30 de jul de 2012

#FériasDaGalera - Gossip Horóscopo - Semana de 30 de julho


Áries
Sua energia está inesgotável nessa primeira metade da semana. E se você ainda não encontrou seu amado — ou talvez ele seja o seu melhor amigo e as coisas não acabaram bem (Hello, Vanessa!!) — é hora de sair pra pista. Você vai encontrar todo tipo de gatinho. De Nate Archibald até Chuck Bass. Ou Rufus Humphrey, se você faz a linha madura. Algum deles é seu par perfeito. É a época a melhor ever para viajar juntos. Na quinta-feira e sexta-feira, alguém precisa estar no comando. Mas não você, ariana. A probabilidade é grande que surte sob pressão. Relaxe! O fim de semana vai proporcionar uma visão de seu futuro romântico. Vamos torcer para não ser um Trip van der Bilt. E você acabar como “a outra”. 

Touro
Querida taurina, sua semana não está boa, não. Mas não se desespere. Afinal, todo pr
ojeto, mesmo um romântico, envolve uma série de manobras. Um passinho para frente e dois para trás. Tipo quando Jenny montou sua confecção... Apenas não se feche para o amor. Lembre-se que até mesmo Queen Bee comeu o pão que o diabo amassou para amarrar seu Chuck Bass. E o nó nem foi dos melhores. Na quinta-feira e sexta-feira, você estará uma verdadeira Serena pré-série: wild. Aproveite para laçar Trips e Dans. Ou pisar em outra produção televisiva... Um Damons ou Stefans, quem sabe? Eles são sangue bom! Você estará irritada no fim de semana. Então não se leve tão a sério.


Gêmeos
Seu cérebro está mega atraente no início desta semana. Fique feliz de não estar em um episódio de Walking dead. Sério. Você estará atraindo todo tipo de atenção com respostas rápidas e espirituosas. Assim mezzo Chuck (Bass, não o boneco assassino) mezzo Jenny. É a época perfeita para aquela escapadela romântica — no estilo Upper East Side: Aspen, Itália, Paris. Na quinta-feira, no entanto, você começa a se sentir inquieta. E seu amado pode encarnar o mais controlador dos homens. Saca Bart Bass e seus dossiês sobre tudo e sobre todos? Aguente firme e pode ter uma surpresa. Como descobrir que vocês tem algo mais em comum do que imaginam.

Câncer
Essa semana pode ser dura para você, canceriana. Mas também deve prepará-la para grandes acontecimentos em um futuro próximo. Ai, será um baile no Met? Férias de Inverno em Paris? De segunda-feira até quarta-feira, você só pensará em si mesma. E nem mesmo os olhos azuis de Nate Archibald ou os SMS de Gossip Girl vão desviá-la de seus afazeres. O que é bom. No fim de semana, mesmo quando estiver com um pouco mais de paciência até para os Humphreys da vida, você vai preferir a bela cobertura no Upper East Side do que sair por aí. Suas emoções vão recarregar, não se preocupe. Mas vai t
er de esperar um pouco mais para conseguir o que quer.

Leão
Descobertas e experimentação são as palavras da semana. Seu alto astral fará com que tudo dê certo. De quebra, ainda vai descobrir lugarzinhos românticos para levar o amado. No melhor estilo galeria/café, de preferência com um pai de Dan atrás do balcão. Ou, se prefere um agito, a boate anos 1920 de Chuck. Se estiver comprometida, a coisa vai ganhar um tom mais sério. Prepare-se para ser pedida em casamento no alto do Empire State Building. Ou achou que isso era coisa só para Blair Waldorf? Caso ainda esteja sozinha, é quase certo que será por pouco tempo. Mas cuidado com briguinhas bobas. Você não quer acabar com uma Georgina, sedenta por                                 vingança, no seu pé... 

Virgem
A semana começa meio devagar, virginiana. Você se sente em uma encruzilhada digna de um final de temporada. Dividida entre mergulhar fundo e ficar em terreno seguro? Meio como Serena van der Woodsen: Nate ou Dan? Decida com calma. E tenha certeza de escolher alguém especial. As coisas aceleram um bocado a partir de quinta-feira e, se ainda busca um Chuck Bass para chamar de seu, dê uma volta de bicicleta pelo Central Park. Mesmo que genérico. Se Rufus Humphrey já colocou um anel em seu dedo, ou laçou seu coração, estarão mais sincronizados que nunca. Você gosta de ordem, mas se decidir se entregar a planos de última hora, vai descobrir que surpresas podem ser divertidas. XoXo

Libra
O talento para comunicação, natural nas librianas, será decisivo neste início de semana. Seja negociando um aumento de mesada, no melhor estilo Jenny Humphrey (um Laboutin não é exatamente um Chicabon) ou arrancando um sim de Chuck Bass (ele dá todo um novo sentido a crompromissofóbico), sua lábia virá bem a calhar. Na quinta-feira ou sexta-feira, um ex poderá aparecer de surpresa. Vamos torcer para não ser uma surpresa estilo Georgina... E que se trouxer alguma bagagem, seja emocional e não um filho perdido. Ou um psicopata. O fim de semana abre várias novas oportunidades para você. Liberte-se do peso do passado, como Serena fez, e fique absolutamente feliz com sua vida no domingo.

