10 de jun. de 2011

Papos de sexta: Dia dos Namorados Literário, por Rafa Fustagno

As vésperas do Dia dos Namorados devem estar pipocando na internet matérias sobre o que fazer no dia,  com o quê presentear o namorado (noivo, marido...), e eu sei que se você tem namorado deve estar esperando ganhar aquele livro maravilhoso que acabou de ser lançado e que está lá na sua lista de Desejados do Skoob esperando só chegar datas como essa para clicar com vontade no botão “Tenho”!!! Mas eu não vou falar disso não. Essa é só uma pequena introdução para lembrar que quem não tem namorado, pode aproveitar o dia muito bem acompanhada daquela sua amiga de todas as horas: a literária!

Sempre digo que minha vida mudou quando descobri aquele fórum da Galera Record, e as amizades foram aumentando a cada evento, a cada fila de autógrafo... Aquela amiga que parecia distante e só um avatar no computador, e se materializava na minha frente... e todas elas eram bem melhores ao vivo.


Aos poucos vamos descobrindo que a amiga literária não só divide aquela paixão inexplicável por livros (digo inexplicável para os outros, não para nós que somos bookaholics e nos entendemos muito bem!), mas também curte um cinema, está do seu lado quando mais precisamos; naquela briguinha com o namorado - que não lê tanto quanto você ou se lê não gosta do mesmo tipo de literatura... Ah, como seria bom se inventassem o namorado literário, aqueles com os mesmos gostos que o seu, inclusive de chick lit! (risos)


Agradeço muito por conhecer cada uma das minhas amigas que já me acompanharam em todas as aventuras; seja para ir a um evento mais longe ou atrás de um escritor em porta de hotel (afinal, para quem ama ler, escritor é rock star!).  Eram elas que estavam do meu lado quando a tal briguinha com o namorado virou algumas semanas sozinha... Aliás, sozinha nada! Eu as tinha, fizemos análise dos livros que tínhamos lido, festival cinema no dvd e tudo regado de muita pipoca e sorvete em minha casa!

No último evento que teve de “Almas sombrias” vi várias delas combinando de se reunirem dia 12 de junho e irem no ‘XIII Salão do Livro Infantil Juvenil’  que acontece até o dia 17 de junho, no Rio de Janeiro. Quase lamentei estar namorando e não poder acompanhá-las... Mas esse é só um exemplo de como sua amiga literária pode lhe fazer companhia em um dia onde ver casais fofos para quem está sozinha não é nada agradável!

Agora se todas as suas amigas literárias estiverem namorando... Ainda sobra aquela opção maravilhosa, seu amigo de todas as horas, seja de bolso ou não: o livro! Escolha um bem para cima (nada de auto-ajuda, rs!) e termine o dia sorrindo, se imaginando no lugar da mocinha.

Funcionou para mim várias vezes, tenho certeza que vai funcionar com você!

20 comentários:

Carol Ardente disse...

As amigas literárias são as melhores, né amiga? :) Vamos em todos os eventos juntas, combinamos os futuros eventos, fofocamos e lanchamos. Eu amo quando esotu com vocês! Não tenho namorado, o meu domingo será só UERJ e depois lerei um bom livro. Eu tenho namorados, sabe? São os garotos dos livros, como o Jace e o James (A Season Of Eden). Com eles nós não brigamos e só o amamos. São perfeitos, né? HUAHAU
Raffa, adorei o seu post. Parabéns!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Carol Ardente disse...

Concordo com você Raffa, nada melhor do que ter uma amiga literária!! Afinal se não fosse por todas as amigas que conheci nos eventos ia passar o dia dos namorados sozinha(como sempre), me entupindo de chocolate(como sempre) e vendo filmes melosos(bem isso eu não faço sempre porque geralmente choro no final...)!
Como você sempre diz, o que os livros unem, ninguém separa!!Adorei a coluna, ótima como sempre!! E vou seguir a sua dica, pegar aquele livro e me imaginar no lugar da mocinha!Afinal mesmo tendo amigas solteiras pra passar o dia comigo, quem é que não adora fazer isso?:D
Beijos, Débbie
http://loucospor-livros.blogspot.com/

Patricia disse...

Rafa,

Adorei seu novo post! Otimas dicas para passar o proximo dia 12 desacompanhada de namorado, mas na companhia infalivel de amigas e um bom livro!

