na consciência. É, meus amigos, a coisa tá feia, beirando a loucura.

Eis que a nuvem cinzenta resolve passar. Você se vê livre. Mas como um pássaro recém-libertado você não sabe o que fazer, para que lado ir ou qual rumo tomar. A coisa toda foi tão massacrante que sua mente sente falta da pressão, e quando tem o poder de livre arbítrio ela fica sem saída. 

Mas comemore! Você está de férias! E não digo nem férias mesmo, daquelas para ficar o dia inteiro em casa, mas sim a sensação de que não tem mais o tanto de coisas que tinha para fazer antes. Quando você olha para trás vê que tudo passou. 

Alias, quero que essa tal de férias chegue logo. Eu só queria poder ler sem sentir a consciência pesada.
E vocês? Estão livres, leves e soltos ou cheios de coisas para fazer? Aproveitem e digam o que estão lendo para eu invejar um pouquinho. =’( #mimimi

9 comentários:

Maiary Rodrigues disse...

Nossa, eu estou praticamente livre para correr para os meus livros! Não via a hora das férias chegar. Mas já estou vendo... vai passar tão rápido e teremos que voltar para a loucura de sempre =/

Felipe Fagundes disse...

Ah, eu leio mesmo assim!
Na verdade, meu tempo de ler é no ônibus, que é um lugar onde não posso fazer mais nada mesmo. Ou leio, ou durmo.
Na maioria das vezes, meus trabalhos da faculdade são para ser feitos no computador e a matéria das provas é toda em slides em pdfs, ou seja, só pode ver quando estiver em casa. Aí no ônibus eu leio mesmo! É muito difícil eu separar um tempo pra ler em casa.

Ler com a consciência pesada deve ser muito ruim mesmo :-/

Agora eu estou lendo "Amores Infernais", estou quase terminando mas não curti muito não. Só o conto do Scott Westerfeld que foi PERFEITO (literalmente) até agora!

Israel Tabosa disse...

Estou incluído nessa classe de "sedentos por férias e estressados com o fim do período". Nossa! Acho que não tem coisa mais estressante do fim de período e tortura maior do que ver o leu livrinho ali olhando pra você querendo ser lido! Adorei o texto e me identifiquei haha

Carol disse...

Que dó de ti!! Eu já estou de férias e planejando os livros que vou ler *-*

Unknown disse...

Agora eu estou livre, mas eu fiquei umas duas ou três semana atras assim, era horrível, porque parece que o livro te chama de uma forma muito tentadora, pior que ver livro em promoção kkk.
Eu acabei de ler o Herói Perdido, e vou ler o Livro de Ouro da Mitologia, mas Jogos Vorazes ta me dando umas olhadas beem tentadoras!

Autora disse...

Garota, estamos no mesmo barco. Faz quase uma semana que eu não consigo ler um livro de forma decente, sempre com aquele peso na consciência de que eu deveria estar estudando ou terminando meus trabalhos ao invés. é muito triste.

Taís Vianna disse...

Parece que fui eu quem escreveu!! hahaha
Tô extremamente atolada de coisas da faculdade e sem tempo para os meus livros.
A minha pilha de livros novos só aumenta (tenho compulsão por comprar livros) e parece que as atribuições da faculdade crescem na mesma proporção :(
Mas confesso que nesse feriado eu peguei logo dois livros e comecei a ler. O triste é que eu só pude parar um dia para ler e nos outros tive que estudar e fazer trabalhos.
Mas força que o semestre tá acabando e logo logo poderemos ler só as coisas legais :)
Beijos

Dry Santos disse...

Eu estou quaaase de férias e sei como é difícil. Como só tenho mais dois trabalhos me dei o luxo de ler "Um dia", pois queria ler antes de ver o filme *-*
Sorte pra ti e que logo possa ler à vontade!
beijinhos :*

Carol Ardente disse...

Estou a exatos 8 meses sem sentir isso!! Mas calma, tudo volta ao normal em agosto, começo a faculdade e o corre corre diário volta ao normal...
Mas eu lembro da época de provas do colégio sabe? É realmente horrível quando você quer MUITO ler aquele seu livro lindo e não pode, porque tem que estudar... Se pelo menos você estudasse só aquilo que gosta né, mas nem tudo é perfeito D:
Como não tenho nada pra fazer estou lendo Harry Potter e as Relíquias da Morte( o fim está próximo meus potterheads...) e Eon!! Mas espero que logo logo você possa ler todos os livros que quer Pâmela :D
Beijos, Débbie
http://loucospor-livros.blogspot.com/