Escorpião
Seja emocionalmente corajosa nesse início de semana, escorpiana. Mesmo que pareça que todos estão contra você. Encarne uma Blair Waldorf, sempre capaz de manipular as situações a seu favor, e dê a cara à tapa. Não vai se arrepender. Se for abatida em ação, lembre-se de manter a pose. Inspire-se em Lily van der Woodsen! Pequenas discussões amorosas terminarão bem na quinta-feira e sexta-feira e você pode acabar descobrindo novas formas de entregar seu coração. Prepare-se para uma fase de muitas — e excitantes — experimentações. Casais podem discutir no fim de semana, especialmente se passarem muito tempo colados. Já os solteiros sentirão uma vontade irresistível de andar em colmeia e encontrar Queen B.

Sagitário
De segunda-feira até quarta-feira, será impossível acabar com seu sorriso! Seu bom humor vai te deixar completamente Cyrus Rose. No temperamento!!! Não precisa se preocupar com as madeixas! Se estiver namorando, ficando, pegando, essa vibe docinha vai deixar o affair digno das telas. E se estiver ímpar, vai atrair mais súditos que Blair Waldorf. A grana fica curta perto de sexta-feira, então é melhor agendar programinhas Dan Humphrey e deixar Chuck Bass em casa. Longos passeios pelo Central Park, uma exposição no espaço galeria do sogrão... Mas tudo com muito amor! O fim de semana é perfeito para fazer as pazes com a melhor amiga. Perdoe Serena por ficar com Nate e clareie seu karma.

Capricórnio
Capricorniana... Agora não é o momento de se distrair com objetos brilhantes! Deixe de lado seu anel Harry Winston ou qualquer bracelete Tiffany. Também nada de abrir o coração para quem não merece. Foco... Ou vai acabar deixando passar seu Nate Archibald: bonito, inteligente e carinhoso. Mas tudo deve entrar nos eixos perto do fim de semana e você vai poder desfilar seu gatinho por aí em uma limusine feita de sonhos. E talvez consiga, até mesmo, achar o melhor presente para ele. Será um livro raro, se ele tiver um temperamento Dan Humphrey? Ou um belo Omega (Hello, Chuck!)? No domingo, você vai receber uma proposta nada tentadora. Mas talvez precise aceitá-la. Comprometimento é a chave!

Aquário
Os amigos são a chave de sua vida amorosa nesta semana. Principalmente nos primeiros dias. Pode chamar Blair, Serena, Nate, Chuck e Dan, e se preparar para muitas, mas muiiiitas baladas. Eles podem ajudá-la a encontrar seu Mr. Right, com apenas a dose certa de wrong. Também podem dar um conselho inestimável, do tipo “Jamais acredite em Georgina”ou “Não provoque Blair Waldorf”. Na quinta-feira e sexta-feira, espere por obstáculos em sua bem traçada rota. Mas não desespere. Não são muito altos... Com jeitinho, você pode saltá-los. Persevere. Ou você acha que Serena caiu nas mãos de Dan Humphrey sem nenhum esforço? No fim de semana, sua estrela brilha mais que qualquer solitário Tiffany! Let it shine, baby!

Peixes
Sua autoestima está mais alta do que a de Blair Waldorf neste fim de semana, pisciana. Mas não há nada de errado nisso! Você vai despertar mais admiração do que a própria Serena van der Woodsen. Mas tenha paciência com seu Dan Humphrey. Não é fácil olhar o sol sem um bom Michael Kors, de preferência com proteção UV. O romance fica mais leve do que o normal na quinta-feira e sexta-feira. Você, e seu amado, estarão mais afinados do que a banda juvenil de Rufus Humphrey. Mas isso é que torna tudo tão maravilhoso, não? E ligeiramente miquento. Preste atenção em seus sonhos no fim de semana. Eles podem revelar seus verdadeiros desejos e seus medos ocultos.

27 de jul de 2012

Papos de Sexta: Ler hipnotiza, por Vivi Maurey

Quando eu era pequena achava que tudo que tinha a ver com hipnose vinha de um reloginho balançando de um lado para o outro. É provável que eu tenha visto isso em algum desenho animado e a imagem ficou. De qualquer forma, estava claro para mim que hipnotizar alguém era mexer com o estado de concentração da pessoa. Sim, sou super inteligente e já sabia o que significava a palavra hipnose e concentração aos cinco anos. ;)

Sempre fui apaixonada pelo assunto. Talvez não o suficiente, porque, afinal, decidi fazer jornalismo, mas o amor pela mente, pelos estados da consciência e pelos sonhos sempre existiu, rs. Freud, Einstein, Oscar Wilde e muitos outros, rs, acreditavam em hipnose, então eu também acredito. :P
Não é tão difícil comprovar a teoria e é por isso — além de homenagear o dia do escritor (25/07) — que resolvi escrever sobre isso na coluna de hoje. Da forma mais humilde e despretensiosa possível, é claro. Na verdade, o que vou dizer não é nenhum segredo. É até óbvio. Mas resolvi compartilhar mesmo assim.