Ja estou ansiosa pelo proximo post!

Beijos!!

Ana Bárbara disse...

E de dia dos namorados, Rafa?! Wlad vai te dar um livro também? ehehe Beijos amiga! Te adoro :D

Bianca disse...

Adorei o post amiga. Eu lembro q fui uma vez com meu namorado no Salão do Livro Infantil Juvenil. Saí de lá carregada de brindes (foram várias sacolas de brindes rsrsrs. É um bom lugar pra passar o dia com ou sem namorado.

Anônimo disse...

Adorei o post amiga! Realmente amigas literárias são demais e me identifiquei com esse texto hein.
Estive sempre ao seu lado, porque somos a dupla dinâmica e isso é pra sempre <3

Beijos (:

Lany disse...

Adorei o post Rafa!
Os eventos literários (e Bienais) com certeza não seriam os mesmos sem as minhas amigas "literárias"!
Eu não tenho namorado e por isso o "Dia dos namorados" para mim é igual qualquer outro. Aliás, como A Ana Carolina disse, na verdade eu tenho vários namorados, todos eles nas páginas dos livros rs!
Beijos,
Lany

Lygia Netto disse...

HAHAHA!
Adorei, Rafa! =D
Muito bom o post e bem escrito..agora deixa seu namorado ler isso "quase lamentei estar namorando e não poder acompanhá-las", hahhaa!
Ri muito disso!
Mas como disse, só bookaholic entende! ;-)
Beijos

Igor disse...

Rafinha Rafinha, só de olho em vc hein. rsrs Bjos

Raffafust disse...

Meninas,

Obrigada pelos comments e que bom que gostaram! Amigas literárias são as melhores sempre!!! \o/

Ana Bárbara - hahahha não, ele me deu a segunda temporada de Barrados no baile :) Gostei tb! bjs

Anônimo disse...

Amigas literárias são muito amor! :)

beijocas
Frini

Marina Moura disse...

Olha,Raffa,a quantidade de gente legal que eu conheci não tem preço. Principalmente porque sofria daquela síndrome "meus amigos não gostam de ler",então nem adiantava ir falar dos livros e personagens.

Fiz amigas e amigos muito queridos,alguns já conheci pessoalmente,outros não.

Sem dúvida meus amigos literários dão luz ao meu dia à dia.

Ótimo insight!

Beijos,
Nina
www.minhavidaporumlivro.com.br

d disse...

As amigas literárias que eu tenho, são minhas primas. Dai as meninas que conheci através do fórum e blogs, ainda não tive oportunidade de conhecer ao vivo, mas um dia chego lá ;)

Evellyn disse...

HAha
amei o post!
Poxa, eu tb conheci algumas amigas literarias pessoalmente esse ano e isso é bem legal (conheci vc!!) rs

E eu bem tinha pensado nisso : para nós escritor é rockstar! (só que ainda melhores pq eles me respondem no twitter) hauhauah

bjss
Hey Evellyn!

Livros minha Terapia disse...

Pois é vc sempre acerta em cheio em Raffa !! Amei o pOst e nós somos uma das grandes provas que amizades literárias são INCRIVÉIS. MIL BJKS...

Fernanda Araújo disse...

As amigas literárias são divas!
Encontrei várias aqui e vc é uma delas!
Parabéns pela coluna flor =D
bjs

Adriana Estelita disse...

Raffa você disse tudo! Nada como boas amigas literárias quando não se tem aquele "gatinho"!Amigas e livros é a combinação perfeita para qualquer ocasião! Abraços!
PS:O encontro no XIII Salão do Livro Infanto Juvenil foi muito divertido!

Unknown disse...

oi
Sim, é bem assim mesmo a gente no fim acaba fazendo amizade até porque quem vai no mesmo evento literário normalmente tem gostos parecidos não apenas na literatura!
A minha melhor amiga eu conheci graças a Harry Potter!

beijos
Susana
http://ladyweiss.blogspot.com

Talita disse...

HUAHUAHUAHUA, adorei Rafa, pior que fiquei estudando no dia dos namorados, haha

Lilian Maia disse...

adorei seu post raffa querida :*
HAHHHAHAHA
amigas liletrárias são mara!!!