Por definição, hipnose é indução do transe, um estado em que a mente fica relaxada, porém consciente. O sensor que é inibido pelo estado da consciência normal passa a compreender com mais afinco os detalhes ao redor. Em outras palavras, a pessoa que é hipnotizada fica mais sensível e repara em coisas que até então a mente não tinha oferecido a atenção devida.

Isso não te lembra de nada não?

Pensa comigo...

Quando abrimos um livro para ler, a gente entra na trama principal, entra na vida de cada personagem, mastiga cada palavra para entender o passado, o presente e o futuro da história. Para quem não sabe, a hipnose se baseia em etapas, o transe é induzido a partir do momento em que a pessoa relaxa: corpo e mente. Por que, às vezes, demoramos um pouco para entrar de cabeça na história? Quando a mente está em estado de alerta, excitada, a hipnose não funciona. Portanto, é aos poucos que a leitura vai penetrando o nosso subconsciente e fazendo com que o estado de vigília seja acionado.

Os hindus trabalhavam com hipnose para aprimorar técnicas de concentração. O que é justamente o que fazemos quando estamos lendo, nos concentrando em cada detalhe.
Quantas vezes alguém falou com você enquanto estava lendo e você levou aquele susto? Ou sequer desviou a atenção do livro? Quando isso acontece, não é apenas a concentração que fez com que você não ouvisse a voz da sua mãe, mas a hipnose. Quando os sentidos estão completamente absorvidos pelos detalhes. Na verdade, você escutou sua mãe falando ao fundo, mas a mente — por conta do estado de vigília — optou por não quebrar a concentração. É o transe.

O incrível de tudo isso é que a hipnose não inibe de jeito nenhum nossas percepções, vontades, sentimentos... Pelo contrário. Ela enaltece tudo isso e é por isso que sentimos tanto prazer em ler, ir ao cinema, escrever... São funções motoras que pedem um nível tão absurdo de concentração e foco que a hipnose toma conta. Basta você relaxar e deixar ela funcionar. A própria ciência já comprovou que existe um estado 'mental' que o aprendizado faz mais sucesso, o estado de vigília 'relaxado', que é mais ou menos o que eu tô falando.

Quando lemos uma cena de ação, não ficamos tão excitados como ficaríamos na 'vida real'? Uma cena de sexo pode nos deixar com tesão ou com vergonha, dependendo do seu embasamento, certo? Uma cena triste nos emociona e traz lágrimas aos olhos. O cérebro não deixa de receber um bombardeio de informações e estímulos. A diferença é que no estado de vigília a gente consegue canalizar e manter o foco.

A impressão que se tem ao ler um livro é que estamos vivendo cada cena dele, experimentando e respirando a vida dos personagens. Isso não é apenas uma sensação. A imaginação é também uma vivência. Um sonho vivido é tão real para a mente quanto uma cena do dia a dia. A gente continua aprendendo e ensinando com eles. A hipnose faz com que as sensações, por mais imaginárias que elas sejam, se tornem físicas e reais.

Faça esse teste. Leia com mais atenção do que você normalmente lê — mesmo que já seja uma leitora cuidadosa. Seja sensível. Mastigue cada palavra como se as tivesse lendo pela primeira vez. Repita as frases na mente e tente entender o significado por trás delas. Faça de conta que você é o professor das palavras e está ensinando tudo o que há para ensinar de cada uma delas a si mesmo. Faça disso um exercício e abra a mente para sugestões, teorias e motivos.
A história principal do livro é apenas um guia. O que a gente lê por trás da linha mestra é o que nos torna verdadeiros leitores. E ler desta forma é uma aventura e tanto!

E então? Preparados para serem hipnotizados?

26 de jul de 2012

#FériasDaGalera - Você sabe o que é sinastria?

Sinastria é quando se pega um ou mais Mapas Astrológicos e os compara, afim de analisar se há compatibilidade entre os mapas. Por isso, é muito usada para avaliar relacionamentos, sejam eles afetivos, de amizade ou comerciais.

Com a sinastria é possível dizer se aquela pessoa que você tanto gosta é a sua cara metade! Hmmm, interessante! É claro que são avaliados os aspectos que ajudam na relação, os pontos em comum, etc, mas as pessoas sempre estão envolvidas em influências externas que podem fazer com que essa relação não aconteça.

Agora que você já sabe o que é sinastria, é só twittar QUANTAS VEZES QUISER quem é o personagem da Galera (ou o ator que o interpreta) que você julga ser a metade da sua laranja e porque ele(a) é seu par perfeito. SEM ESQUECER a hash #FériasDaGalera.

Faremos o sorteio amanhã (dia 27/07/2012) por volta das 15h e o(a) vencedor(a) ganhará uma sinastria feita por nós e irá descobrir que espécie de ligações vocês têm.


Como dica de leitura: Apaixonados ♥

Obs: O(a) vencedor(a) terá que nos mandar a sua data de nascimento e a data de nascimento do personagem escolhido para o e-mail: galera@record.com.br

25 de jul de 2012

Tons da Galera - Princesas

Quando eu era criança as princesas eram as perfeitas mocinhas... Cinderela, Aurora e Branca de Neve sofriam, sofriam, mas sempre ganhavam seu final feliz com um príncipe que... bem, um príncipe que não aparecia muito. Mas foi só Ariel desobedecer ao pai por uma chance com seu Eric, e Jasmine beijar o horroroso vilão Jafar para proteger Aladdin (pasme!), que deu para perceber que alguma coisa havia mudado, e que as princesas de repente tinham ficado mais realistas. E os príncipes, mais bonitos e presentes nos filmes, ufa!
Jasmine faz cara de nojinho, mas beija o vilão para proteger seu amado. O amor na Disney é lindo!
Fora da telona, quando Kate Middleton casou-se com o príncipe William, uma história digna da ficção virou mesmo realidade diante de nossos olhos (com direito a montagens virais hilárias comparando os modelitos das princesas Beatrice e Eugenie aos das malvadas irmãs de Cinderela): 
E desde então as princesas estão cada vez mais in. Christian Louboutin acabou de criar um “sapatinho” inspirado em Cinderela, Branca de Neve virou dois filmes novos no mesmo ano; Espelho Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador com ninguém menos que Kristen Stewart encarnando a mais bela de todas, quanto prestígio!, além de princesa nova no pedaço para a gente conhecer, em Valente. Essas meninas super poderosas estão até servindo de inspiração na hora de se vestir, no delicioso Tumblr Disneybound, que sugere produções Disney-inspired diariamente, e é claro que as princesas estão lá!
Estilo Bela de ser, versão 2012
E que tal, como no filme Encantada, brincarmos de trazer as princesas das telas para o cruel mundo de hoje? Será que Rapunzel ficaria horas perdida na farmácia em meio a tantas opções de produtos para cabelo? Ou Pocahontas escolheria fugir com seu John Smith para o festival de Coachella, onde seus trajes cheios de franjas seriam fotografados para blogs de estilo do mundo todo? Talvez Aurora tivesse até que tomar remédios para dormir tanto, considerando que num dos shoppings de hoje em dia ela teria muito mais opções além de um simples rosa ou azul para seu vestido de festa (off-white, alguém? Coral? Cereja? Tangerina? Não, azul Klein!). Será que Cinderela teria o aval do Ibama para continuar com todos aqueles bichinhos de estimação em casa? Bom, uma coisa pelo menos não mudaria: em tempos de dietas e ditaduras da magreza, talvez o alimento preferido de Branca de Neve continuasse sendo mesmo as saudáveis maçãs. 

É, poderia ser um mundo estressante para as princesas. Mas eu acho que elas teriam um final feliz sim, e vocês?

Valeu a pena, pensa Jasmine
_________________________________________________________________________________




Alda Lima começou a respirar moda ainda na barriga da mãe, que viajava a trabalho para pesquisar e comprar as últimas tendências. Formada em Cenografia, hoje trabalha com Visual Merchandising e Produção de Moda numa grife carioca. Nas horas vagas traduz para a Record, vê séries e filmes, e alimenta os vícios no Pinterest e em cheesecake.

23 de jul de 2012

Bienal com a Galera

Como vocês já sabem, as #FériasDaGalera serão recheadas de Gossip Girl! Mas tem mais! Aproveitando a vinda de Cecily Von Ziegesar para a Bienal São Paulo, queremos também que os queridinhos de Upper East Side sejam os personagens principais do seu blog. E o que você pode ganhar? Um super passeio de limousine com a autora, com direito a um jantar em um restaurante em São Paulo.
Para concorrer não é necessário ser blogueiro, mas é preciso se tornar um. Como assim? Vamos explicar!

Os participantes deverão criar um blog inspirado em Gossip Girl. Um blog novinho, começado do zero, lindo e cheios de informações legais! Vocês terão que promover seus blogs, fazendo a melhor campanha de divulgação na internet, mas lembramos que o número de seguidores não será relevante!

Prazos:
- Hoje, dia 23/07/2012, é o primeiro dia do concurso e os blogs já podem ser criados.
- O blog deverá ser atualizado e divulgado até o dia 01/08. Depois dessa data os links serão encaminhados para a seleção.
- Os links dos blogs deverão ser postados no mural da nossa Fan Page. Certifique-se de que o seu link está visível e postado corretamente. Até 17h do dia 1º estaremos recolhendo os links.

Seleção:
- A escolha dos 4 melhores blogs será feita por ninguém mais e ninguém menos que: CECILY VON ZIEGESAR. Isso aí!!! Êta, emoção!!
- Os critérios de avaliação serão definidos por ela, porém, damos algumas dicas. Seu blog deve ser: original, alinhado à série, apaixonado e ter um visual legal. Ah, e óbvio, dar ênfase ao último livro que será lançado por aqui: Gossip Girl Psycho Killer.

Resultado:
- O resultado sairá até o dia 03/08/2012, mas lembrem-se que a avaliação, desta vez, não está por nossa conta.

Restrições:
- Os participantes deverão ser maiores de 18 anos. Nem com autorização de responsável serão permitidos menores de idade.
- A GALERA NÃO SE RESPONSABILIZARÁ PELO PAGAMENTO DE PASSAGENS E NEM HOSPEDAGEM EM HOTEL OU QUALQUER DESPESA ADICIONAL. Nos responsabilizaremos apenas com o transporte do ponto de encontro até o restaurante + o jantar.
- O ponto de encontro e o restaurante serão revelados para os vencedores apenas, depois do resultado.

Vencedores:
- Serão selecionados QUATRO vencedores.
- Devem estar ou ter a disponibilidade de ir à São Paulo. [não vamos roubar a vaga de ninguém, né? ;) ]
- Deverão entrar em contato conosco através do e-mail: galera@record.com.br, o mais breve possível. Solicitaremos os dados necessários para regularização do passeio.

20 de jul de 2012

Papos de Sexta - O dia em que (quase) surtei por causa de Cecily Von Ziegesar, por Rafaella Fustagno


Toda sexta-feira tenho um ritual. Saio do trabalho, encontro meu namorado e jantamos sempre no mesmo local. Mas há cerca de duas semanas atrás esse ritual foi interrompido graças a Galera Record. Eu estava andando em direção do tal restaurante quando recebi a primeira mensagem de texto, era a Fernanda: "Rafa, quem é a tal autora que a GR vai trazer para a Bienal?" Peguei meu celular e tentei a todo custo que o 3G funcionasse, nada, perto do restaurante não pegava, dentro do restaurante, então, pior ainda. Respondi: "Não sei, mas tenta descobrir que não tô conseguindo entrar na internet".

Dois minutos depois eu já não conseguia pensar em nada, liguei para a Renata: "Tá em casa?" Ela: "Não, tô em Montes Claros." Me desesperei, ela também não ia conseguir ver nada e eu precisava do nome agora. Meu namorado impaciente pedindo para eu largar o celular e eu só me explicando: "Amor, mas preciso saber quem é! Pode ser a Meg Cabot, a Cecily Von Ziegesar, o Scott Westerfeld, a Cassandra Clare..." Ele balançou a cabeça: "E você não pode ver isso depois?" Ai... Como assim ele não entende?? Com o celular debaixo da mesa mandei outro torpedo, dessa vez para a Mathilde: "Amiga, pelo amor de Deus, tô fora de casa, não consigo acessar o Facebook e a Galera vai trazer alguém para Bienal, me fala quem é?"

Bom, ela foi rápida... mas quem sofre de ansiedade como eu sabe que cinco minutos parecem cinco horas... Foi o tempo da comida chegar, de eu dar uma garfada e vir a resposta: "Cecily Von Ziegesar." Aí pronto, pirei, gritei como se fosse final de Copa do Mundo, nem lembrava mais da comida... Mandei uns vinte torpedos e recebi uns tantos só falando da vinda dela, todo mundo lembrando de mim quando souberam que era ela.

Saindo do restaurante, falei que estava exausta e viemos para minha casa, foi a vez de eu entrar no Facebook e no twitter e ver que mais gente tinha mandado mensagem me avisando.

Com o namorado inconformado querendo atenção e minha mãe entrando no quarto quando me viu ligando para minhas amigas para avisar que iria para a Bienal de SP, tive que começar a dar explicações:

Minha mãe: "Mas você disse que tinha desistido de ir para a Bienal de SP"

Eu : "Tá, mãe, mas agora a Cecily vem né? É uma emergência"
Meu namorado: "Você já não tem fotos com ela? Para que quer ter mais?"

Eu: "Sim, mas e daí? Eu tenho milhares de fotos com você e nem por isso vou parar de tirar"

Os dois me olharam como se tivesse ficado louca. Nunca entenderão como o simples fato de saber que a verei novamente me alegra. Minha empolgação é tanta que já estou com passagens compradas, hotel reservado e ingressos da Bienal na mão. Já separei até alguns livros para levar.
Parece que foi ontem que eu vibrava com a vinda dela para a Bienal do RJ. Para quem não sabe, ela esteve dois dias autografando os livros em 2007, e tive o privilégio de poder ir aos dois eventos e voltar com quatro livros autografados e muitas fotos tiradas ao lado dela.

Inclusive meu primeiro texto aqui no blog da Galera foi sobre ela. Só consigo pensar no dia da viagem, em ter mais um ou dois livros autografados por Cecily. A mãe da Blair, da Serena, do Chuck, da Jenny, da Vanessa, do Dan... A pessoa que deu a cada um deles histórias que li nos mais de dez volumes da série.
Para mim Cecily é ídolo, e a oportunidade de poder vê-la de pertinho, mais uma vez, não pode ser dispensada. Vou curtir cada segundo! Afinal, ela sabe que eu a amo...
XOXO.

19 de jul de 2012

GALERA POP – BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Em três filmes do Homem-Morcego, o diretor Christopher Nolan nos apresentou a três vilões com planos sinistros para Gotham City (mesmo que o Coringa admita, no segundo longa-metragem e de maneira mentirosa, que não faz planos). Contudo, com a saga devidamente e muitíssimo bem encerrada, fica a prova de que quem de fato tinha um plano-mestre era o próprio Nolan: contar a jornada do herói a partir de seu início (Batman Begins), sua maior provação (O Cavaleiro das Trevas) e seu retorno triunfante (Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge). Percebam que esta estrutura é a mesma da trilogia original de Guerra nas Estrelas: um capítulo de apresentação, outro mais sinistro e em tom de derrota, e finalmente um epílogo épico. (Não vai aqui um juízo de valor, apenas um dado sobre uma estrutura narrativa clássica.) Dito isto, Batman - O Cavaleiro da Trevas Ressurge é praticamente uma sequência direta de Batman Begins; todos os dilemas e pontas soltas na estreia do Homem-Morcego são resolvidos aqui. A conta, digamos assim, chega à mesa de Bruce Wayne com altíssimos juros a pagar; ainda bem que o herói tem tanta grana quanto heroísmo para gastar. 
Desde o início, Christopher Nolan quis situar um Batman crível no mundo real de hoje (com todas as necessárias licenças poéticas que envolvem um homem vestido de morcego); assim, Batman - O Cavaleiro da Trevas Ressurge encontra ressonância nas páginas dos jornais com o Movimento dos 99% (uma neoluta de classes contra a elite de 1% da sociedade que controlaria toda a riqueza.) A trama do filme envolve o plano do terrorista Bane que, teoricamente, quer tomar o controle de Gotham em nome da população oprimida pelos políticos corruptos e por empresários milionários. Seria ele um Robin Hood moderno que se vale de métodos “talibanescos”? A resposta vem na trama com muitas reviravoltas que surpreende a cada vez que uma suposta verdade dita no início do filme vira uma mentira lá pelo final. Nem o Duas Caras é tão Duas Caras assim. 

Além do vilão novo, Batman - O Cavaleiro da Trevas Ressurge apresenta um elemento que poderia pôr o filme a perder: a Mulher-Gato de Anne Hathaway. Entendam: a introdução de uma nova (anti) heroína no cuidadoso castelo de cartas do diretor era preocupante, pois o filme poderia descambar para um super-heroísmo que, na verdade, a série nunca abraçou. Pois a Mulher-Gato tem presença fundamental na trama e uma dinâmica perfeita com a narrativa de Bruce Wayne/Batman; mais um acerto na longa lista de Christopher Nolan. Outro antigo trunfo do diretor, Michael Caine como Alfred, mantém em suas mãos o fio narrativo emocional ao emendar cena atrás de cena que desafiará o coração dos mais brutos. Se não rolar uma indicação ao Oscar será uma injustiça.
No final de quase três horas arrebatadoras, fica a impressão de que Christopher Nolan entregou uma obra em três partes que seria injustiça classificar como “filme de super-heróis”. Neste quesito, a Marvel tem os melhores exemplares: Homem-Aranha 2, X-Men 2 (+ Primeira Classe) e especialmente Os Vingadores. O cineasta foi além: misturou ação, policial, drama social, estudo de personagem, tudo em um caldeirão em que, por acaso, o protagonista coloca uma máscara e capa à noite. Antes de ser um filme de super-herói, o Batman de Christopher Nolan é um superfilme.

O trailer e outras informações estão no site oficial.
_________________________________________________________________________________



André Gordirro, 39 anos, carioca, tricolor, escreve sobre cinema há 18 anos. Passou pelas redações da Revista MancheteVeja Rio, e foi colaborador da Revista SET por dez anos. Atualmente colabora com aRevista Preview e GQ Brasil. Leva a vida vendo filmes, viajando pelo mundo para entrevistar astros e diretores de cinema e, claro, traduzindo para a Galera Record. Nas horas vagas, consegue (tenta...) ler gibis daMarvel, jogar videogames e escrever o primeiro romance (que um dia sai!).

18 de jul de 2012

Da mesa do editor: #FériasdaGalera

Sério... Alguém já disse que as palavras têm força. E uma das mais poderosas é... FÉRIAS!!! Inexplicável, mas qualquer pessoa passa a sorrir mais apenas com a promessa de alguns dias em dolce far niente. Reparem só. Pode ser descanso do colégio, da faculdade, do batente. O bom humor é incontrolável, a felicidade da pessoa chega a ser irritante.
Mas para vocês, ansiosos para passar os dias friozinhos de julho em puro ócio produtivo, a Galera preparou VÁRIAS surpresas. Portanto, não desgrudem dos Blackberrys e outros Gadgets (hummmm, tá... arrumem um tempinho para interagir com o povo de carne e osso também) e se preparem para muiiitas promoções.
Para os curiosos, capas inéditas de lançamentos e séries queridas vão pintar no Tumblr. Podem comentar, elogiar e até criticar (com carinho, que elas estão tão fofas!!!!) e roubar para seus Pinterests (isso tem plural?)

Os que não conseguem botar o nariz para fora de casa sem conferir o que os astros revelam, uma novidade diretamente do céu. O GossipHorócopo, conselhos das estrelas, com uma pegada Upper East Side. Afinal, Cecily vem por aí...



O que nos leva a outra notícia bacana: Um Papo de sexta especial com a autora. Sim! Vocês vão poder ler segredos jamais revelados. E quem sabe fazer suas próprias perguntas? XoXo
Detalhe: quem estiver em São Paulo durante a Bienal, pode acabar embarcando numa aventura bem sofisticada com certa autora... Aguardem.
Aliás... Momento esotérico. Sempre quis saber se você e Jace se dariam bem? Ian Somerhalder é o homem da sua vida? Talvez seus signos possam dar uma pista. Fiquem ligados e descubram!

Falando em Jace, quem está com saudades do Caçador das Sombras mais charmoso do Instituto vai poder conhecer mais um pouquinho de seu lado romântico com uma cartinha muita especial.

Mas como férias não é hora de descuidar do visual, uma promo bem hypada, com nossa consultora de moda Alda Lima promete transformá-la em uma princesa. Ou pelo menos mostrar a estrada de tijolos amarelos!

Enfim, se preparem para muitas coisas legais nesse julho/agosto.

E amanhã: apareça aqui para conferir o que André Gordirro achou do novo Batman. Afinal, férias sem cinema nem pensar!!!!
BjKs,
Adriana Fidalgo

16 de jul de 2012

Tons da Galera - France

Anteontem foi 14 de julho, e é inspirada na sempre apaixonante França que escrevo esse post. Não há discussão quando se afirma que as mulheres francesas são as mais elegantes, clássicas, e, por que não?, blasé, do mundo... porque elas são mesmo! Uma verdadeira inspiração em como ser eternamente chique sem complicações e exageros. 

Em tempos de lojas especializadas em macarons brotando aqui e ali (Ladurée no novo Shopping JK Iguatemi em São Paulo, e a Paradis Delices Français no Rio de Janeiro), cores sorbet começando a dominar as vitrines, e Choupette Lagerfeld, gata de Karl, virando celebridade instantânea do Twitter e servindo de inspiração para toda nova coleção da Chanel (Karl já criou a bolsa Choupette, e a coleção foi inspirada no azul dos olhos de sua nova xodó, que tem duas empregadas e sabe usar o iPad), parece que a história de amor do mundo com a França está mais viva do que nunca.

A Vogue Paris preparou edição especial de agosto com Marion Cotillard na capa, e dedicada às mulheres francesas, a blogueira cult Garance Doré esteve no Brasil para fotos com a Vogue, e Jean Paul Gaultier desenhou as novas garrafas e latas-desejo da Diet Coke — queremos colecionar todas agora!

Choupette:

Para completar tanto amor, a Dior acaba de lançar a campanha de seu perfume Dior Addict, com a top Daphne Groeneveld encarnando uma Brigitte Bardot na Saint Tropez do século XXI. Imperdível! 



Nesse clima sugiro aqui algumas pequenas maneiras de sentir mais desse gostinho francês de viver la vie:

Para ver: estreou sexta, Bem Amadas, com Catherine Deneuve.

Para alugar: Paris, Eu Te Amo.

Para passear: Nada mais parisiense que cruzar a cidade de bicicleta.

Para escutar: todo o álbum Sacre Bleu, de Dimitri from Paris

Para imitar: Vanessa Paradis, cantora, atriz, embaixadora da Chanel, e ex de Johnny Depp. A mais perfeita tradução da mulher parisiense. Comeu mosca, Johnny!

Na cabeça: as francesas são notórias pelos cabelos longos e franja. Tipo Sophie Marceau.

Marca registrada: dentinhos separados. Brigitte Bardot, Vanessa Paradis, Jane Birkin... todas têm! Se você também tem, a hora de sorrir com orgulho é essa!

Para sentir na pele: Parisienne, de YSL

Para adoçar uma tarde chuvosa de inverno: Macarons!

Para esquentar: sopa cremosa de cebola, gratinada e no pão!

De sobremesa: Crème Brûlée.

Para beber: un café au lait 

Para colecionar: as latinhas de Diet Coke de Jean Paul Gaultier 

Clássicos do armário: camisa listrada, trenchcoat, sapatilhas. 

Coringa: pérolas. No pescoço, nos grampinhos de cabelo como no desfile da Chanel (super fácil de fazer! ), na gola da camisa jeans 
Para ler: Paris Não Acaba Nunca, de Betty Milan, Editora Record

Musa: Choupette Lagerfeld, prestes a debutar como modelo nos braços da supermodelo francesa Laetitia Casta, ninguém menos que a modelo que atualmente empresta seu rosto e busto à estátua de Marianne, representante da República Francesa. E assim voltamos ao 14 de julho :)

Bisoux!

________________________________________________________________________

Alda Lima começou a respirar moda ainda na barriga da mãe, que viajava a trabalho para pesquisar e comprar as últimas tendências. Formada em Cenografia, hoje trabalha com Visual Merchandising e Produção de Moda numa grife carioca. Nas horas vagas traduz para a Record, vê séries e filmes, e alimenta os vícios no Pinterest e em cheesecake.

13 de jul de 2012

Papos de Sexta: Sexta-feira 13 é dia de sorte, por Frini Georgakopoulos

Em várias culturas, a sexta-feira 13 é vista como dia de má sorte. Alguns dizem que é porque na Última Ceia estavam sentadas 13 pessoas e Jesus foi crucificado no dia seguinte, em uma sexta-feira; na mitologia nórdica, o problema foi o banquete para 12 pessoas para o qual Loki não foi chamado e respondeu com uma arruaça tão grande que resultou na morte de Balder, o favorito dos Deuses. E ainda há o dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, em que o Rei Filipe IV da França dissolveu a Ordem dos Templários, taxando seus integrantes de hereges e iniciando uma verdadeira caçada a eles.


Horrível, não é? Mas, para mim, sexta-feira 13 é dia de sorte! Como o Dia das Bruxas é a minha data comemorativa favorita. Considero a sexta-feira 13 como um mini-Halloween e que precisa ser comemorado!

Adoro filmes de terror desde pequena. Sempre gostei de ficar até tarde, com as amigas, vendo filmes como A Hora do Pesadelo e Sexta-Feira 13 no “Corujão” (quem é mais novo não faz ideia do que é isso, mas tudo bem). Assistia tudo amarradona, mas na hora de encher o copo de água, lembro de correr do quarto para a cozinha, sem dar uma olhadinha para a sala, que já estava escura e tinha sombras sinistras. Me lembro de pesadelos absurdos, mas que não assustavam o suficiente para abdicar dos filmes de terror! Isso jamais! Até hoje, só não consigo dormir se vir “O Exorcista”, o qual considero o melhor de todos os tempos. Fora ele, vejo tu-do! Adoro mesmo e se passo um mês sem um terror básico, sinto uma falta absurda! Vai entender...

E as bruxas, vampiros e gatos pretos? Adoro todos! Tenho praticamente uma coleção de gatos pretos na minha mesa no trabalho e sempre um pendurado na bolsa. Vampiros e bruxas também sempre foram presentes na minha vida, e não vieram só com a chegada de Crepúsculo e Harry Potter não, tá? Gosto tanto dessa cultura meio macabrinha que queria trocar de nome com a minha mãe quando pequena! O meu nome veio de uma princesa grega e o dela é Kirki — Circe em grego —, que todos conhecem como a feiticeira da Odisseia de Homero. Não queria ser princesa, queria ser bruxa!

Quando trabalhava em jornal, uma das minhas amigas repórteres me chamava de “bruxinha” e no meu atual trabalho tenho uma tradição: 31 de outubro eu levo uma abóbora de plástico — que eles me deram — repleta de balas, chicletes e bombons e distribuo para o setor inteiro. Afinal, depois de tanta “travessura”, a gente merece algumas gostosuras. O pessoal gosta tanto que passaram a pedir que eu repetisse isso toda sexta 13. Folgados, não é? 

Agora o difícil é resistir aos brinquedos! Em uma das minhas últimas viagens a São Paulo, comprei um Penadinho que brilha no escuro. Fui pesquisar e descobri que o Maurício de Souza criou a turma do Penadinho — meus personagens favoritos da Turma da Mônica — quando era repórter de polícia em um jornal. Me identifiquei na hora! E as bonecas de Monster High? LINDAS! Meu noivo até comprou a Dracolaura “vodu” pra mim! Já os “colecionáveis” tenho o orgulho de ter o Ghostface, assassino de Scream — venero o primeiro filme da série — e o meu queridão, Fantasma da Ópera.
Assisto todos os tipos de filmes de terror, mas meu tipo de terror preferido é o vitoriano. Casas mal assombradas, fantasmas... Adoro! Por essa razão que eu adorei o livro A Mulher de Preto, da Record. Outra dica para quem curte terror assim é o The Dead of Winter, de um escritor britânico chamado Chris Priestley. Ele arrasa demais nessa área e escreveu Contos de Terror do Tio Montague, que é para crianças, mas é de arrepiar também! 
E você? O que você vai fazer nesta sexta-feira 13? Eu vou sair para comemorar e vou assistir a, pelo menos, um filme de terror. Boa sexta-feira 13!